quarta-feira, novembro 21, 2012

Fazendo o teste ergoespirométrico

teste eronometrico

Ontem fiz o exame ergoespirométrico, aquele que mede nosso esforço e diz até onde podemos ir naquele momento. É um exame que todo corredor deve fazer pelo menos uma vez na vida.

Realizei o exame aqui em Florianópolis na Clínica Cardiosport, com o acompanhamento do Dr. Tales de Carvalho, que foi muito atencioso e profissional. O fato de ele ser um cardiologista e médico do esporte, fez muita diferença. Foi mais fácil a comunicação com quem também entende de corridas e tive respostas direcionadas a atividade que pratico.

Pra quem interessar realizei os exames através do Plano de Saúde Unimed.

O que é o Teste Ergoespirométrico?

1-IMG_0903O Teste Ergoespirométrico é um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar a situações de esforço.

Com o teste, é possível avaliar o potencial aeróbio, a zona de treinamento aeróbio, o limiar ventilatório I e limiar ventilatório II, além do VO2 max. Desta forma o atleta testa os limites de um treino leve, moderado e forte ou intenso com segurança a sua saúde e com eficiência para conseguir progressos.

Os meus resultados.

O próximo passo é levar os resultados dos exames para meus treinadores e ver o que vai mudar ou não nos treinamentos. Mas pra quem é curioso e gosta de números como eu, já dá pra se divertir bastante com a pasta dos resultados, por exemplo:

Medida

Avaliado

Previsto

%

Unidade

FC máxima

191

186

102,7

bpm

VO2 máximo

42,34

45,84

92,4

ml/kg.min

VO2/FCmax

17,7

19,7

89,9

ml/b

VE máximo (BTPS)

114,2

169,6

67,3

l/min

No laudo o resultado como limiares foram os seguintes:

  • FC Pico: 191bpm
  • Limiar 1 (treinamento francamente aeróbio): 148bpm
  • Limiar 2 (treinamento aeróbio com componente anaeróbio, que pode ser intervalado): 174bpm

Na conversa com o médico, deu pra entender que, correndo com uma FC abaixo do Limiar 2, nós conseguiremos ir muito longe, pois neste limite o corpo trabalha em equilíbrio e é possível manter o esforço por um longo período. Acima deste limite começa a existir o desequilíbrio e provavelmente depois de algum tempo correndo, os problemas e desconfortos comecem a aparecer, até quebrar.

Não significa que não devemos correr acima do limiar 2, segundo o próprio Dr. Tales, numa prova de 5km por exemplo, não tem problema nenhum, mas numa maratona correr muito tempo acima deste limiar pode ser a diferença entre cruzar a linha de chegada ou não!

Minha conclusão

Como falei, vou aguardar a conversa com os treinadores para ver se vai mudar alguma coisa no treinamento. Mas com os resultados e a conversa com o Dr. Tales, posso afirmar que conhecer melhor nosso corpo, ajuda muito a traçar as estratégias para atingir nossos objetivos.

Além disso, perceber quantitativamente que estamos com a “máquina” em dia serve tanto como reconhecimento pelo esforço nos treinos, como motivação para continuar em frente.

E você já fez este teste?

14 comentários :

  1. valeu Guilherme, explicação em detalhes... pretendo realizar no próximo mês, abraço

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,
    Muito bom, tô doida pra fazer esse teste também.
    Talvez ano que vem no ínicio dos treinos para a maratona.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ajudar a te conhecer melhor....vale a pena!!!
      Abraço

      Excluir
  3. Eu nunca fiz, mas achei super válido e estou correndo providenciar o agendamento de um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que agendar com bastante antecedência....sabe como são as agendas dos médicos, ainda mais que atendem pela UNIMED....mas não deixe de fazer!
      Abraço

      Excluir
  4. Já fiz duas vezes, mas nunca olhei nada desses dados aí. Nem sei os batimentos ou Vo2. O médico diz que meu coração tá bom e eu saio pra correr. Por enquanto, funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, tem coisas que só tu mesmo!!!! Mas vou te dizer uma coisa, quem sabe tu não da uma olhada e programa a estratégia para a próxima maratona com mais embasamento? é uma dica!
      Abraço

      Excluir
  5. Oi Gui!
    Já fiz 2, um em 2011 e outro em 2012. Tive uma melhora no condicionamento de um ano para o outro, mas ainda tenho um gás para melhorar como você tem.
    Fiz com o Dr. Arthur em 2011 e depois com o Tales (eu acho,rsrs).
    O legal foi que ele me passou o limiar para triathlon, ou seja, natação, pedal e corrida.
    Fato triste para vc. Mostrei para 2 técnicos e eles nem deram bola hehehehe, não sei como é onde vc treina, mas provavelmente eles vão continuar montando teu treino do mesmo jeito.
    Forte abraço!
    Diego
    @correrparacrer
    www.correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Diego....sobre os técnicos, treino com a Mariana Andrade e o Ricardo Brandt, e eles utilizam sim este teste para determinar as zonas. Inclusive havia sido a Mariana que sugeriu fazermos o Ergoespirométrico, pois só tinhamos o ergométrico.
      Vamos ver, cenas do próximo capitulo...hehehe
      Abração e melhoras!

      Excluir
    2. Mariana Borges de Andrade22 de novembro de 2012 às 21:28

      Como o Gui citou acima, o teste é importantíssimo e imprescindível para todo corredor. Não só para avaliarmos o que vem sendo feito, mas também para nortear programação e ajustes dos treinos futuros. Além de nos dar segurança na prescrição dos exercícios. Eu ainda diria que todo o corredor deve fazê-lo uma vex ao ano, e não somente na vida hehe.
      Diego, é lamentável que os teus treinadores não tenham sequer visto as tuas avaliações. Nós com certeza analisaremos cuidadosamente a avaliação do Guilherme :)

      Excluir
  6. Legal você divulgar!

    Eu nunca fiz.
    Fiquei curioso com relação à sua idade? É 34? Se for, pelo método maffetone
    http://professoradolfo.blogspot.com.br/2012/09/o-metodo-maffetone.html
    seu limite aeróbico é 146, o que está bem próximo do que foi calculado no seu exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Adolfo, tenho 34 anos! Legal que coincide com outro método...é sinal que sou normal..hehehe
      Abraço

      Excluir
  7. Guilherme muito bom parabéns...todos os anos eu faço o meu também, mas não só o de esteira, mas também de sangue, fezes, ortopédico e bucal.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...