segunda-feira, setembro 10, 2012

Faltou Coragem!

Ainda na semana passada, recebi uma avaliação da Mariana (Newpace) sobre o meu desempenho na prova da Track & Field. Como sempre faço, após cada prova, mando o link do Garmin Connect e alguns comentários para ela, que faz uma avaliação dos dados e me retorna com algumas observações e dicas de como melhorar e continuar evoluindo.

Mas desta vez, até em função do RP nos 10km que conquistei, uma pergunta chamou minha atenção, gerando uma conversa com ela que me fez pensar de uma maneira diferente o fato de “arriscar” mais nas próximas tentativas de superar minhas melhores marcas.

A pergunta da Mariana foi a seguinte:

- Na 2ª parte da corrida, quando querias aumentar a velocidade, como te sentisses? Faltou perna ou coração?

Minha primeira reação ao ler esta pergunta foi tentar ver o que tinha pesado mais, a falta de fôlego ou a fraqueza das pernas. Me lembrei que estava correndo com a meta de 47’30”, e que no km 8 eu já estava com 53” a frente desse tempo de acordo com o Virtual Partner. Não tinha como pensar em “se matar” já sabendo que o melhor tempo é apenas questão de cruzar a linha de chegada.

Na minha resposta, coloquei o seguinte:

- Acho que faltou foi CORAGEM...

Isso mesmo, apesar de estar correndo num ritmo forte, eu acho que se precisasse ir um pouco além pra buscar um tempo ainda mais baixo, eu conseguiria. Não sei dizer se ganharia 10” ou 1’, mas um pouco mais sei que poderia.

No fim de toda avaliação e troca de mensagens com a minha treinadora, uma conclusão me fez refletir sobre os meus caminhos no mundo das corridas. A partir de agora, quebrar recordes pessoais vai ficar cada vez mais difícil, e pra chegar nas minhas melhores marcas será preciso trabalhar mais no limiar entre a “quebra” durante a corrida e o máximo da força e fôlego que consigo usar pra cruzar a linha de chegada.

Será um novo patamar psicológico na corrida pra mim, onde terei de aceitar o fato que “quebrar” numa corrida, é consequência de estar pronto para tentar uma melhor performance. E que para atingir esta melhor performance, será necessário aumentar a tolerância ao sofrimento e aguentar a zona de desconforto por mais tempo.

Chegar ao ponto de me permitir pensar desta forma “arriscada” e ir em busca de aguentar mais o sofrimento, é fruto de uma grande evolução no último ano de treinos, o que não deixa de ser uma recompensa. E pra ser sincero, gosto muito da ideia de treinar mais para poder arriscar mais.

O objetivo agora é: Ganhar mais fôlego, aumentar a força das passadas e CRIAR CORAGEM!!!

13 comentários :

  1. E ai Guilherme, já passei por isso esse ano duas vezes.
    A primeira foi nos 10k que fiz ma Meia Internacional de Floripa, faltou coragem e não arrisquei e fiquei só no 48:10" que é o meu melhor tempo e depois na Meia da O2, terminei sobrando em ambos os casos, mas na hora tive medo de quebrar...
    Depois disso passei a entender melhor o que todo mundo fala sobre correr sem ficar escravo do relógio...embora eu adore e não abra mão do meu GPS heheheh mas tenho olhado menos para ele.
    "Se a força falta no braço (pernas) na coragem me sustento..." Lembra dessa música? ehhe
    Um abraço
    Diego
    http://correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um lado é bom saber que podiamos mais!!! Dá uma sensação de "falsa" superioridade....(risos)
      Mas por outro lado, se podemos mais, uma hora tem que mostrar....e tá chegando a hora!!!
      Boa sorte pra nós....rumo ao sofrimento da felicidade de ser melhor que ontem!!!

      Abraço

      Excluir
  2. Vamos ver se eu consigo ser sucinto (não conseguirei).

    Tem alguns aspectos envolvidos sempre. Tem dia que é o dia e tudo vai dar certo e tu vai conseguir teu recorde da vida. Pode forçar o que for. Aí vem o outro ponto. Fazer um tempo excepcional pode ser um obstáculo para conseguir novos recordes. E quanto mais rápido, mais impossível fica. A coisa vai ficando na casa dos segundos. 1 segundo a mais ou a menos e é vida ou morte.

