quarta-feira, fevereiro 20, 2013

1º Corrida Cross Country da Barra da Lagoa ACORSJ

1Corrida Cross Country Barra da Lagoa

No último domingo participei da 1ª Corrida Cross Country da Barra da Lagoa, promovida e organizada pela ACORSJ (Associação dos Corredores de Rua de São José). Foram aproximadamente 207 atletas que fizeram os 10km da prova individualmente ou em duplas.

Eu e a Juliana nos inscrevemos na categoria de duplas mistas, já que nenhum de nós está 100% para encarar uma prova de 10km em trilhas. em início de temporada, ainda longe das provas alvo, é bom ser prudente, pelo menos nós pensamos assim.

O dia amanheceu lindo e perfeito para quem ia curtir uma praia com “sombra e água fresca”, mas pra quem ia participar de uma corrida Cross Country, o dia estava quente demais. E a para piorar e dificultar um pouco mais, a prova estava marcada para largar às 9:00h da manhã, que com a mudança de horário, era equivalente a 10:00h do horário de verão.

Pra resumir o drama, pouco antes da largada, o termômetro já marcava 32°C, e a sensação térmica era certamente próxima a 35°C, ótima temperatura pra fritar e/ou cozinhar um corredor

MINHA PARTICIPAÇÃO

537034_295609913897828_503805309_n(1)A prova de revezamento da qual participamos, foi dividida em um trecho de 5,5km, que ficou comigo, e outro de 4,5km que ficou para a Jú fazer.

Aqueles 5,5km, foram os meus piores em uma corrida até hoje. Fiz tudo errado, planejei e acreditava que conseguiria fazer uma corrida forte, mas fui além do que podia para meu preparo atual. Acabei sucumbindo muito antes do que devia e tive que terminar a prova com raiva de não ter aguentado e cumprido meu objetivo.

Larguei muito forte, meu 1ºkm foi com pace médio de 4’20”/km, com alguns picos de 3’54”/km. Considerando que estava correndo na areia e com um sol de derreter, estava na cara que aquela loucura da largada não terminaria bem.

Na metade do caminho, o percurso saia da praia e entrava em uma trilha pelo bosque do Rio Vermelho. Ao ver a entrada do bosque ao longe, até tive uma esperança de que as coisas iam ficar mais fáceis sob a sombra das árvores, ledo engano. Apesar da sombra no bosque, não tinha uma brisa sequer, o que fez o calor continuar insuportável.

Logo na entrada do bosque veio a pior parte da prova pra mim. Fui além do que poderia ter ido nos 2,5km de praia, tentei reduzir o pace para retomar o fôlego, mas não funcionou, então a solução foi ser consciente dos limites e caminhar alguns metros. Foram aproximadamente 40 segundos de caminhada para desafogar, funcionou, mas o psicológico ficou bem abalado.

Eterna DuplaMe senti um derrotado, a corrida havia perdido totalmente a graça naquele momento. Voltei a correr num pace bem mais prudente, afim de terminar logo, mas sem caminhar de novo.

Nunca tinha sentido tamanha frustração em uma corrida, mas serviu para perceber que a pior coisa numa situação dessas, não é a parte física, mas a psicológica. O fôlego, com uma parada, volta, mas a concentração e motivação vão embora e não voltam mais.

Terminei os 5,5km do meu trecho com aproximadamente 29’30”. Digo aproximadamente, pois esqueci de desligar o cronômetro quando entreguei o bastão para a Jú.

A DUPLA E O RESULTADO

Optar pela prova de revezamento em parceria com a Jú, foi uma das escolhas mais inteligentes que já fiz. Além de me “obrigar” a terminar meu trecho sem desistir, em respeito a minha parceira, também era consolador saber que não teria que sofrer por muito tempo. Se tivesse que fazer os 10km sozinho, não teria completado.

A Jú fez o trecho de 4,5km em 23’21” e acabamos chegando na 6ª colocação entre 15 duplas.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

POSITIVO

NEGATIVO

Percurso Diferente e Inovador para provas de 10km em Florianópolis. Longe da Beira Mar! Horário da Prova (9:00h)
Ótimo Custo-Benefício
(R$30,00 + Pacote de Fraldas)
Atraso na largada (15 min)
Boa sinalização nas trilhas Sem cronometragem eletrônica
Animação do evento Resultados bagunçados
  Demora nas premiações

 

REGISTRO DO GARMIN

(Fonte de Fotos: Loucos por Corridas)

5 comentários :

  1. Estás fazendo o que eu fazia/faço. Quase sempre dá errado no final sair tão forte, ainda mais com esse 4'20''.

    Tem que pegar uma corrida plana pra se recuperar. Eu quero ver os splits negativos de novo haha. Vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vou voltar a ser mais contido na largada...funcionava antes...deve funcionar de novo!

      Excluir
  2. Show!
    Pode me dizer o que a Juliana está usando na corrida? Não consigo ver a foto direito, é o FiveFingers? Quero conhecer alternativas ao tênis para usar na areia, e até pensei em meias de neoprene (usadas por mergulhadores) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é o five fingers da vibram...para corrida em areia é excelente. Ela já utilizou em várias provas de trilhas e gosta bastante.

      Abraço

      Excluir
  3. Que pena a corrida não ter saído como você tinha planejado Guilherme. Mas, pelo menos, serviu como aprendizagem né. De qualquer forma, parabéns ao casal!!! Com esse calorão e enfrentando terreno acidentado vocês ainda mandaram muito bem.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...