quinta-feira, outubro 04, 2012

Chicago Marathon 10-10-10 #EuFui

Colagens

Acho que nunca falei aqui no blog, mas já estive na Maratona de Chicago. Calma, não, não fui correr, na verdade na época eu nem imaginava que a a Maratona de Chicago era uma das Majors, uma das maiores do mundo, e muito menos tinha ideia da grandiosidade e organização de um evento como esse.

CHICAGO INESQUECÍVEL

Em outubro de 2010 fui para Chicago ampliar meus horizontes. Fiz um curso intensivo de inglês e vivi 21 dias numa cidade espetacular, foi uma das experiências mais marcantes de toda minha vida. Era minha primeira vez nos EUA, um sonho de criança que se tornava realidade. Voltei de lá com uma visão do mundo muito diferente da que tinha antes, descobri que existem problemas e defeitos em todos lugares, a diferença está em como cada um lida com eles.

Cheguei em Chicago no dia 02/10/10, um sábado. E no primeiro jantar com a família que me hospedou, eles me falaram que no fim de semana seguinte teriam dois grandes eventos abertos ao público, eram eles: Country Festival no Millenium Park e a Maratona de Chicago. Sei que hoje pode ser loucura, mas na época nenhum dos dois me interessou, nem mesmo a maratona. Estava mais preocupado em conseguir os ingressos para ver o Chicago Bulls e visitar o a estátua do Michael Jordan!

Lembro também de ter estranhado que alguns colegas de curso, diziam que estavam lá para correr a maratona e aproveitaram para fazer o curso. Me perguntava: não era pra ser ao contrário? Fazer o curso e aproveitar pra correr a maratona? - Eu ainda era “ingênuo” e não entendia que isso era um vício, e que quando se é viciado tudo gira em torno da procura por satisfazer esse desejo.

Minha filosofia durante esta viagem, era aproveitar as oportunidades e não deixar nada escapar, conhecer tudo que tivesse para ser conhecido. Não ter interesse em ver o Country Festival e a Maratona de Chicago, não significava que eu não iria a estes eventos, é claro que eu fui, até porque eram gratuitos. Hoje posso dizer que os dois eventos me surpreenderam positivamente, o Festival foi legal, tinha mais show de Rock do que de Country, ou o Country era Rock e eu não sabia. A Maratona então, nem se fala, me arrepio só de lembrar.

2012-10-04

CHICAGO MARATHON 10-10-10

Acordei aquele domingo cabalístico (10-10-10) por volta das 8:00h, já tinha programado ir assistir a maratona, porém acabei acordando tarde e achei que não conseguiria chegar a tempo no local do evento, naquela época eu não tinha a mínima noção dos tempos de uma maratona. Mas mesmo atrasado não deixei de ir, e por volta das 10:00am estava chegando de metro no “Loop”, o centro de Chicago.

O metrô de Chicago em grande parte é aéreo, o que permite ir admirando a cidade do alto enquanto se viaja. Até hoje tenho gravado na memória a minha primeira imagem da Maratona de Chicago. Uma das ruas do percurso passava por debaixo da linha do metrô, e quando olhei pela janela do vagão vi um mar de gente, algo inacreditável, não se conseguia ver o asfalto da rua de tanta gente. Foi uma visão muito rápida, mas que me deixou  impressionado naquele momento. Já tinha 3h de prova e as ruas ainda continuavam lotadas de corredores. Era a primeira vez que eu via uma maratona in loco.

Naquela edição, foram 45.000 participantes, e a estrutura do evento era de deixar qualquer um boquiaberto. Eram palcos de shows, tendas de todos tipos de ONGs e Patrocinadores, tudo em escala gigantesca. Dentro das tendas aconteciam palestras e demonstrações muito legais, tudo mostrando e provando como é importante o esporte, em especial a corrida, na vida das pessoas.

Foi uma manhã muito quente, ninguém esperava tamanho calor. Os corredores chegavam visivelmente exaustos e quebrados. Eu mesmo, que só estava a passeio, tive que tirar a camiseta e aproveitar o chafariz do Grant Park para me refrescar. O Corpo de Bombeiros chegou a colocar um carro jogando água pra cima logo depois da chegada afim aliviar o calor dos maratonistas.

O vencedor da prova de 2010 foi o Sammy Wanjiru (KEN) com 2:06:24 que chegou apenas 19 segundos a frente de Tsegaye Kebede (ETH). No feminino a campeã foi Liliya Shobukhova (RUS) 2:20:25.

