terça-feira, julho 24, 2012

Qual foi o tempo de Gabrielle Andersen-Schiess em 1984?

Outro dia, vendo mais uma reportagem sobre Olimpíadas que mostrava a chegada agonizante da maratonista Gabrielle Andersen-Schiess (suíça, nascida em 20 de maio 1945) um detalhe me chamou a atenção. Pela primeira vez reparei no tempo em que aquela atleta completou a maratona. Esse pequeno, mas importante detalhe me vez ver aquele momento com outros olhos.

Talvez por não praticar o esporte nas Olimpíadas passadas, eu não tivesse noção, nem desse importância ao que pra qualquer competidor de corridas é o dado mais importante para medir seu feito: o tempo.

Ver a atleta suíça toda torta e demorando mais de 5 minutos para percorrer os últimos 400 metros da maratona, fazem com que vejamos ela como uma pessoa normal que luta para cruzar a linha de chegada. Mas pode acreditar, não é o caso!

Gabrielle Andersen-Schiess mesmo tropeçando nas próprias pernas, terminou uma das maratonas mais quentes da história em 37º lugar entre 50 atletas que largaram. Destas 50 somente 44 conseguiram concluir a prova, sendo a brasileira Eleonora Mendonça a última a cruzar a linha de chegada.

E o mais impressionante, ela correu os 42km em 2:48:42. Um tempo que me fez ver aquele momento com mais admiração ainda, e considerar a Gabrielle uma verdadeira super-atleta.

Aquela era a primeira vez que a maratona feminina fazia parte dos jogos olímpicos, e a última chance de Gabriela participar e completar uma maratona olímpica. Ela já tinha 39 anos e tinha consciência de que seria muito difícil ter uma nova chance de cruzar a linha de chegada no evento esportivo mais importante do planeta. Pensando assim ela decidiu não desistir e ir até o final mesmo com caimbras por todo o corpo para conquistar um sonho.

Um ano antes das Olimpíadas, ela havia vencido duas importantes maratonas nos Estados Unidos (Califórnia International Marathon - 2:33:25 e Twin Cities Marathon - 2:36:22), além de ser recordista suíça em várias distâncias.

A campeão daquela maratona foi Joan Benoit (USA), que também merece ser reverenciada, pois em menos de 4 meses fez uma artroscopia no joelho, disputou e ganhou as seletivas americanas e conquistou a medalha de ouro em Los Angeles com um tempo de 2:24:52, o que ainda hoje é um tempo excelente. (em Pequim ‘08 a vencedora fez em 2:26:44).

A reportagem a baixo mostra a atleta suíça em 2004, se você se interessou pela história vale a pena assistir.

Link para os resultados da Maratona Feminina das Olimpíadas de Los Angeles 1984 - [Clique Aqui]

Joan Benoit, a campeã - [Clique Aqui]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...