quinta-feira, junho 06, 2013

Fisioterapia, Paciência e Prudência

fisiopacieprudence

Nessa fase de recuperação, tenho vivido algumas coisas e aprendido muitas outras. É um período bem diferente na vida de corredor, posso garantir que não é o melhor dos mundos, mas não é tão ruim quanto eu imaginava que seria.

A busca por uma recuperação mais eficiente, exige de nós tanta disciplina e força de vontade, quanto os treinos para melhorar o tempo em uma prova ou correr mais longe. Por enquanto acho que estou me saindo bem, pelo menos estou tentando!

FISIOTERAPIA

Já foram 4 sessões de fisioterapia, e a melhora já é bem perceptível. A felicidade em ter corrido os primeiros 7km depois de 3 semanas (na quinta da semana passada), sem dores, me passou confiança de que estou no caminho certo. Ver o resultado aparecer relativamente rápido, me deixou com mais vontade de seguir todo tratamento da forma mais disciplinada possível, o que de certa forma, é a melhor maneira de acelerar a recuperação.

PACIÊNCIA

A parte mais difícil nessa fase, é saber lidar com tempo. Os treinos leves, bem como o período de repouso, deixam quem já estava indo mais longe, com aquela sensação de retrocesso (e é!). A ansiedade faz parte, durante os trotes a vontade de voltar a correr em paces mais rápidos é quase constante, mas tudo isso tem que ser controlado com muita paciência. As vezes é melhor ir devagar e perder um tempo agora, mas sabendo que alguns meses de retrocesso podem garantir muitos anos e km’s pela frente.

PRUDÊNCIA

A vontade de seguir buscando metas de tempo e distâncias devem ser colocadas de lado nesse momento. Eu havia planejado fazer 3 meias maratonas entre maio e junho, buscando inclusive o meu sub-1:40h, mas para evitar o pior e poder continuar sonhando com a maratona no final do ano, fui obrigado a desistir de uma das provas e reduzir de 21 para 10km em outra. A Golden Four Asics de Porto Alegre (30/06) ainda está nos planos, mas vamos ver o que acontece nas próximas semanas. De qualquer forma podem ter certeza que não farei nada que comprometa a continuidade nas corridas e a possibilidade de fazer a Maratona de Santa Catarina ainda em 2013, o objetivo principal do ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...