sábado, julho 20, 2013

Maratona de New York 1970

Largada da Maratona de NY 1970

Outro dia, navegando pelo facebook, me deparei com esta foto histórica publicada na fan page da ING NY Marathon.

A foto é da largada da primeira edição da maratona que aconteceu em 1970, e teve 127 inscritos e 55 concluíntes. Incrìvel, né?

Olhando a Maratona de NY de hoje, com seus quase 50.000 participantes, é difícil imaginar que um dia apenas 127 atletas queriam correr este ícone das corridas no mundo.

Nesse ano porém, o percurso se restringia a 4 votas dentro do Central Park, bem diferente dos dias de hoje em que passa pelos 5 bairros de NYC.

Segue abaixo um breve histórico retirado do Wikipédia: [Link]

A primeira maratona foi realizada em 1970, por iniciativa de Fred Lebow e Vincent Chiappetta, com a participação de apenas 127 atletas, 126 homens e uma mulher, que desistiu no meio do percurso.3 Disputada inteiramente em quatro voltas dentro do Central Park,4 cerca de 100 espectadores assistiram a chegada do bombeiro novaiorquino Gary Muhrcke, como primeiro vencedor da competição, em 2:31:38. Apenas 55 competidores completaram essa prova e o prêmio dos dez primeiros colocados foi um relógio de corrida.2 Em 1972, ela assistiu ao primeiro protesto das dez mulheres inscritas, que se sentiram estigmatizadas com as regras da Amateur Athletic Union que as obrigava a largar dez minutos depois dos homens.2 Com o passar dos anos, a prova foi crescendo em participantes e interesse e em 1976, para celebrar o bicentenário da Independência dos Estados Unidos, o auditor da cidade, George Spitz, sugeriu que ela saísse da limitação do Central Park e atravessasse todos os cinco bairros da cidade. Com o apoio do administrador de Manhattan, Percy Sutton, os dois homens levaram à ideia ao então prefeito Beame e também ao diretor da prova, Fred Lebow. A corrida de 1976 foi realizada assim e foi um grande sucesso popular, com grande participação dos moradores da cidade nas ruas. O que era para ser feito apenas uma vez, na comemoração de uma data histórica do país, acabou se tornando um percurso anual.

 

Largada da Maratona de NY 2011

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...