LEMBRANÇAS, SÓ NA MEMÓRIA

O que me deixou triste nesse dia foi o fato de não estar com minha câmera para registrar o momento, tinha esquecido dentro da mochila na casa de um amigo e não consegui recuperar a tempo. A Juliana já corria naquela época, eu queria muito ter registrado tudo para poder mostrar pra ela. Além disso, hoje talvez tivesse algumas fotos minhas para publicar neste Post. Mas paciência, o que está guardado na memória é o que vale (e o que eu tenho…rs)!

Para não dizer que não trouxe nenhuma lembrança, a Juliana ganhou um boné do evento que já foi usado em várias corridas, inclusive na Meia de NY, e para registro de que estava lá nesse dia, fiz questão de guardar o jornal gratuito que peguei na estação de metro onde tem todos números da Chicago Marathon 2010.

Desde que comecei a encarar as corridas a sério, em março de 2011, penso no que vi naquele dia. Fico imaginando se um dia vou ter a chance de voltar a Chicago, e ver aquela cidade por outro angulo. Se terei a chance de estar novamente presente naquele evento Major, só que desta vez nas ruas correndo, fazendo parte daquele mar de gente que vi na minha primeira imagem de uma Maratona ao vivo. Será? Acho que ainda não posso planejar algo tão grande para minha carreira de corredor, pelo menos agora. Mas está na “lista de desejos” talvez como o nº1!

MARATONA DE CHICAGO 2012

A Maratona de Chicago 2012 acontecerá neste domingo dia 07/10.

Boa sorte a todos que vão encarar os 42k pelas ruas da WindCity. Enjoy and Run!!!

No site do evento tem todas informações, é legal dar uma olhada por exemplo no MAPA DO PERCURSO, para ter uma ideia da organização de um evento deste nível.

VÍDEOS

Clique nos Links para ver os vídeos no youtube:

  1. Chegada vista de cima de um prédio: este vídeo mostra a chegada do campeão Sammy Wanjiru filmada por um amador de cima do prédio. Preste atenção na torcida, e no final do vídeo ele faz uma panorâmica muito legal do parque onde mostra as tendas de que falei no Post. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]
  2. A disputa final da maratona entre Wanjiru e Kebede foi espetacular, uma arrancada impressionante do Queniano, parecia até disputa de 5.000 metros. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]
  3. Este é um vídeo que conta a história da primeira maratona de uma corredora amadora. Estes vídeos amadores mostram muita coisa legal. No minuto 2:40 do vídeo aparece a largada da corrida, olha a multidão. Aos 3:17 do vídeo, começa a passar a massa mesmo, a multidão partindo para os 42k. Vale olhar também a quantidade de torcida ao longo do percurso. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]

Existem vários vídeos desta maratona e de outras muito legais no youtube, aconselho a quem gostar dar uma olhada, sempre ajuda dar aquela “pilhada”!

E você, quando foi a primeira vez que assistiu uma maratona de perto?

6 comentários :

  1. Cara parabéns, acho que seu relato não seria tão legal se você tivesse corrido, pois ficaria só no tempo, pace no eu, eu, eu...
    Você nos deu outro ponto de vista recheado de detalhes que reforçou ainda mais a minha vontade de correr em Chicaco, maybe in 2013 or 2015??? Hoje ainda pensava nisso!
    Forte abraço...
    PS: Tá aí a meta que vc precisava...
    Diego

    ResponderExcluir
  2. Excelente o relato. Os blogueiros correm e escrevem muito bem.

    Sensacional essa ideia de criar diversos eventos paralelos atrelados à maratona a fim de estimular as pessoas a saírem as ruas para acompanhar a prova. Corri a prova de 10 Km (terceira da minha vida) nessa Maratona e fiquei meio decepcionado em ver a nego quirido esvaziando, ficando pouca gente pra receber os guerreiros que correm os 42 km.

    A Maratona de Santa Catarina é quase toda disputada na beira do mar, com bastantes áreas livres na via expressa sul e beira mar norte para ser explorada nesse sentido.

    Outra coisa é a premiação muito baixa para os atletas de elite. Com tanto dinheiro arrecadado com as inscrições e os inúmeros patrocinadores que participam do evento, imagino que dê pra pagar mais que 4 mil reais pro vencedor e 400 reais (!!!) para o quinto colocado.

    Não acho que seja fácil organizar uma prova desse porte, não faço nenhuma crítica aos organizadores. Estava excelente. São apenas ideias para as próximas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias sempre são importantes...acho que estes nossos GRANDES eventos merecem uma estrutura muito maior do que a que existe hoje. Quem sabe um dia!!!

      Valeu pelo comentário Rodrigo, muito bom!!!

      Excluir
  3. Guilherme,
    Chicago é meu sonho! Sério! Não sei se farei a minha primeira lá, mas algum dia vou correr lá com toda certeza!
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...