segunda-feira, janeiro 28, 2013

Night Run Costão do Santinho (5km) - A primeira de 2013

Night Run Santinho 2013

Mais uma vez a Night Run Costão do Santinho abriu meu calendário de corridas. A prova organizada pela I9 eventos que aconteceu no último sábado (26/01) na praia do Santinho, contou com bom público e muita animação. Foram 706 atletas correndo entre praia, dunas e contra o vento.

A corrida teve uma alteração no trajeto em relação a primeira edição que aconteceu no ano passado. Desta vez, no final do trecho de praia, ao invés do zig-zag para incrementar a distância, o percurso entrava numa trilha pelas dunas. A areia fofa acabou aumentando o grau de dificuldade da prova, porém na minha opinião ficou menos monótono e mais desafiador. Foi uma boa mudança!

Largada SantinhoPorém vi muita gente reclamando do fato da entrada da trilha ser muito estreita, o que acabou criando um congestionamento e prejudicando muitos atletas. Eu não peguei este congestionamento, mas escutei de algumas pessoas que além do problema de pouco espaço, existiam também os atletas mal educados, que além de reclamar, acabavam empurrando e atropelando quem estava pela frente. Na minha opinião, um problema não justifica o outro e a falta de educação não pode ter espaço nas corridas. Acho interessante a organização repensar a entrada da trilha para a próxima edição, afim de evitar estes problemas.

Outra reclamação comum a entre os atletas que participaram da prova de 10km, foi a escuridão da trilha na segunda volta. Como o vento forte apagou as tochas que serviriam de guia no percurso, alguns atletas tiveram dificuldade de se orientar. Além disso não existia tapete de checagem no retorno, ou seja, dúvidas ficam pairando no ar, se é que me entendem!!!

Pra completar, o vento contra e forte tirou o sonho de muita gente em fazer um bom tempo, inclusive o meu. Correr contra aquela ventania, depois de ter cansado as pernas na areia fofa, foi quase uma tortura.

MINHA PARTICIPAÇÃO

eu e Ju SantinhoEu não tinha muitos objetivos nesta prova. Acho que a principal motivação era retomar a participação nas corridas, e claro testar meu atual estado físico, já que os treinamentos voltaram ao normal a muito pouco tempo. Pensando nisso, acabei escolhendo participar da menor distância (5km), pois não tinha porque me matar nos 10km.

Estrategicamente, optei por largar o mais forte possível, afim de aproveitar o trecho de vento a favor pra ganhar tempo, já que a volta não seria fácil. Até o km 1,7, foi uma beleza, pace abaixo de 5’/km, mas depois de entrar na trilha a dificuldade começou aparecer.

Eu até gosto de correr nas dunas, me agrada ter que usar técnica e inteligência para manter um bom ritmo e escolher o melhor caminho ao mesmo tempo. Vi muita gente sem experiência nesse tipo de piso, pois acabavam optando pelo centro da trilha onde a areia era mais solta, ao invés de ir pelos cantos e até mesmo sobre a vegetação.

Depois da trilha que teve aproximadamente 1,5km, veio a pior parte, o vento contra. Depois de sábado, cheguei a conclusão que o pior obstáculo numa corrida pra mim será sempre o vento contra, principalmente na intensidade que estava naquele dia.

Não consigo estabelecer uma constância e muito menos manter uma postura quando enfrento um vento forte. Os últimos 1700 metros pareciam 10km. Resolvi então me render a natureza e relaxar, fui no ritmo que deu até a chegada.

Cruzei a linha de chegada com 26’28”, satisfeito com meu desempenho e a primeira medalha do ano.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

POSITIVO

NEGATIVO

Simpatia dos Staffs

Má iluminação do percurso

Medalha bonita

Entrada da trilha muito estreita

Animação do evento

Preço da inscrição (R$ 80,00)

Paisagem da praia do Santinho

Sem tapete de checagem no retorno

Distância exata

Sem data/ano na medalha

 

MEU RESULTADO

 

Tempo Oficial: 26’28”

Colocação Geral 5km: 58º de 226

Link dos resultados - http://migre.me/cZHcz

Um comentário :

  1. Guilherme, muito maneira a medalha. Parabéns pela prova, deu até vontade de correr à noite. Já corri uma prova q na volta dos 5K era um vento contra, realmente é de matar.

    Mandou bem no tempo.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...