terça-feira, julho 31, 2012

3ª Volta a Lagoa da Conceição - 10km

Passagem dos corredores pela Ponte da Lagoa

No domingo participei pela segunda vez da Volta à Lagoa da Conceição, um dos meus percursos preferidos para correr, 10km por uma das mais belas paisagens de Floripa.

Foi bom encontrar os amigos e percorrer aquele paraíso em busca de mais uma boa performance nas corridas, mas nem tudo foi bem e a organização fez com que a Volta à Lagoa não tivesse o brilho que merecia.

A MINHA CORRIDA

Centrinho da Lagoa - Volta a Lagoa da ConceiçãoFui para esta prova com o objetivo de baixar o tempo do ano passado que tinha sido 56:04. Como o nível de treinamento que venho seguindo nem se compara com o que eu tinha em 2011, sabia que não seria tão duro conquistar um bom tempo.

Nos dois fins de semana antes da prova, tive a oportunidade de treinar no trajeto da prova, o que ajuda muito traçar um boa estratégia de corrida e tirar um pouco daquela ansiedade pré-prova.

O clima estava bom, tempo seco, vento fraco e um frio normal de inverno, o aquecimento de 15 minutos antes da prova já serviu pra começar a suar.

O percurso tem a peculiaridade de ser bem plano na primeira metade e cheio de subidas e descidas nos últimos 5km, isso fez com que eu buscasse conter o ímpeto no início para suportar e manter o ritmo constante durante quase toda prova.

Corri os 4 km iniciais confortavelmente a uma média de 4:40/km, quando entrei para o Canto da Lagoa procurei segurar um pouco e guardar energias para enfrentar o morro do badejo, uma subida forte que costuma quebrar quem não tem noção do percurso.

Gui e JuFui controlando meu tempo pelo Virtual Pacer do Garmin, que estava programado para um pace de 5:00/km. Quando cheguei no início da subida do morro do badejo, vi que já tinha 1min17seg à frente do tempo programado, o que me deixou mais tranquilo e confiante para enfrentar o pior trecho da prova.

Subi com pace entre 7:30 e 8:00/km, sem parar de correr em nenhum momento. Cheguei ao topo extremamente satisfeito com meu desempenho e despenquei correndo morro abaixo pra recuperar o tempo perdido na subida.

Depois do morro sabia que precisava controlar o ritmo para não quebrar antes da chegada. Segui tentando me manter 1min a frente do meu parceiro virtual, pra isso fiz os 3,5km finais com pace perto de 5:00/km.

Quando apontei na reta de chegada, já sabia que tinha feito uma boa corrida, corri até o final com o gás que sobrou e fechei a prova em 50:11. Fiquei feliz por ter feito um tempo quase 6 minutos abaixo da minha marca em 2011, como disse meu amigo Renato Ventura, foi 1km “engolido” em um ano!!!

A ORGANIZAÇÃO, OU DESORGANIZAÇÃO.

Podium Volta a Lagoa da ConceiçãoLamentavelmente a Associação de Corredores de São José (ACORSJ), tradicional incentivadora do esporte na grande Florianópolis, vem se tornando sinônimo de provas desorganizadas e por consequência de desrespeito com os atletas.

Tudo começou com a entrega demorada e desorganizada dos Kits, que por sinal contava com uma camiseta de malha na cor roxa que dispensa comentários. Ficamos 1 hora na fila para retirar os kits, detalhe, tinham no máximo 20 pessoas na nossa frente.

No dia da corrida, o atraso da largada já era esperado por todos, pois a ACORSJ tem o péssimo hábito de aceitar inscrições no dia da corrida. O que não era esperado era a largada ser dada de surpresa e no meio da rua, sem um balizamento de onde era realmente o início. Só vi a galera se juntando no meio da rua e em 5 segundos tocou a buzina, nem uma simples contagem regressiva fizeram.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma das coisas mais importantes pra quem participa de uma corrida é o tempo oficial, aquele que a organização divulga junto com sua colocação, na minha opinião corrida sem tempo oficial é treino. Pois é, a ACORSJ alegou que teve problemas no computador e não tem os tempos de cada competidor, ou seja uma corrida que virou um grande treino.

Divulgaram as colocações que eram anotadas enquanto os atletas chegavam, mas nem nessas eu confio, pois tem nome que aparece duas vezes na listagem. Uma bagunça geral.

As vezes reclamamos dos altos preços das “corridas de marca”, essa prova da lagoa me custou R$ 31,00, um preço a princípio baixo. Mas tenho aprendido que existem corridas com preço alto que depois da linha de chegada achamos baratas, e corridas que são baratas na hora da inscrição mas depois de cruzar a linha final ficam caras demais, foi o caso da Volta a Lagoa.

Fica meu conselho pra quem vai se inscrever nas próximas corridas organizadas pela ACORSJ, cuidado!!!

RESULTADO

Tempo: 50min 11seg

Colocação Geral: 130º de 408

Colocação Categoria M30-34: 20º de 44

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...