quarta-feira, janeiro 29, 2014

Atletismo x Academia, Frango e Batata Doce

Slide da Aula de Atletismo

Como alguns já sabem, no segundo semestre de 2013, cursei a primeira fase do curso de Ed. Fisica na UFSC. A sensação que tive era de finalmente estar estudando algo que gosto, muito das coisas que vi e ouvi nessa primeira fase já fizeram diferença para meu conhecimento sobre o ser humano e a atividade física, e acreditem: isso é muito legal!

Tive a oportunidade de ler diversos artigos científicos sobre os mais variados assuntos relacionados a Ed. Física, muitos assuntos interessantes e diversas curiosidades que pretendo compartilhar aqui no Blog também.

Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção, aconteceu logo na primeira semana de aula, mais especificamente na primeira aula da disciplina de Atletismo.

Na apresentação da aula, o professor questionou aos quase 30 alunos (não lembro quantos exatamente!), quem já tinha praticado alguma modalidade do atletismo? Somente 2 alunos se manifestaram. Eu, que comecei a correr depois dos 30a e uma outra aluna que tinha corrido uma prova de pista nas olimpíadas do colégio. Não posso dizer que me surpreendi, nós sabemos que o atletismo nas escolas é praticamente "zero", mas constatar aquilo numa turma de futuros educadores físicos, no mínimo me entristeceu.

Nessa mesma aula, o professor realizou uma atividade onde colocava imagens de atletas campeões de varias modalidades do atletismo, e os grupos deveriam identificar o nome e a modalidade de cada um. Entre as imagens mostradas estavam Mo Farah, campeão olímpico em Londres '12 e esteve em todos noticiários e Marilson Gomes dos Santos, maratonista Brasileiro conhecido de todos nós. Na hora das respostas, ninguém soube dizer quem eram, muito menos qual modalidade praticavam, foi tudo no chute. Só a imagem do Usain Bolt foi reconhecida por todos.

Considerando que é uma turma de Educação Física, eu imaginava que ser informado sobre esportes era natural. Mas não é! O que percebi foi uma grande influência do mundo fitness na galera que tem em média entre 19 e 25 anos. A galera curte Academia, Frango e Batata Doce!

Não tem como negar que é melhor Academia, Frango e Batata Doce do que TV, Bacon e Batata Frita, mas o que me preocupa é que se a maioria se interessa pelo condicionamento físico em academias, quem vai educar esportivamente nosso país? Quem serão os treinadores do nosso Atletismo, por exemplo?

Se numa turma do curso de educação física ninguém tem interesse no atletismo, qual a possibilidade de termos bons treinadores nesse esporte? E se não tivermos treinadores, como teremos bons atletas? Difícil, né?

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...