quinta-feira, junho 06, 2013

Fisioterapia, Paciência e Prudência

fisiopacieprudence

Nessa fase de recuperação, tenho vivido algumas coisas e aprendido muitas outras. É um período bem diferente na vida de corredor, posso garantir que não é o melhor dos mundos, mas não é tão ruim quanto eu imaginava que seria.

A busca por uma recuperação mais eficiente, exige de nós tanta disciplina e força de vontade, quanto os treinos para melhorar o tempo em uma prova ou correr mais longe. Por enquanto acho que estou me saindo bem, pelo menos estou tentando!

FISIOTERAPIA

Já foram 4 sessões de fisioterapia, e a melhora já é bem perceptível. A felicidade em ter corrido os primeiros 7km depois de 3 semanas (na quinta da semana passada), sem dores, me passou confiança de que estou no caminho certo. Ver o resultado aparecer relativamente rápido, me deixou com mais vontade de seguir todo tratamento da forma mais disciplinada possível, o que de certa forma, é a melhor maneira de acelerar a recuperação.

PACIÊNCIA

A parte mais difícil nessa fase, é saber lidar com tempo. Os treinos leves, bem como o período de repouso, deixam quem já estava indo mais longe, com aquela sensação de retrocesso (e é!). A ansiedade faz parte, durante os trotes a vontade de voltar a correr em paces mais rápidos é quase constante, mas tudo isso tem que ser controlado com muita paciência. As vezes é melhor ir devagar e perder um tempo agora, mas sabendo que alguns meses de retrocesso podem garantir muitos anos e km’s pela frente.

PRUDÊNCIA

A vontade de seguir buscando metas de tempo e distâncias devem ser colocadas de lado nesse momento. Eu havia planejado fazer 3 meias maratonas entre maio e junho, buscando inclusive o meu sub-1:40h, mas para evitar o pior e poder continuar sonhando com a maratona no final do ano, fui obrigado a desistir de uma das provas e reduzir de 21 para 10km em outra. A Golden Four Asics de Porto Alegre (30/06) ainda está nos planos, mas vamos ver o que acontece nas próximas semanas. De qualquer forma podem ter certeza que não farei nada que comprometa a continuidade nas corridas e a possibilidade de fazer a Maratona de Santa Catarina ainda em 2013, o objetivo principal do ano.

3 comentários :

  1. Oi, Guilherme.
    Fazes bem. Ficar de molho, na recuperação, é melhor que insistir correndo e lesionar ainda mais. Com fisio, tem tudo para voltar pra pista logo e voando. ;)
    melhoras!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,estou passando pelo mesmo problema. Vou falar dele essa semana.

    Lesão no pé mal curada tem voltado e tenho sofrido com semanas parado.

    A paciência é tudo.

    Vamos quer vamos.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estamos na mesma, estou me recuperando de lesão, fratura por estresse nas duas tíbias e tb tive que desistir de uma meia-maratona, a do Rio agora em julho e me concentrar em ficar boa logo e poder correr a maratona que eu tinha planejado no fim do ano. Força e boa recuperação.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...