segunda-feira, setembro 16, 2013

Kinesiologia me ajudando a chegar lá

Desde o momento que decidi encarar os treinos e ir em busca da minha primeira maratona, sabia que teria um grande problema para administrar. Uma ruptura radial no corpo do menisco medial do joelho esquerdo, que foi diagnosticada na mesma semana que fiz meu primeiro treino para a maratona.

As dores já me incomodavam fazia algum tempo, que me lembre desde dezembro do ano passado. Não chegam a impedir a corrida, mas quanto mais rápido, mais dores.

Uma semana antes de realizar a ressonância no joelho, fiz um teste para correr a Golden Four Asics de Porto Alegre. Orientado pelo Ft. Luiz Eduardo (Clínica NURA) apliquei uma bandagem elástica no joelho esquerdo para fornecer mais suporte durante a corrida e ajudar no controle das dores. Funcionou muito bem, terminei a prova sem dores no joelho, bem melhor até que em muitos treinos.

Desde então, tenho usado as bandagens em vários treinos e provas. E o que tenho percebido é que as dores são sempre menores quando estou com a bandagem comparando com os dias que corro sem.

A técnica não promove a cura, é quase certo que no meu caso precise realizar uma astroscopia para corrigir o problema. Mas com o auxílio das sessões de fisio visando o fortalecimento da musculatura e a as "fitas" eu consegui percorrer os 3 meses de treinos para a minha primeira maratona.

Pesquisando mais sobre o assunto, descobri a SpiderTech, uma empresa que além dos tradicionais rolos de fita, desenvolveu vários modelos de adesivos pré-cortados, que padroniza e dá maior qualidade nas aplicações. A tecnologia diferenciada me agradou e resolvi testar.

SpiderTech
SpiderTech Full Knee

Para a comparar a eficiência do adesivo pré-cortado com a aplicação tradicional usando a fita, utilizei o adesivo Full Knee. Em relação a sensação de suporte e controle das dores, percebi o mesmo resultado nos dois casos, ou seja, bom suporte e poucas dores. No entanto, o adesivo pré-cortado não possui emendas e o acabamento com uma camada só de fita deixa uma sensação de menos volume.

Durante os treinos, tive dores na lombar que também foram controladas com o SpiderTech, e nesse caso de relaxamento muscular eu percebi uma melhor muito grande, maior até que em relação a lesão articular. Entre 2 e 3 dias depois da aplicação as dores passavam sem interromper os treinos.

Pretendo utilizar o SpiderTech na maratona, pois além do benefício que já mencionei, tem também o fator psicológico de me sentir protegido na prova da mesma forma que me senti nos longões ao longo do treinamento.

Quem tem alguma dor e acha que pode se beneficiar com o uso da bandagem elástica, eu aconselho a procurar um fisioterapeuta que conheça a técnica para fazer a experiência.

Quem se interessou em conhecer o SpiderTech, basta entrar no site CLIQUE AQUI

 

 

2 comentários :

  1. Oi Gui, nunca usei as fitas mas todos meus colegas corredores que precisaram falam super bem. Meus fisioterapeutas também aprovam e indicam o uso delas, ainda não os vi aplicar essas com os pré cortes, não entendo muito mas pode ser que tenha que prestar atenção ao tamanho para encaixar direitinho. Boa sorte nos teus treinos para a Maratona, espero que corra tudo bem.
    Bons treinos
    Boa semana
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Essa fita aí é quase um "exo-esqueleto" !

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...