quinta-feira, outubro 11, 2012

Corrigindo a postura

Ontem fui até a Beira Mar realizar um treino com o acompanhamento da Mariana Andrade. O objetivo era observar e corrigir a minha postura nos tiros de 400m.

Desde que os treinos de velocidade ficaram mais intensos, tenho sentido dificuldade na coordenação motora, principalmente nas últimas séries, quando a fadiga já é maior.

Como não existe um espelho ao nosso lado enquanto corremos na rua, fica difícil avaliar sozinho a postura durante o treino, por isso é importante ter um treinador que nos acompanhe durante a corrida, e que vá corrigindo o que for necessário.

Foram 12 tiros de 400m em Z3, onde a Mariana me acompanhou de bike a maior parte do tempo, e com as dicas que ela ia dando percebi que realmente melhorar a postura deixa o movimento mais eficiente e menos descoordenado.

No meu caso a principal observação foi sobre a posição do quadril em relação ao alinhamento do corpo. Projetar o quadril mais pra frente, permitindo que ele ajude no desequilíbrio do corpo, faz a aceleração ficar mais natural e por consequência as passadas mais intensas e eficientes.

Outra dica legal que aprendi ontem, foi contar as passadas durante 30seg depois de 1min de tiro. Isto ajuda a perceber se está havendo uma queda de rendimento durante o treino. O ideal é realizar as séries de forma progressiva.

Terminei o treino mais exausto que o normal, afinal o esforço ontem não foi só físico, mas mental também. Ou você acha que é fácil, cuidar o cronômetro, contar as passadas, corrigir a postura e correr abaixo de 4’30”/km, tudo ao mesmo tempo? Não é mole não….mas posso garantir que vale a pena!!!

3 comentários :

  1. Gostei da dica sobre o quadril. Eu tenho a mania/vício de postura de "correr sentada" e isso numa corrida torna os últimos kms um sofrimento!!!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fazer tiro e ainda por cima ter que contar passa e corrigir postura? Já me deu um nó!
    Abç

    ResponderExcluir
  3. Também não sabia dessa dica sobre o quadril, vou adotar nos meus tiros.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...