quinta-feira, junho 14, 2012

Tem que ter muita coordenação

Depois do treino da última segunda-feira, tenho certeza que vou olhar as corridas nas Olimpíadas de uma forma bem diferente. Eram só 10 tiros de 200m em ritmo forte, eu fiz o melhor que pude, concentrei, foquei, corrigi movimento, fui o mais rápido que minhas pernas conseguiam ir. Quando cheguei em casa e baixei os treinos do Garmin cheguei a uma conclusão: Esses maratonistas da elite são realmente atletas de outro mundo, são daqueles que fazem o “muito difícil” parecer “muito fácil” aos olhos de um leigo.

Explico: durante os 200m de corrida forte, eu atingi paces entre 3:30 e 3:40/km, velocidade máxima, pelo menos pra mim. Pra isso tive que coordenar cada movimento, pernas e braços sincronizados racionalmente, pois em determinados momentos parecia que eu ia tropeçar nas próprias pernas. A pior parte foi nas últimas repetições com as pernas cansadas, por alguns instantes eu me imaginava como um elefante tentando imitar o Usain Bolt.

Manter aquela velocidade por mais 100m seria impossível, certamente minhas pernas saíram do meu comando e entrariam em contato uma com a outra, me lavando ao chão numa cena nada agradável. Mas falando sério, tem que ter muita coordenação motora para correr rápido!

Olhando uma competição de alto nível do atletismo, a gente acha que por ser um ato natural do ser humano correr é fácil, não se dá conta que numa maratona por exemplo os líderes geralmente estão correndo num pace entorno de 3:10/km. Isso mesmo, aquilo que pra mim é quase impossível de manter por 300m, é a média de um corredor de elite numa maratona, ou seja, todo aquele esforço e coordenação que foram exigidos de mim no treino, teriam que ser mantidos por 42km, duas horas e alguns minutos de muita concentração pra evitar um acidente.

Daqui pra frente, toda vez que eu assistir uma maratona, vou lembrar de todo meu esforço pra não me estabacar no chão ao correr a 3:30/km, e que pra correr o que estes atletas de elite correm, é preciso ter além de muita resistência e força, muita coordenação motora.

*Com pace de 3:10/km uma maratona é completada em 02:13:37

Link para meu treino de segunda: http://connect.garmin.com/activity/188145025

12 comentários :

  1. Realmente os caras são fodásticos... eu numa corrida rústica de 5 ou 10 km consigo manter um pace de no máximo 5,5 min/km rsrsrs

    Acho que existem biotipos que favorecem certos atletas a terem um desempenho sobrehumano desses!!

    Adoro esse site!! tenm sempre matérias muito interessantes!! Parabéns!!



    www.diariodebordodapri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Pri...

      Não sei se o biotipo, mas que são fora do normal, isso são

      Abraço

      Excluir
  2. Muiiito bom!! Ri muito ao imaginar "um elefante tentando imitar o Usain Bolt" Demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagina as perninhas do elefante se movendo rapidinho...certo que seria muito engraçado!!!

      Excluir
  3. Os tiros servem para mostrar que a gente corre muito devagar. Mas vamos tentando. Só de não tropeçar é uma vitória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de não voltar estropiado já é uma vitória!!!

      Abraço

      Excluir
  4. Nem me fale, hahaha, tenho que me concentrar toda pra conseguir uns 4:30min/km
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que me concentrar pra amarrar os tênis...imagina correr rápido!!!!

      Abraço

      Excluir
  5. Olá, Guilherme.

    Sabe aquela história do amigo do amigo do amigo? Pois é, assim cheguei aqui. Parabéns pelo divertido post e por lembrar de um dos mais tradicionais treinos de tiros: o 30"/30". Um dia desses o farei novamente em homenagem ao elefante ;-)

    Boas passadas!

    André
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal André...é por isso que se chama Rede Social...tem sempre uma conexão entre a galera!!!

      Esses treinos são divertidos...e como disse o Enio, servem pra mostrar como somos lentos.

      Abração e valeu a visita!!

      Excluir
  6. Fazia tempo que não soltava umas boas gargalhadas lendo um post sério.
    Parabéns pela vitória Guilherme, e pode ter certeza, logo logo, pelo menos por 200 metros você consegue acompanhar um maratonista de elite.

    Aproveito a deixa para te indicar a participar do meu ranking, uma brincadeira que montei. Acessa lá:

    Ranking Amigos do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal...a intenção ser engraçado mesmo, e longe de mim querer acompanhar a elite...só pela TV!!

      Vou olhar teu blog. Abraço! E obrigado pelo convite!

      Excluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...