quinta-feira, julho 12, 2012

Garmin Forerunner 405 - O Virtual Partner

Quem é atento já deve ter percebido que o modelo de Garmin que eu uso é o 405, basta ter acessado qualquer um dos treinos ou corridas postados aqui no blog que esta informação aparece lá no canto esquerdo a baixo dos dados da corrida.

Adquiri ele em outubro do ano passado, logo que entrei para a Assessoria. Desde então ele me acompanha em todos treinos e provas, hoje já são quase 1.100 km que estão registrados lá no . Um banco de dados que se hoje já é muito interessante, imagine quando eu estiver velhinho vendo na tela de um tablet, os lugares por onde corri, vai ser demais!

A Garmin é quase uma unanimidade no quesito “computador de bordo” para os atletas, e cada vez é mais comum vermos os relógios nos pulsos dos corredores. No entanto o que tenho percebido também, é que muita gente não sabe usar 10% das opções que o aparelho oferece.

No caso do Garmin 405, uma das ferramentas que eu mais gosto de utilizar, principalmente em dias de provas, é o Virtual Partner.

Virtual Partner

O Virtual Partner, como o nome diz, é um parceiro virtual que fica no display do seu relógio servindo de referência para o pace durante sua corrida.

Funciona assim, antes de começar a corrida, você acessa a tela do Virtual Partner e escolhe o pace em min/km que deseja fazer. Quando der o start, o seu parceiro virtual começará a correr junto você mas com o pace que foi escolhido.

Durante a corrida, na tela do Virtual Partner ficam dois “bonequinhos”, em cima o parceiro virtual e em baixo você. Se estiver mais rápido que o pace escolhido, seu bonequinho estará na frente. Além dos bonequinhos, você terá a referência de tempo e distância em relação ao parceiro virtual.

Utilizei essa ferramenta nas minhas duas 1/2 maratonas e posso afirmar que foi fundamental para ter sucesso nas duas. Não gosto de ficar fazendo conta de cabeça durante a corrida, e essa ferramenta simplesmente diz tudo o que você precisa saber para chegar no tempo que desejar.

Além da facilidade de avaliar o ritmo e distância do objetivo, o parceiro virtual funcionou também como motivação durante a corrida. Na meia de Floripa, quando estava subindo a ponte no 18º km, olhei o Virtual Partner e vi que estava mais de 6 minutos a frente do meu objetivo, quer gás melhor pra concluir uma prova? Na mesma hora minhas pernas ficaram mais leves!

Além de acompanhar a corrida baseada no ritmo, o Virtual Partner também permite que você utilize um percurso já feito como referência. Se você estiver fazendo uma prova com o mesmo percurso pela segunda vez, o parceiro virtual repetirá sua última corrida enquanto você estiver no percurso. Dessa forma fica mais fácil saber ponto a ponto se você está melhor do que da última vez ou não.

Aconselho quem tem um Garmin com Virtual Partner, que experimente utilizar na próxima corrida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...