    Ainda tenho vários segundos para melhorar, graças ao treino para a maratona que me tirou o foco, mas atualmente não me vejo fazendo aqueles absurdos 47'19'' da Track and Field. Esses teus 46 então, nem pensar. O único jeito é treinar. Cabeça e pernas. Uma hora vai dar novo recorde. Estar bem treinado já ajuda bastante.

    E as pessoas pensam que vida de quase corredor amador é fácil e que estamos correndo por saúde hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Enio....esperto era o Sergei Bubka que ia de centimetro em centimetro, recorde atrás de recorde!!! Vamos fazer o mesmo...(risos)

      Vamos em busca sempre de mais, e mais!!!

      Abraço

      Excluir
  3. Gui Preto. Entendo muito bem este teu pensamento. Tenho passado constantemente por este caminho estreito entre o quebrar e o limite. Se lembrar na ultima corrida, estive ao teu lado por alguns minutos com o anseio de te fomentar o limite. Te digo de coração que adoraria ter me sentido desafiado por tuas pernas e coração. Até pq para mim seria um privilégio te ter como compania. Gostaria de te fazer uma convite como amigo e principalmente como admirador. Que tal baixarmos este teu RP nos 10km da corrida da Paz? Não quero estabelecer marca, mas quero te propor fazermos um novo RP para ambos. Vou querer ir no meu limite, pois estou em fase de preparação para a maratona e me faz falta um pouco de velocidade e sei que com estas tuas pernas isso não vai faltar. Então conte comigo para te apoiar e te incentivar a juntos termos mais coragem e irmos no limiar da quebra e da satisfação de saber que fomos até o 110%. O que acha? Grande Abraço e aguardo uma resposta. Roberto Otero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Roberto....tua companhia na prova foi fundamental para eu baixar meu pace nos últimos km's!!! Mesmo sem estar ao teu lado, te busquei como referência até o final...funcionou como um pacer a distância. Mas como falei no Post, me guiei muito pela referência do Garmin e fui prudente de garantir o RP que já estava no papo, por isso na hora que tu acelerou, deixei vc ir!!!

      Sobre a corrida da Paz, vamos lá!!! Vou tentar correr mais perto do limite sim, vou em busca dessa experiência de ir um pouco além! Mas o RP depende de alguns fatores que só no dia pra saber!!! Mas a parecria pro desafio está garantida....Tâmo Junto!!!

      E na Maratona vou estar lá dando apoio também...quero ver os amigos "sofrendo" de felizes!!!!

      Abração

      Excluir
  4. Guilherme,
    Trabalhar no limite, exige muita força de vontade, mas é muito recompensador.
    Força e bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. Às vezes também termino uma corrida com o sentimento de "poderia ter mostrado mais".
    Isso é bom, pois antes de começar a próxima, eu procuro me lembrar dos pontos nos quais eu "relaxei" e alí melhoro um pouco a concentração.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorar a concentração é algo que sem duvidas vai me ajudar....

      abração

      Excluir
  6. Guilherme, que momento interessante esse pela qual estás passando. Te questiona sobre o que te impulsiona nessa vida, de repente aí está a resposta para encontrares a tua coragem.

    Gosto muito do que escreves, é bem claro e preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler....e você gostar do que escrevo é mais uma ótima recompensa que encontro na vida.

      Sem dúvida é um momento muito interessante....realmente motivante!!!

      Abraços

      Excluir
  7. Oi Guilherme!
    Achei muito interessante este teu post.
    Na última prova que realizei corri sem relógio. Tomei essa decisão por que numa prova anterior (21km) apesar de ter feito um tempo muito bom, cheguei sobrando muuuito. Como durante a corrida estava fazendo um tempo melhor do que previa, acabei não forçando.
    Nessa última prova como o pecurso era menor (8km.) resolvi arriscar e correr sem o relógio, fiquei focada em dosar só o meu esforço e o resultado foi uma queda grande no tempo. Pra mim serviu de lição.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...