segunda-feira, janeiro 14, 2013

A difícil arte de recomeçar

Acreditem vocês, ou não, recomeçar a rotina de treinos é mais difícil do que o ato de começar a correr. Digo isto por experiência própria, afinal estou vivendo isto neste exato momento.

Já tracei minhas metas, já coloquei fim nas férias e falta de compromisso com as corridas, já tentei iniciar as planilhas de treino, mas a coisa ainda não engrenou.

Quando começamos no mundo das corridas, tudo é novidade e motivação. Adquirir o vício de correr é rápido e certeiro. Costumo dizer que basta completar a primeira prova de 5km para garantir pelo menos 6 meses de paixão por este esporte. Mas recomeçar é algo mais cético, sem o mesmo brilho de uma primeira vez, porém tão cansativo quanto os primeiros km’s, ou seja, é ônus sem bônus.

A semana que passou foi uma semana de treinos perdida. Não fiquei sentado no sofá tomado pela preguiça, mas a desordem de uma vida sem rotina me tirou a hora certa de correr. Acabei fazendo apenas 1 treino, e frustrado por não conseguir cumprir o que tinha colocado como objetivo.

Começo esta semana com muita vontade de correr atrás do tempo perdido. Vou colocar os treinos como uma obrigação do tipo “custe o que custar”, isso quer dizer que vou colocar a corrida nossa de cada dia no topo das prioridades. Nem que tenha que largar tudo que estiver fazendo, eu vou correr.

Mas pra ser sincero, não imaginava que era tão difícil recomeçar, chega a ser agoniante. Acho que nunca mais vou parar, só pra não ter que passar por isso novamente

E VOCÊ, JÁ RECOMEÇOU OS TREINOS? OU NEM PAROU?

13 comentários :

  1. É Guilherme, concordo.Esse recomeço é dureza.

    Eu praticamente não parei durante o recesso de fim de ano, continuei fazendo umas corridinhas sem compromisso. Mas, já esse ano, quando iniciei os treinos seguindo a planilha, foi difícil cumprir as corridas fortes e os intervalados. Acredito que a coisa só engrena mesmo depois que participar de alguma prova.

    Bons treinos, abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è verdade Danilo, participar de alguma prova pode dar aquela motivada que falta....vou tentar! Valeu
      Abraço

      Excluir
  2. Então Guilherme.
    Foi meio tenso, mas consegui, voltei com tudo.
    Talvez por se ainda o primeiro recomeço.
    Espero, pelo menos manter a alegria do ano anterior.
    Felicidades e estou na torcida por você!
    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos correr então né Luiz, e obrigado pela torcida!
      abraço

      Excluir
  3. Cara, voltei semana passada, a panturrilha chorando por 2 dias seguidos, tive que matar o treino do final de semana.. é realmente complicado.

    Acho que desde que comecei a correr (uns 5 anos), todo ano faço um "recesso" de uns 3 meses pelo menos. É triste. A meta desse ano é não parar, pra quem sabe ano que vem pensar em coisas maiores..

    Vamo ver! Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, talvez não parar seja a melhor opção....mas haja ânimo!!!
      Valeu Filipe, Abração!

      Excluir
  4. tem sempre um bônus;)

    se recomeçar não tem o brilho e a empolgação do começo, tem uma coisa boa: a gente sabe da força de nossas pernas...
    sabe que bastam alguns dias correndo com regularidade pro corpo responder:)

    pra retomar os treinos, eu coloquei como meta sair apenas pra dar uma corridinha, sem compromisso com nada...
    então, nos primeiros dias, eu saía apenas pra correr uns 5km... o que desse e do jeito que desse...
    fiquei tão feliz quando engrenei 3 dias consecutivos correndo, que não parei mais! :)

    mas cê tem razão: o melhor é não parar de correr:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia esta Elis....correr aos poucos sem compromisso pode fazer o vício voltar!
      Vaaleu! Abração!

      Excluir
  5. Oi Guilherme!
    Também estou retomando meus treinos, depois de um tempo parada por causa de lesão. Tem horas que dá vontade de jogar tudo pro alto... é como começar do zero, só que quando a gente esta iniciando, qualquer avanço é motivo de comemoração, agora fico é frustrada de ver como meu condicionamento, alcançado com tanto suor, rapidamente se evaporou, rsrsrs.
    Tenho procurado estipular algumas metas e focar nelas pra não perder a motivação.
    Abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltar de lesão deve ser muito mais complicado, além da motivação, tem a preocupação com evitar os erros que podem fazer a dor voltar!!!
      Boa sorte na volta Alessandra!
      Abração!!!

      Excluir
  6. Como assim parar? Haha.

    Sugestão: ficar no máximo dois dias sem correr. Se corre segunda, na quinta tem que correr, não importa quanto, quando, como, onde, tempo e pace. Assim que eu fiz em 2012 e estou fazendo agora. Exceção ao pós-maratona (no máximo 7 dias sem correr).

    Tem que construir a base. Vamooooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica Enio...tu vai ser um baita Preparador Físico!!! gÊnio!

      Abração

      Excluir
  7. Guilherme, recomeçar não é fácil não. Por isso tive medo de parar esse ano.
    Nas férias treinei de leve e não estou sentindo tanto a volta. O dificil mesmo foi manter a dieta, mas tb já consegui voltar.
    Abraços e bom retorno.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...