quinta-feira, setembro 13, 2012

Correr e criar, é só começar.

Sabe aquele momento criativo que todos nós temos? Aquele espaço de tempo em que a mente viaja e consegue como num passe de mágica juntar informações e montar sua própria estrutura dando vida a uma nova ideia? Pois é, a corrida tem sido este momento pra mim.

Já perdi a conta das vezes que “escrevi” posts para este blog durante um treino de corrida, este aqui mesmo é um exemplo disso, eles surgem naturalmente! É só começar a correr e instantaneamente os pensamentos entram em movimento também. As coisas que vão passando e acontecendo ao redor fazem a memória fazer ligações e buscar assuntos que nem sei explicar de onde vem, eles só vem, e de repente lá está um auto-debate traçado na solidão de um treino de corrida gerando novas conclusões.

No meu cotidiano, tenho dois momentos desse tipo: No banho e durante a corrida. A vantagem da corrida é o maior tempo para filosofar sobre as coisas que aparecem. No banho a filosofia tem que ser mais rápida e objetiva, senão começa a ficar caro ter ideias, afinal é mais barato gastar suor do que água para se ter criatividade.

Confesso também que depois de uma hora de treino, a criatividade começa a dar lugar ao “instinto de sobrevivência”. No final dos treinos, já estou mais preocupado com o que ainda falta percorrer e a água gelada na chegada, do que com o que vou escrever no blog, mas até chegar o cansaço, algo de novo já deve surgiu e vai servir de inspiração para alguma coisa depois de um bom descanso.

É claro que não é só sobre assuntos do blog que penso durante as corridas, praticamente todos os tipos de assuntos já me acompanharam. Não chego aproveitar nem 10% das coisas que penso durante os treinos, tem muita coisa desconexa e sem sentido. Mas quando vejo que sai algo que preste, volto mais feliz pra casa.

Fico pensando a hora que começar a treinar para maratona, quando os km’s semanais aumentarem. Vai faltar servidor no google pra tanto Post…(risos)…ou falte tempo para escrever!

Quem quiser pode contar aí nos comentários qual o seu momento criativo? No trânsito, no banho, na praia, correndo? Quando vocês tem ideias? Fala aí….

5 comentários :

  1. Momento criativo não tenho muito não. Considero que tenho minhas melhores ideias quando estou quase dormindo. Aí elas sempre se perdem.

    Pensar eu penso bastante. Nada de muito útil, mas eu penso, principalmente correndo. Nos longões, falta assunto. Ou tem assunto, mas falta vontade de pensar depois de 20 e tantos km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme,
      Correr realmente é um momento fantástico para reflexões. Escrevi uma vez sobre o dia em que abandonei meu MP3. Ouvir música começou a atrapalhar! Muitos posts já nasceram nas corridas e completados na travessia de barca entre Niterói e o Rio. Além de terapêutico é muito mais salutar que atravessar a ponte com aquele trânsito louco.
      Boas passadas!
      André
      http://andreeotenis.blogspot.com

      Excluir
  2. Guilherme, muitas vezes acontece quando deito a cabeça na cama. Deixo até um caderninho na cabeceira pra não esquecer nada.
    Abraços
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Oi Guilherme, adorei a frase de Einstein, tudo haver. Já bolei muitos planos durante os treinos, planejei minhas próximas 3 vidas nos longões, me tornei uma grande cantora, excelente dançarina, escrevi livros incríveis, patinadora de patinação artística, grande executiva, affffffff fui de tudo nestes últimos 6 anos.

    Também tenho inspiração quando vou de ônibus para POA. Seletivo pro Cassino. Quando dou as voltas de rua, caminhando. Lancha pro Norte.

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Bah Já escrevi vários posts assim, já planejei reuniões de trabalho, viagens, escrevi músicas e poesias. Correndo e pensando!
    Outras vezes eu não pensava em nada. Vocês já correram com a cabeça vazia, tipo apenas concentrado nas passadas, respiração etc?rsrs
    Eu tenho estes dois momentos, cada um na hora certa!
    Um abraço
    Diego
    http://correrparacrer.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...