terça-feira, julho 31, 2012

3ª Volta a Lagoa da Conceição - 10km

Passagem dos corredores pela Ponte da Lagoa

No domingo participei pela segunda vez da Volta à Lagoa da Conceição, um dos meus percursos preferidos para correr, 10km por uma das mais belas paisagens de Floripa.

Foi bom encontrar os amigos e percorrer aquele paraíso em busca de mais uma boa performance nas corridas, mas nem tudo foi bem e a organização fez com que a Volta à Lagoa não tivesse o brilho que merecia.

A MINHA CORRIDA

Centrinho da Lagoa - Volta a Lagoa da ConceiçãoFui para esta prova com o objetivo de baixar o tempo do ano passado que tinha sido 56:04. Como o nível de treinamento que venho seguindo nem se compara com o que eu tinha em 2011, sabia que não seria tão duro conquistar um bom tempo.

Nos dois fins de semana antes da prova, tive a oportunidade de treinar no trajeto da prova, o que ajuda muito traçar um boa estratégia de corrida e tirar um pouco daquela ansiedade pré-prova.

O clima estava bom, tempo seco, vento fraco e um frio normal de inverno, o aquecimento de 15 minutos antes da prova já serviu pra começar a suar.

O percurso tem a peculiaridade de ser bem plano na primeira metade e cheio de subidas e descidas nos últimos 5km, isso fez com que eu buscasse conter o ímpeto no início para suportar e manter o ritmo constante durante quase toda prova.

Corri os 4 km iniciais confortavelmente a uma média de 4:40/km, quando entrei para o Canto da Lagoa procurei segurar um pouco e guardar energias para enfrentar o morro do badejo, uma subida forte que costuma quebrar quem não tem noção do percurso.

Gui e JuFui controlando meu tempo pelo Virtual Pacer do Garmin, que estava programado para um pace de 5:00/km. Quando cheguei no início da subida do morro do badejo, vi que já tinha 1min17seg à frente do tempo programado, o que me deixou mais tranquilo e confiante para enfrentar o pior trecho da prova.

Subi com pace entre 7:30 e 8:00/km, sem parar de correr em nenhum momento. Cheguei ao topo extremamente satisfeito com meu desempenho e despenquei correndo morro abaixo pra recuperar o tempo perdido na subida.

Depois do morro sabia que precisava controlar o ritmo para não quebrar antes da chegada. Segui tentando me manter 1min a frente do meu parceiro virtual, pra isso fiz os 3,5km finais com pace perto de 5:00/km.

Quando apontei na reta de chegada, já sabia que tinha feito uma boa corrida, corri até o final com o gás que sobrou e fechei a prova em 50:11. Fiquei feliz por ter feito um tempo quase 6 minutos abaixo da minha marca em 2011, como disse meu amigo Renato Ventura, foi 1km “engolido” em um ano!!!

A ORGANIZAÇÃO, OU DESORGANIZAÇÃO.

Podium Volta a Lagoa da ConceiçãoLamentavelmente a Associação de Corredores de São José (ACORSJ), tradicional incentivadora do esporte na grande Florianópolis, vem se tornando sinônimo de provas desorganizadas e por consequência de desrespeito com os atletas.

Tudo começou com a entrega demorada e desorganizada dos Kits, que por sinal contava com uma camiseta de malha na cor roxa que dispensa comentários. Ficamos 1 hora na fila para retirar os kits, detalhe, tinham no máximo 20 pessoas na nossa frente.

No dia da corrida, o atraso da largada já era esperado por todos, pois a ACORSJ tem o péssimo hábito de aceitar inscrições no dia da corrida. O que não era esperado era a largada ser dada de surpresa e no meio da rua, sem um balizamento de onde era realmente o início. Só vi a galera se juntando no meio da rua e em 5 segundos tocou a buzina, nem uma simples contagem regressiva fizeram.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma das coisas mais importantes pra quem participa de uma corrida é o tempo oficial, aquele que a organização divulga junto com sua colocação, na minha opinião corrida sem tempo oficial é treino. Pois é, a ACORSJ alegou que teve problemas no computador e não tem os tempos de cada competidor, ou seja uma corrida que virou um grande treino.

Divulgaram as colocações que eram anotadas enquanto os atletas chegavam, mas nem nessas eu confio, pois tem nome que aparece duas vezes na listagem. Uma bagunça geral.

As vezes reclamamos dos altos preços das “corridas de marca”, essa prova da lagoa me custou R$ 31,00, um preço a princípio baixo. Mas tenho aprendido que existem corridas com preço alto que depois da linha de chegada achamos baratas, e corridas que são baratas na hora da inscrição mas depois de cruzar a linha final ficam caras demais, foi o caso da Volta a Lagoa.

