sexta-feira, abril 11, 2014

De onde veio o nome da marca Nike?

Deusa Nike!
Vocês sabem de onde vem o nome da marca Nike? Eu não sabia até a aula de Fundamentos Históricos e Filosóficos do Esporte, na última quarta.
Na Grécia antiga, a Deusa que simbolizava a glória da vitória, era a Deusa NIKE. Nos dias atuais, é difícil desassociar o nome Nike de um par de tênis ou alguma roupa esportiva, mas pra quem vivia nesse planeta no ano de 1100 a.c., o difícil é imaginar que uma Deusa virou uma coisa que se veste pra correr e suar (eles não sabiam o que era tênis, afinal!).

Pesquisei um pouco mais e aqui está um pouco de história Grega e sobre a Deusa Nike:

Nike, chamada pelos romanos de Victoria, personificava o triunfo e a glória. Deusa alada, Nike podia correr e voar em grande velocidade, além de outras qualidades extraordinárias que lhe eram atribuídas. Representada carregando uma palma e uma coroa de louros, era considerada como fonte de boa sorte e todos os deuses, atletas eguerreiros desejavam ter Nike ao lado.

Ela estava sempre ao lado de Athena, a deusa da sabedoria, da estratégia e das habilidades, dando a certeza de que a deusa obteria a vitória nas batalhas travadas. Os atenienses tinham especial devoção por Nike e ergueram templos em sua homenagem para assinalar as suas vitórias militares. Muitos desses cultos eram conjugados com outros dedicados à própria Athena.

Nike voava sobre os campos de batalha para premiar os vencedores com a fama e a glória, mas nem sempre era justa e nem sempre premiava o mais brilhante. Nike premiava com os louros da vitória quem soubesse usar da melhor estratégia. Filha de Palante e da oceânide Estige ou Styx, sua mãe era a deusa dos inquebráveis juramentos solenes e portanto invocada em qualquer situação que envolvesse ganhos, sucesso, vitória e poder. Isso porque para vencer, é necessário fazer um juramento consigo mesmo para alcançar um objetivo.

No século passado a marca Norte-americana Nike foi criada por inspiração e alusão directa à Deusa grega da Vitória, obtendo dela o seu nome e o seu símbolo que é alusivo às asas dessa mesma divindade mas também ao modo como é representado o vestido da Deusa ao vento um friso que ainda hoje se encontra na cidade de Éfeso na Turquia. Para além dessas explicações, também era comum na antiguidade utilizar como saudação ou gesto de vitória um sinal que se fazia com a mão aberta unindo todos dedos à excepção do polegar, formando uma espécie de V assimétrico, algo muito parecido com o actual símbolo da conhecida marca de desporto.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...