terça-feira, fevereiro 14, 2012

Meias de compressão, será que elas funcionam?

A primeira vista, elas parecem um tendência de moda esportiva, estilo retrô. Mas uma olhada mais de perto, revela que estas meias que vão até quase os joelhos e são utilizadas por alguns corredores de longa distância, são bem mais que uma tendência de moda.

São as chamadas MEIAS DE COMPRESSÃO – elas possuem um caimento justo e confortável, sobre a região da panturrilha (algumas podem ser justas desde o calcanhar), e que tem o objetivo de aumentar a entrega de oxigênio aos músculos, acelerando a remoção do ácido lático e estabilizando a musculatura para aumentar sua eficiência.

Mas será que elas funcionam? As meias de compressão, tem sido amplamente aceitas em casos clínicos e pós- cirurgícos no tratamento de edemas, edemas linfáticos, flebite, varizes e trombose linfática profunda. A maioria das teorias sobre como as meias de compressão podem melhorar o desempenho dos corredores, focam no suporte fisiológico e biomecânico que elas podem dar aos membros inferiores.

A razão principal para usar meias de compressão em uma corrida, é que elas podem aumentar o retorno venoso para o coração através de um impulso criado por uma ação muscular da panturrilha mais eficiente, ocasionando um aumento da capacidade de resistência do atleta. Este é o motivo porque os músculos são mantidos mais compactos, fazendo com que o equilíbrio e propriocepção sejam melhorados e fadiga muscular minimizada.

No entanto, um estudo apresentado em 2007 no encontro anual do American College of Sports Medicine, em New Orleans, mostrou que não houve estatísticamente uma diferença significativa no consumo máximo de oxigênio, frequência cardíaca ou ventilação entre os corredores que vestiam as meias de compressão, e os que não vestiam. De acordo com o estudo, realizado na Stellenbosch University da África do Sul, as pesquisas mostraram no entanto, que o índice de recuperação do lactato após o exercício, foi mais rápida quando os atletas vestiam a meia de compressão, sugerindo que as meias são muito úteis para acelerar a recuperação após treinos e corridas desgastantes.

Então, a moral da história é: Você pode usa-las durante a corrida se lhe agradar, mas utilize sempre após as atividades desgastantes para uma recuperação mais rápida. 

Fonte: Running Times

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...