quinta-feira, setembro 27, 2012

Qual o peso dos meus tênis?

Peso Tênis

Juntei a “frota” de tênis que possuo e resolvi ver o quanto cada um realmente pesa. Com a ajuda de uma balança de cozinha comprada nessas lojas “chinesas” que vendem produtos de qualidade pouco durável, consegui sanar minha curiosidade e compartilho agora com vocês os resultados.

A duvida surgiu devido a diferença que percebi na minha performance quando corro com o Nimbus 13 nos treinos e com o DS Skyspeed 2 nas competições. O peso menor e a maior sensibilidade do ante pé devido ao amortecimento menor na dianteira do tênis, tem me ajudado muito a ter mais eficiência no aproveitamento da força nas passadas.

Com a evolução que tive nos últimos meses, percebi que os pequenos detalhes nos equipamentos começam cada vez mais fazer diferença no resultado final.

Vale lembrar alguns detalhes dessa pesquisa:

  1. A balança não é de precisão, porém realizei um teste com produtos com peso conhecido e ela registrou uma boa calibragem.
  2. Para os tênis masculinos, as fabricantes utilizam como parâmetro para o peso de tênis os modelos de número 40.5 BRA / 9 USA. Eu calço 42 BRA / 10.5 USA, portanto é natural que os tênis que pesei tenham uma pequena diferença para mais do que o peso anunciado pelo fabricante.
  3. Os tênis estão em bom estado e considero que o desgaste do uso não interfira de forma significante no resultado.

Seguem os resultados:

  1. Nimbus 12:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 340g

    • Peso dos meus tênis: 378g

  2. Nimbus 13:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 330g

    • Peso dos meus tênis: 352g

  3. DS Skyspeed 2:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 280g

    • Peso dos meus tênis: 311g

  4. Kahru Flow:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 249g

    • Peso dos meus tênis: 278g

Você se preocupa com o peso dos Tênis na hora de comprar? Deixe seu comentário….

5 comentários :

  1. Vou providenciar a balança e futuramente enviar o peso de meus companheiros de corrida.
    Tenho 02 pares do pro-runner 12(melhor tênis que existe para correr, em minha opinião, que tenho pisada neutra-supinada) . Pena que o Pro-runner 13 não veio bom, comprei um doei...O Pro-Runner 14 também não...veio bem mais alto e a parte frontal machuca a unha de meu "Dedão", quase joguei-o fora na primeira corrida...depois passei a frente também(doei). O Pro-Runner 15, nem arrisquei jogar meu dinheiro fora...rs
    Tenho também um ASICS Nimbus 13(recén-comprado e ainda não inaugurado nas corridas) e por fim, um ADIDAS Mi Coach Resolution, também muito bom para correr, apesar de ser mais estreito e mais alto que o Pro-Runner 12, o meu favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLA Amigo, eu também tenho um Pro-Runner 12 e também acho ele um dos melhores tênis de corrida. porem como ele ja esta muito rodado tive que substitui-lo por outro, mas tb não gostei das versões novas do Pro-Runner. Por isso troquei o meu Mizuno pelos modelos da Saucony, e fiquei muito satisfeito.
      Segue a dica: Troque seu Pro-Runner12 pelo Triumph progrid 8.

      Excluir
  2. Salve Guilherme.
    Está cheganod a hora de trocar um dos meu tênis e nas pesquisas tenho visto entre outras coisas o peso do tênis.
    Alguns podem não se preocupar, mas 50 gramas em 10, 20 km podem sim significar segundos preciosos nos nosso "recordes mundiais pessoais".
    Fiquei corioso, será que com o passar to tempo, o desgaste acumula peso no tênis? Não deveria ser ao contrário? Ou será que o anunciado não tem nada a ver com o vendido mesmo?
    Obrigado pela lembrança deste tema.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Guilherme.
    Comprei um tênis recentemente (Speedstar6 da ASICS) e nas linhas pequenas do site de compra dizia "o peso pode variar de acordo com número". Será que isso justifica o porque do seu calçado ser mais pesado? Fica a pergunta...
    Abraços
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, como preciso de muita estabilidade, normalmente meus tênis são mais pesados, por isso não me preocupo não.
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...