quinta-feira, junho 14, 2012

Tem que ter muita coordenação

Depois do treino da última segunda-feira, tenho certeza que vou olhar as corridas nas Olimpíadas de uma forma bem diferente. Eram só 10 tiros de 200m em ritmo forte, eu fiz o melhor que pude, concentrei, foquei, corrigi movimento, fui o mais rápido que minhas pernas conseguiam ir. Quando cheguei em casa e baixei os treinos do Garmin cheguei a uma conclusão: Esses maratonistas da elite são realmente atletas de outro mundo, são daqueles que fazem o “muito difícil” parecer “muito fácil” aos olhos de um leigo.

Explico: durante os 200m de corrida forte, eu atingi paces entre 3:30 e 3:40/km, velocidade máxima, pelo menos pra mim. Pra isso tive que coordenar cada movimento, pernas e braços sincronizados racionalmente, pois em determinados momentos parecia que eu ia tropeçar nas próprias pernas. A pior parte foi nas últimas repetições com as pernas cansadas, por alguns instantes eu me imaginava como um elefante tentando imitar o Usain Bolt.

Manter aquela velocidade por mais 100m seria impossível, certamente minhas pernas saíram do meu comando e entrariam em contato uma com a outra, me lavando ao chão numa cena nada agradável. Mas falando sério, tem que ter muita coordenação motora para correr rápido!

Olhando uma competição de alto nível do atletismo, a gente acha que por ser um ato natural do ser humano correr é fácil, não se dá conta que numa maratona por exemplo os líderes geralmente estão correndo num pace entorno de 3:10/km. Isso mesmo, aquilo que pra mim é quase impossível de manter por 300m, é a média de um corredor de elite numa maratona, ou seja, todo aquele esforço e coordenação que foram exigidos de mim no treino, teriam que ser mantidos por 42km, duas horas e alguns minutos de muita concentração pra evitar um acidente.

Daqui pra frente, toda vez que eu assistir uma maratona, vou lembrar de todo meu esforço pra não me estabacar no chão ao correr a 3:30/km, e que pra correr o que estes atletas de elite correm, é preciso ter além de muita resistência e força, muita coordenação motora.

*Com pace de 3:10/km uma maratona é completada em 02:13:37

Link para meu treino de segunda: http://connect.garmin.com/activity/188145025

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...