terça-feira, junho 05, 2012

Quanto você deve beber para se manter bem hidratado?

Quanto beber para se manter bem hidratado?Na edição da revista Runner’s do mês de junho/2012, tem uma reportagem muito interessante sobre hidratação intitulada Tempo Líquido.


Este é um assunto batido no mundo das corridas, mas pelo incrível que pareça, cada vez que leio sobre o assunto acabo descobrindo alguma coisa nova. Nesta reportagem da Runner’s não foi diferente e acabei aprendendo uma fórmula para descobrir qual a quantidade de líquido que devemos ingerir após o exercício para manter o corpo bem hidratado.

Para conseguir determinar o quanto você deve se hidratar, será necessário ter uma balança disponível para se pesar antes e depois do treino. Além disso, é preciso que as garrafinhas que você vai levar junto na corrida tenham a quantidade conhecida, para saber o quanto de líquido foi ingerido durante o exercício.
A fórmula que a reportagem ensina é a seguinte:

Peso Antes de Correr - (Peso Depois de Correr + Quantidade de Líquido Ingerido) = Peso Diferencial


A regra manda tomar 1,5 litros para cada quilograma de peso perdido, ou seja, pegue o Peso Diferencial e multiplique por 1,5, o resultado será a quantidade em litros que você deve tomar para seu corpo ficar novamente bem hidratado.

Essa quantidade de líquido do resultado não deve ser ingerido de uma só vez. Na verdade você deve fazer isso em intervalos regulares nas 4 horas seguintes ao treino ou corrida.
Vou dar um exemplo:

Peso Antes de Correr = 82kg

Peso Depois de Correr = 80,7kg

Quantidade de Líquido Ingerido durante a corrida = 0,250 litros 

82 - (80,7 + 0,250) = 1,05

1,05 x 1,5 = 1,575 litros

Ingerir 1,575 litros em 4 horas após a corrida ou treino.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...