quinta-feira, abril 03, 2014

Comer bem para correr mais

Resolvi finalmente me preocupar com minha alimentação. Além de ter vivenciado o quanto a nutrição errada pode prejudicar o desempenho em uma prova como a maratona, as coisas que aprendi no curso de Ed. Física, especialmente na disciplina de anatomia, me convenceram que não basta ter uma vida ativa, se quiser ir mais longe e com qualidade, tem que comer bem.

Chegou a hora de começar abastecer essa "lata-velha" aqui com gasolina premium, pra ver se ela vira uma Ferrari (tá bom, Ferrari foi exagero, mas qualquer Jeep usado com motor resistente já serve!).

Mas na busca dessa nova meta, o maior obstáculo é meu analfabetismo nutricional e culinário. Até alguns dias atrás, não sabia que Couve e Couve-flor são verduras diferentes (na verdade nem a diferença entre verduras e legumes eu sabia! Mas o Prof. Google me salvou). Por isso, para encarar essa nova fase, foi imprescindível buscar a ajuda de uma nutricionista.

Quem vai me orientar nessa busca por uma alimentação mais adequada é a nutricionista Luana Zapelini (luanazap@hotmail.com) que trabalha na linha da nutrição funcional.

Para explicar melhor o que é a nutrição funcional e como isso pode ajudar um corredor, ela me respondeu algumas perguntas. Aqui estão elas e suas respectivas respostas:

Nutricionista Luana Zapelini
Nutricionista Luana Zapelini

1 - O que é nutrição funcional?

Nutrição Funcional é uma ciência integrativa, que foca na individualidade bioquímica de cada indivíduo. Restaura o equilíbrio fisiológico e bioquímico através da alimentação, prevenindo e curando inúmeras disfunções orgânicas.

2 - Como a nutrição funcional pode ajudar nos esportes de endurance como as corridas de rua?

A Nutrição Funcional pode ajudar nos esportes de endurance como a corrida, pois irá auxiliar na prevenção de lesões, na melhora do rendimento e condicionamento físico. Através de uma consultoria especializada, é elaborado um cardápio individualizado e específico, utilizando alimentos funcionais que irão proporcionar um maior rendimento e alívio de sintomas como: fadiga e cãibras. A alimentação pré e pós treino corretas são fundamentais para garantir um bom rendimento durante o treino.

3 - Quais os primeiros passos para quem corre e quer melhorar seu desempenho com a ajuda da nutrição funcional?

Primeiramente, procurar um nutricionista funcional capacitado para orientá-lo. Fazer a "dieta da feira", ou seja, reduzir o consumo de alimentos de prateleira no supermercado, que são altamente industrializados com alto teor de sódio e aditivos químicos sintéticos. Priorizar sempre os alimentos naturais, frescos in natura como: frutas, legumes, cereais integrais e carnes magras.


 

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