segunda-feira, julho 09, 2012

O teste de 2km

Teste de 2km

Na última semana comecei a utilizar as novas zonas de frequência cardíaca e ritmos determinados após o teste de 2km realizado com a orientação da minha coach Mariana.

O teste consistia em correr no ritmo máximo durante 2km. Além do tempo para percorrer esta distância, foram anotadas as FC’s no final do exercício e no 1º e 2º minutos de descanso após a corrida. Junto com estas informações, passei para a Mariana a minha FCmín, que medi ficando 5 minutos deitado com a fita do garmin em um dia sem treinos.

Munida de todas estas informações, a minha treinadora me passou minhas novas zonas de treino:

Z0 = 127 a 142bpm

Z1 = 142 a 163bpm

Z2 = 163 a 185bpm

Z3 = 185 a 200bpm

Z4 = Sprint

Além das zonas cardíacas também tenho agora um parâmetro de pace para cada uma das zonas, o que será mais uma referência durante treinos.

Intensidade    MAX(min/km)    MIN(min/km)

A                  05:58                05:21

L1                 05:17                04:58

L2                 04:55                04:42

L3                 04:38                04:24

Acima de L3

2k a 3k           04:18                04:11

400m a 1k      04:06                03:56

200 a 400m    03:52                03:29

Outra informação legal que veio com o teste de 2km, foi uma estimativa de tempo para as principais distâncias de provas.

Estimativa de tempo (percurso plano)

             MIN           MAX

5km      22:01          21:33

10km    46:28          44:30

21km    01:43:21     01:39:49

42km    03:54:16     03:36:54


Na minha humilde opinião, são estimativas bastante otimistas, mas não custa sonhar e treinar muito para chegar nesses tempos.

Os resultados dos treinos da semana passada, já com as novas zonas, mostraram que os dados obtidos com o teste batem perfeitamente com a realidade. No treino de quarta-feira, correndo com frequência cardíaca na Z3, o meu pace ficou em aproximadamente 4:30/km, dentro do intervalo previsto pela tabela.

Já pude sentir também que os treinos ficaram mais fortes, mas com certeza essa dificuldade adicional só vai trazer bons resultado. Agora é treinar, treinar e treinar, afinal, esta é a única forma de deixar as coisas mais fáceis e conquistar mais alguns RP’s.

3 comentários :

  1. Olá Guilherme.
    Acredito ser bem possível essas metas para você que é um cara dedicado e persistente.
    Parabéns pela evolução!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Guilherme,
    Ainda não conhecia o teste, mas achei muito útil.
    Perfeito pra definir metas.
    Força e bons treinos.

    ResponderExcluir
  3. No meu empirismo, o mais difícil é baixar a maratona em 4 horas. Ainda preciso me acostumar quando chega nos 31. Os outros ali é tudo muito possível. E do jeito que tu tá correndo, é fácil, fácil. A meia já foi ali perto. 10 km é menos difícil. 5 é aquela coisa de sair morrendo desde o começo. Enfim, vai dar. É tudo bem realista.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...