terça-feira, setembro 18, 2012

Lavando o tênis

Imagem Lava Tenis

Esse fim de semana resolvi aproveitar o sábado de sol e fui lavar tênis. A horas eu olhava meu Nimbus 12, aposentado de competições oficiais, sujo e largado ali no canto, decidi então dar uma sobrevida a esse fiel amigo e dei um merecido banho nele.

Conversando com alguns amigos, descobri que muitos colocam o tênis direto na máquina de lavar roupas. Apesar de todos afirmarem que funciona, eu ainda confio mais nas minhas próprias mãos e lavei no tanque mesmo, a base da escovinha e  sabão neutro.

Vale a pena gastar 20 minutinhos para ver o seu tênis limpo e renovado, e se não servir mais para correr, pode se tornar um ótimo tênis de passeio, ou então ganhar o nobre caminho da doação.

No meu caso, depois do banho, o Nimbus 12 ficou tão rejuvenescido que resolvi tira-lo parcialmente da aposentadoria e fazer com que ele volte a dar suas corridinhas em trilhas e dunas, onde ainda pode ser bem útil.

Para lavar o tênis, utilizei:

  • Escova de cerdas macias,
  • sabão neutro (sabão de coco).

Como eu fiz:

  • Retirei os cadarços e palmilhas;
  • Coloquei o tênis embaixo da torneira para tirar a sujeira mais grossa;
  • Com a escova macia e sabão, esfreguei as partes externas com cuidado tentando não danificar as partes em tecido.
  • No interior do tênis, não utilizei a escova para não danificar a parte acolchoada do calcanhar.
  • Após ensaboar e esfregar o tênis, fiz o enxague durante bastante tempo, para tirar todo excesso de sabão.
  • Depois de enxaguar bem e tirar o excesso de água, coloquei para secar na sombra…..e pronto.

E você, lava seus tênis? Como?

15 comentários :

  1. Faco exatamente igual, só que depois de lavalo coloco na lavadora para centrifugar tirando assim toda a água e que por sinal seca muito mais rápido.

    Hernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar dessa de usar a centrifuga da maquina pra secar, mas também não tive coragem....centrifuguei na mão mesmo!!!
      Abraço

      Excluir
  2. Nunca lavei os decorrida, soh os do dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lavo só na extrema necessidade, mas gosto do resultado quando lavo!!! No dia-a-dia eu uso os mesmos de corrida..hehehe

      Excluir
  3. Lavo os meus raramente, do mesmo jeito que vc descreve. Pra lavar internamente uso esponja...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é raramente que tu lava, sou eu quem lava os teus!!! :)
      Te amo!

      Excluir
  4. Eu lavo assim também, mas as vezes coloco no sol durante a secagem, aqui é mais úmido e custa para secar. Enfim lavamos do mesmo jeito .

    ResponderExcluir
  5. O último tênis que comprei escolhi um preto, já para evitar de ter de lavar toda hora. Aqui a terra é vermelha, se o tênis é claro, com frequência é preciso lavar. Lavo do mesmo jeito que vc e deixo secar no sol.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de comprar tênis escuro é uma boa saída! Ainda mais em lugares com muita poeira como no seu caso!!!
      Abraço

      Excluir
  6. O certo mesmo e não lavar, principalmente na máquina de lavar, isto acaba com o tênis, mas tem horas que precisa, lembro bem como ficou o meu... depois da São Silvestre de 2011, achei que vc fez tudo certinho, a escova, retirar a palmilha e o cadarço (que lavo separados), o problema foi colocar, ele embaixo da torneira, precisa mesmo fazer só uma limpeza, com a escova e pouco sabão, pra não precisar de muita água, nesse caso vai precisar de um pouco de sol, pra evitar mal cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, (esqueceu de colocr o nome!)

      Gostei muito das observações...sobre a torneira, coloquei para conseguir tirar o sabão por completo! O dia estava bem quente, e mesmo colocando na sombra, estavam secos no outro dia pela manhã. O vento ajudou!!!

      Abraço

      Excluir
  7. Muito boa as dicas, faço exatamente assim, mas deixo um pouco no sol depois para secar melhor. Sempre li que não se deve molhar o tenis, mas se não lavar bem o chulé fica insuportável.

    To Seguindo teu blog pelo meu.

    Abraços,

    Victor Caetano

    Acesse:corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  8. Guilherme,
    Morro de medo de lavar e estragar. Vou experimentar e fazer como você.
    Obrigada pela dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Guilherme,
    muito bom seu blog! Parabéns!
    Lavo como você, e sem medo, mas antes de colocar pra secar eu aperto delicadamente com uma toalha em várias partes do tênis. Assim boa parte da água que está no tecido do tênis vai para a toalha, e não preciso "torcer". Deixo secando somente na sombra, nunca no sol.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...