sexta-feira, abril 06, 2012

NYC Half ‘12 – O último treino.

ny city 047Depois de pegar os números na quinta-feira, nos restava cumprir a última tarefa passada por nossa coach Mariana para antes da meia maratona. Um treino leve de 25 a 30 min, com 10 tiros fortes de  segundos no meio do treino.

Programamos este treino para sexta pela manhã. Nossa intenção era aproveitar esse último treino para experimentar as roupas e acessórios que iríamos utilizar no dia da corrida, e claro, nos ambientar com o horário e temperatura de Nova York.

Quando acordamos na sexta e olhamos a temperatura no celular, já tivemos o primeiro susto, o termômetro marcava 6ºC, mas o pior foi quando olhamos pela janela, e vimos que além do frio tinha um “fog” e uma chuva fininha para nos acompanhar no treino.

Por um lado, aquele cenário foi um tanto desanimador, pois não era o que esperávamos para nossa primeira corrida em NY, mas por outro lado, foi muito bom para fazermos os testes e escolhas de roupas e acessórios que deveríamos utilizar no dia da corrida.

ny city 035Como estávamos treinando com temperaturas altas, foi bom experimentar o clima antes da prova, posso garantir que essa experiência pré-prova contribuiu muito para diminuir um pouco a ansiedade e ganhar confiança para nossa estreia em meias maratonas.

Chegamos no Central Park por volta das 8:30am, e logo vimos que não éramos os únicos “loucos” a treinar naquele dia feio e frio, várias pessoas estavam lá fazendo seu treino diário, aliás o tempo todo que estivemos por NY, vimos corredores em diversos lugares, treinando independente de clima e temperaturas.

Fomos direto para o Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, um reservatório de água no meio do Central Park, que possui uma pista exclusiva para corredores ao seu redor. Nessa pista é proibido passear com cães, andar de bicicleta ou passear com carrinhos de bebê, deixando o caminho livre para uma corrida ou caminhada sem obstáculos. O piso é um pó de pedra, que apesar de sujar os tênis, é bem confortável para correr. Outra regra é a obrigatoriedade de correr ou caminhar no sentido anti-horário.

ny city 040Demos uma volta completa no JKO Reservoir, para fazer o aquecimento e partimos para o asfalto da avenida do Central Park, para fazermos os 10 tiros de 6 segundos de sprint. Essa avenida sinuosa com um relevo suave, dá a volta em todo interior do Central Park, e faz parte do percurso da meia, mais precisamente, os primeiros 10km de corrida.

O interessante nesta avenida, era a delimitação de espaços para carros, bikes e pedestres. Dividida em 4 faixas, duas eram destinadas para carros, com velocidade máxima de 20 mph, uma destinada para bikes, e a outra para as pessoas caminharem, passearem com cães e claro, correrem.

ny city 044Apesar do dia feio, o primeiro contato com o Central Park foi de impressionar, é realmente um exemplo de organização dos espaços urbanos para pessoas, tudo devidamente conservado e fiscalizado, tanto pelas equipes de manutenção do próprio parque como pelos cidadãos nova-iorquinos. Numa megalópole como Nova York, que tem todos motivos para ser um caos, é um lugar tranquilo e organizado, local perfeito para esquecer a correria do dia-a-dia.

Nosso treino que deveria durar entre 25 e 30 minutos, acabou virando um trote de 40 minutos. Com tantas novidades ao redor, nossa distração fez o tempo passar muito rápido, mas no fim foi melhor assim, pois além de aquecer o corpo num dia muito frio, a corrida ajudou a baixar um pouco a adrenalina de estar a um dia da estreia em meias maratonas e em Nova York.

Acabamos esse treino com uma sensação muito boa, de que depois de muito treino, agora SÓ faltavam 21km para completar nossa primeira meia maratona e cumprir a primeira missão do Projeto Casal 21k.

Veja o vídeo que fizemos durante este último treino. Repara na alegria da dupla e no dia feio e cinzento que estava.

Como foi a primeira vez que ligamos o Garmim nos EUA, ele demorou para reconhecer o satélite corretamente. Serve até de dica: quando for para lugares longes de onde você costuma correr, lembre de ligar o Garmim com antecedência para não ter surpresas na hora H. Além disso, demorei um pouco pra lembrar de desligar, com tanta novidade o Garmim ficou esquecido.

De qualquer forma aí está o treino registrado:

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