Fica meu conselho pra quem vai se inscrever nas próximas corridas organizadas pela ACORSJ, cuidado!!!

RESULTADO

Tempo: 50min 11seg

Colocação Geral: 130º de 408

Colocação Categoria M30-34: 20º de 44

17 comentários :

  1. Bacana o relato! e parabéns pela prova, pra quem não conhece o morrinho do Badejo realmente engana os menos experientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Samo!!! o Badejo requer cuidados, mas depois de passar por ele uma vez, o cara já pega a manha!

      Abração

      Excluir
  2. Ótimo texto, comos todos os outros posts do blog. Em relação a ACORSJ vou pensar muito, mas muito antes de fazer outra prova organizada por eles. A IMPLAC foi a mesma bagunça que essa volta a lagoa... Lamentável...Hernandes Alves..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por ai Hernandes...somos consumidores, temos que cobrar e repensar onde colocamos nosso dinheiro.
      E parabéns por tua corrida também...mas ano que vem vais ter a obrigação de enfrentar os 10km.

      Abraço

      Excluir
  3. Oi, Guilherme.
    Entendo teu desabafo. No meu relato lá no bloguinho tbem mencionei os atrasos e a camiseta de má qualidade (dei pra minha mãe). Nem tinha me dado conta de relatar sobre a ausência da contagem regressiva. Me recordo de arrumar às pressas o cronômetro do relógio. E por fim, a desorganização da ACORSJ. Infelizmente, é senso comum. Tem gente que chega atrasado já pois sabe que atrasa. Triste fato. Mas, parabéns pela prova. Baixar 6min é excelente!!!!
    PS - Pus uma foto com a Ju lá no post.
    Abração.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena....quando pagamos por alguma coisa, geralmente criamos uma expectativa. Quando a expectativa não é concretizada a desilusão vem, foi o que aconteceu em relação a organização.
      Mas foi muito bom encontrar vc e os outros amigos, isso nos dá mais vontade de continuar no caminho.

      Abraço.

      Excluir
  4. Bela performance Gui, melhorando muito...!!! Tens razão nas tuas colocações, eu vou me ater a parte boa que foi encontrar, correr contigo e outros vários amigos e fazer uma prova bem corrida. Abraço ao "engolidor de kms"...(rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixou o nome, mas suspeito que seja o Renato!!!
      Abração Renato! Valeu!!!

      Excluir
  5. Aí sim. Baixou e muito o tempo. Quando você 2012 chegou, o Gui de 2011 tava quase no km 9 ainda. Baita diferença. Esse morro já não é mais suficiente para evitar recordes. Eu achava que era bem pior. Esses tal de treinos tornam tudo mais fácil.

    Concordo com tudo sobre a (des)organização. Nem acho que eles fazem de propósito. Só não conseguem melhorar, sei lá por quê. Desde 2009 é assim. O tempo, nessas provas menores, nessas condições, sem chip, geralmente é diferente do que eu fiz. Não me importo tanto assim. Mas isso não é desculpa para eles terem problemas no HD (?).

    O dia que eu começar a selecionar provas, certamente irei só nas maiores e mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc falou no problema de HD pensei que fosse uma piada...depois fui no site ver se já tinha o resultado e dai entendi.hehehehe
      Mas vem cá? se a cronometragem foi feita na mão e marcada numa planilha o que o pobre do HD tem com isso? hehehe
      Abraço,
      Diego

      Excluir
    2. É problema de HD - Homem Desinteligente! :)

      Excluir
    3. Haha. Foi o que eles alegaram no email. Por problemas no HD, não tiveram todos os tempos. Enfim, não deu certo.

      Excluir
  6. Oi Guilherme,

    parabéns!! Poxa, correr 10K @50' é de causar inveja!

    Abç

    ResponderExcluir
  7. Que baita prova Guilherme...me passou e nem avisou heim? rsrs cheguei alguns segundo depois de vc...pelo Garmin deu 19 segundos de diferença...rs
    Vamos marcar um treino em Jurerê uma hora dessas!
    Um abraço e vamos correr
    Diego
    @correrparacrer
    http://correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diego...como falei no teu blog, passei por vc no Morro do Badejo, local improprio para gastar oxigênio falando...

      Na verdade cheguei em 50:11, o Garmin marca 51:00 pois demorei para parar o cronometro.

      Abração e nos vemos correndo por aí!

      Excluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...