quinta-feira, março 28, 2013

4ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis - Meu melhor, sem sofrer.

Meia Internacional de Floripa

Minha 3ª meia maratona foi muito melhor do que eu imaginava. Na semana passada eu havia escrito sobre a importância de se ter confiança, e acho que foi justamente ela que me fez aproveitar da melhor forma cada km da 4ª Meia Maratona de Florianópolis.

A prova que na edição de 2012 apresentou diversos problemas, contou este ano com a organização da Latin Sports e passou a ser uma das melhores corridas de rua de Santa Catarina. Tudo perfeito, desde a entrega dos Kits, arena do evento, ordem na largada, presença de atletas de nível internacional, percurso bem sinalizado, muita hidratação, resumidamente uma corrida que dá prazer e orgulho de participar.

Para completar, o dia estava perfeito, temperatura em torno de 20ºC, vento muito fraco, parcialmente nublado, São Pedro ajudou muito. O percurso predominantemente plano, com apenas dois elevados nos primeiros 5 km, foi outro fator interessante para quem estava estreando, buscando seu recorde ou até mesmo querendo se divertir sem se matar, que era o meu caso!

Juntando as 3 distâncias (5km, 10km e 21km) o evento contou com a participação de 2.172 corredores concluintes, sendo 983 nos 21km.

Meia Internacional de Floripa - Equipe TIME

MINHA PARTICIPAÇÃO

Meia Internacional de Floripa - Rindo a ToaEssa não era minha prova alvo no ano, mas mesmo assim eu sabia que ir bem nela me traria de volta a confiança para as corridas de longa distância, por isso resolvi ter como meta “fazer o meu melhor sem sofrer”.

Procurei não arriscar em nada, desde a escolha dos tênis até a hora de dar o sprint final, fiz tudo pensando em evitar riscos, não queria dar chances a erros que pudessem tirar toda confiança conquistada nos últimos treinos.

Já na largada, procurei ser conservador e conter o ânimo, fiz os 2km iniciais de forma progressiva, sem “afogar”, isso já havia funcionado outras vezes, e funcionou de novo. Depois de encontrar o ritmo de cruzeiro, a corrida acaba fluindo naturalmente, chega dar a impressão de que é possível correr um dia inteiro naquele pace.

Mais uma vez, utilizei o Virtual Partner do Garmin para servir de referência durante a corrida. Acho sempre confortável ter tudo ali pronto, sem precisar fazer contas durante a corrida para saber se está dentro do tempo, ou qual a previsão de chegada.

Coloquei no VP a meta de sub-2h (Pace 5:40/km), mas desde o início a cada apito de 1km do Garmin via que o sub-2h seria relativamente fácil, pois meu pace correndo de forma confortável era próximo a 5:00/km, ou seja, a cada km eu acumulava em torno de 40s para gastar a hora que fosse preciso.

Ju e Gui - Meia Maratona de FlorianópolisQuando cheguei no 10ªkm, fiz uma avaliação da corrida, e percebi que estava tudo sobre controle, então resolvi segurar um pouco para garantir um fim de prova mais forte. Subi o pace para próximo de 5:10/km e usei o trecho entre os kms 11 e 15 para “descansar”.

A partir do 16ºkm, ainda com gás pra gastar, resolvi me soltar e voltar a correr num ritmo mais rápido. O pace voltou a ficar entre 5:01 e 5:08/km, até cruzar a chegada com 12’ na frente do VP, terminando a prova com 1h48’03”.

Ao cruzar a linha de chegada, cheguei a ficar arrepiado de tanta felicidade com meu desempenho. Terminei a minha 3ª meia maratona com uma certeza absurda de que minha distância preferida são os 21km. Já estou contando os dias pra próxima.

 

 

 

RESULTADO

O objetivo de fazer sub-2h foi cumprido com sobra, o tempo de 1h48’03” pode ser 4’43” mais lento que meu recorde na meia maratona, porém foi muito melhor do que eu imaginava que conseguiria fazer. Esse tempo é uma grande motivação para ir em busca do recorde na meia de Floripa O2 em 09/jun.

Meu pace médio ficou em 5:06/km.

TEMPO OFICIAL: 1h48’03”

COLOCAÇÃO CAT. M35-39: 64º de 129

COLOCAÇÃO MASCULINO: 364º de 788

COLOCAÇÃO GERAL: 405º de 983

REGISTRO GARMIN

16 comentários :

  1. Guilherme,

    A prova sem dúvidas foi muito boa. Fico feliz em saber o seu resultado. O clima ajudou, mas tenho certeza que os treinos fazem a diferença. Parabéns!!!!

    Abraço e bons km's!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o dia perfeito para se correr...não dava pra achar desculpas pra nã não aproveitar.
      Parabéns para vc também pela corrida.

      Abração

      Excluir
  2. Olá Guilherme,

    Eu estou me preparando para estrear nos 21km e vejo que é realmente um outro tipo de prova. Achei muito boa sua estratégia durante a prova. Estou lendo os relatos do pessoal que também participou da prova e só vejo elogios. Deu muita vontade de está em Floripa para correr essa. Mas, em junho espero participar da Meia da O2.

    Parabéns pelo ótimo resultado.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Danilo....a primeira meia maratona é um momento especial...te preocupa somente em te divertir, é bem mais fácil do que parece, pelo menos pra quem ttreina.
      Te espero pra meia de Floripa então....não te arrependerás!

      Abração

      Excluir
  3. Melhor prova do ano, por enquanto. E você deveria ter feito em 1h48'13''. Vê se na Meia de Floripa faz o tempo que eu prever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, nunca eu ia deixar tu acertar...até porque nem lembrava qual o tempo que tu tinha dito....Mas foi uma baita prova mesmo!!

      Excluir
  4. Parabéns Guilherme, dever cumprido!!!!
    É tão bom quando tudo dá certo, né?
    Bora pra próxima!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone...é muito bom quando dá certo....
      Parabéns pra você também!

      abração

      Excluir
  5. Que legal Guilherme.
    Muito bom ver que você está tão bem assim. Sobrou no tempo e na condição física. Fiquei muito feliz mesmo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Guilherme!
    Parabéns pelo blog! Descobri ele essa semana e fiz questão de ler todos os posts desde o inicio. É engraçado como hoje sinto algumas coisas que você vivenciou lá no inicio. Estou correndo a mais ou menos 6 meses e depois da meia de florianópolis que corri o 5k mudei meus objetivos. Rumo aos 10! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Arthur, muito bom ouvir isso de quem está começando....suas palavras servem de muita motivação pra mim!
      E vai de degrau em degrau, com paciência e alegria a corrida vira um vicio saudável que vai te ajudar em tudo na vida....pelo menos foi assim pra mim!

      Abração e volte sempre no Blog!

      Excluir
  7. Guilherme, só li hoje seu relato, depois de participar da minha "primeira" meia maratona treinado. Pelo seu relato querece que é fácil os 21, mas depois dos 17 sofri bastante. No km 20 consegui uma descida e o pace foi para 4:01, resultado, quando chegou na placa de 20, a panturrilha gritou. ainda bem q tava no fim. Mas como vc falou, os 21 é uma distância ótima, entre o conforto e o desafio. Estou pronto para a próxima dia 19/05.

    Parabéns e um grande abraço.

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo resultado, pela alegria. Ainda estou ensaiando para correr a primeira de 10km, mas como é normal, todo mundo que persevera na corrida um dia correrá uma Meia. Até breve.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...