terça-feira, fevereiro 26, 2013

Correndo na contra-mão.

imagesFaço a maioria dos meus treinos em uma rua com muito poucas calçadas, o que me obriga a ter que correr pela famigerada sarjeta, dividindo espaço com os carros. E desde que comecei a correr, vejo cada vez mais gente correndo nessa mesma rua e com este mesmo problema, porém alguns atletas acabam agravando o risco por desconhecerem uma regra básica para quem caminha ou corre na sarjeta: Andar na CONTRA-MÃO.

Comecei a observar nas últimas semanas, que a grande maioria dos corredores correm no mesmo sentido do trânsito, da mesma forma que fazem os ciclistas. Porém a regra para quem caminha ou corre, é exatamente oposta a de quem pedala.

Para nós corredores, a melhor opção é correr na contra-mão do trânsito de automóveis. O motivo é simples: É mais fácil de visualizar os carros que passam próximo a você, e assim manter o controle da situação.

Vendo de frente o carro que está vindo, é possível subir na calçada, ou até “se atirar no mato”,ou seja, você terá mais condições para se defender.

Correr no mesmo sentido do trânsito, faz com que o perigo venha por trás, e muitas vezes só é percebido a poucos metros, dificultando e diminuindo o tempo para reação. E o risco pode se agravar se o corredor estiver utilizando fones de ouvido.

Então fica combinado. Correr na sarjeta, só na CONTRA-MÃO!

5 comentários :

  1. Guilherme, Dica boa, mas nas ruas que treino não obedecemos essa regra da contra-mão. Parece incoerente, mas são percurso já conhecido dos corredores. Muitos atletas correndo na mesma direção e no mesmo percurso acaba obrigando os motoristas a terem mais cuidado. Quando viajei e treinei um pouquinho com uma turma nos EUA a primeira coisa que o treinador olhava era se estávamos na contra-mão. Lá ele levava isso a sério advetia mesmo se via alguem correndo no sentido errado.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho mais segurança na contramão. Mas já li muito "expert" indcando para corre no mesmo sentido. Vai saber.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Depois de alguns sustos, passei a correr na contra-mão e não mais no sentido dos automoveis. Penso que a roupa do corredor deva ser a mais vistosa possivel, para auxiliar na visualização pelos motoristas. Abraço

    ResponderExcluir
  4. O Raulzito dizia que não queria mais andar na contramão, mas o certo é correr assim...rs
    Boa dica meu velho!
    Diego
    www.correrparacre,wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma observação muito importante. Valeu a dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...