segunda-feira, setembro 03, 2012

T&F Iguatemi Floripa 2 - Um belo dia para um Recorde Pessoal

 

Track & Field Run Series

foto (1)Foi um domingo perfeito para se correr em Florianópolis, dia ensolarado, temperatura agradável e uma prova “classe A” para completar o cenário dos sonhos de todo corredor. O mínimo que eu podia fazer durante a Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis Etapa 2, era dar o meu melhor e aproveitar a oportunidade de conquistar mais um Recorde Pessoal (RP).

ORGANIZAÇÃO E KITS

A T&F já é famosa aqui em Floripa pelo excelente kit que dá aos atletas, não conheço outra prova por aqui que conquiste tanta gente pelos “brindes”. Nessa etapa não foi diferente e mais uma vez o kit foi um ótimo consolo pelos R$ 80,00 pagos na inscrição.

Organizada pela Latin Sports, a prova mais uma vez foi perfeita e proporcionou uma ótima experiência aos atletas. Largada no horário exato, pacers para a prova de 10km, hidratação bem feita durante a prova, sinalização de km e cronometragem coincidindo com o Garmin, recepção pós-prova com bom espaço oferecendo frutas, gatorade e água gelada aos concluintes, além das tendas com massagem e lanche. Como diz o outro: Se melhorar, estraga!!!

MINHA PARTICIPAÇÃO

304969_409289702464647_410418474_nComo falei aqui no blog, minha intenção era ir em busca do meu RP nos 10km. Fiz um treino na quarta-feira que me deixou receoso de conseguir melhorar os 49’26” que tinha como melhor tempo nessa distância. Mas preferi achar que foi apenas um treino ruim e não desisti do objetivo. Coloquei como meta um pace de 4:45/km, que me faria chegar em 47’30”.

Na hora da largada procurei ficar mais na frente do que de costume, o objetivo era evitar um pouco do congestionamento da saída. Como cheguei um pouco tarde no local da largada, fui me esbarrando  até onde consegui, não era o melhor lugar do mundo, mas já era menos gente na minha frente do que das últimas vezes. Mesmo assim os primeiros 500m foram de muitos desvios e zig-zag, que sempre atrapalham um pouco até conseguir entrar em “velocidade de cruzeiro”.

Eu sabia que para fazer um sub-48, teria que manter um ritmo mais forte desde o começo, mas não quis me preocupar com isso nos 2km’s iniciais. Corri sem olhar o Garmin, mantendo um ritmo rápido sem deixar a respiração ficar pesada. Para minha surpresa, no fim do 2º km já estava correndo à 4:44/km sem minha frequência cardíaca ter entrado em Z3 ainda. Isso me deu muita confiança para definitivamente ir em busca do recorde.

Mais uma vez o Virtual Pacer do Garmin foi meu grande aliado, e cada vez que olhava pra ele, percebia que estava indo melhor do que pretendia. Fechei os 5 km da 1ª volta em 23’28”, o que me motivou ainda mais e aumentar o ritmo logo na primeira parte da 2ª volta.

Fiz o 6º km a incríveis 4:35/km, mas fui além da conta e acabei sentindo um pouco, o que me obrigou reduzir a velocidade para o 7º km, que acabou sendo meu pior pace da prova (4:46/km). Depois de passar pela hidratação no km 8 e jogar uma água gelada na nuca, já tinha recuperado fôlego e estava pronto para acelerar nos km’s finais.

Fechei os km’s 8, 9 e 10 com paces de 4:32, 4:33 e 4:31/km respectivamente, algo que nunca pensei que conseguiria na minha vida.

Quando cruzei o portal de chegada o cronometro da prova marcava 46’ e alguma coisa, já sabia que tinha conseguido ali algo que nem eu esperava, correr 10km Sub-47. Se tivesse fôlego, certamente eu teria dado um grito de felicidade, mas o máximo que consegui foi abrir um sorriso, pegar uma água e conferir no Garmin meu tempo líquido: 46’14”. Um incrível Novo Recorde Mundial Pessoal nos 10km. Missão Cumprida!!!

RESULTADOS

393568_497132983649822_876558635_nSó o tempo já estava muito bom, não esperava um Sub-47 tão cedo, mas quando vi o resultado oficial da prova me surpreendi com a minha colocação. Na categoria M30-34 fiquei com a 13ª colocação entre 61 atletas, e o melhor, fiquei em 77º lugar geral da prova que teve 415 atletas concluindo os 10km.

O Resultado da Juliana foi ainda mais brilhante. Ela que correu os 10km em 50’17” cravando também seu novo RP, ficou com a 2ª colocação da categoria F30-34 que teve 26 corredoras e em 13º lugar no geral feminino. É muito legal acompanhar de tão perto a evolução dela, a cada dia que passa, um passo mais longo e mais rápido, e o mais incrível é que sei que ela ainda pode melhorar!!!

 

TEMPO OFICIAL: 46min 17seg (Link para o Resultado Oficial)

Colocação Geral: 77º de 415

Colocação Categoria M30-34: 13º de 61

LINK PARA O REGISTRO DO GARMIN

 

Galera na Tenda da Newpace!!!

308345_414133808646202_1651969591_n

 

Loucos por Corridas, sempre presentes!!!

621006_3776975429615_1596975533_o

Loucos por Corridas, sempre presentes!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...