sexta-feira, abril 06, 2012

NYC Half ‘12 – O último treino.

ny city 047Depois de pegar os números na quinta-feira, nos restava cumprir a última tarefa passada por nossa coach Mariana para antes da meia maratona. Um treino leve de 25 a 30 min, com 10 tiros fortes de  segundos no meio do treino.

Programamos este treino para sexta pela manhã. Nossa intenção era aproveitar esse último treino para experimentar as roupas e acessórios que iríamos utilizar no dia da corrida, e claro, nos ambientar com o horário e temperatura de Nova York.

Quando acordamos na sexta e olhamos a temperatura no celular, já tivemos o primeiro susto, o termômetro marcava 6ºC, mas o pior foi quando olhamos pela janela, e vimos que além do frio tinha um “fog” e uma chuva fininha para nos acompanhar no treino.

Por um lado, aquele cenário foi um tanto desanimador, pois não era o que esperávamos para nossa primeira corrida em NY, mas por outro lado, foi muito bom para fazermos os testes e escolhas de roupas e acessórios que deveríamos utilizar no dia da corrida.

ny city 035Como estávamos treinando com temperaturas altas, foi bom experimentar o clima antes da prova, posso garantir que essa experiência pré-prova contribuiu muito para diminuir um pouco a ansiedade e ganhar confiança para nossa estreia em meias maratonas.

Chegamos no Central Park por volta das 8:30am, e logo vimos que não éramos os únicos “loucos” a treinar naquele dia feio e frio, várias pessoas estavam lá fazendo seu treino diário, aliás o tempo todo que estivemos por NY, vimos corredores em diversos lugares, treinando independente de clima e temperaturas.

Fomos direto para o Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, um reservatório de água no meio do Central Park, que possui uma pista exclusiva para corredores ao seu redor. Nessa pista é proibido passear com cães, andar de bicicleta ou passear com carrinhos de bebê, deixando o caminho livre para uma corrida ou caminhada sem obstáculos. O piso é um pó de pedra, que apesar de sujar os tênis, é bem confortável para correr. Outra regra é a obrigatoriedade de correr ou caminhar no sentido anti-horário.

ny city 040Demos uma volta completa no JKO Reservoir, para fazer o aquecimento e partimos para o asfalto da avenida do Central Park, para fazermos os 10 tiros de 6 segundos de sprint. Essa avenida sinuosa com um relevo suave, dá a volta em todo interior do Central Park, e faz parte do percurso da meia, mais precisamente, os primeiros 10km de corrida.

O interessante nesta avenida, era a delimitação de espaços para carros, bikes e pedestres. Dividida em 4 faixas, duas eram destinadas para carros, com velocidade máxima de 20 mph, uma destinada para bikes, e a outra para as pessoas caminharem, passearem com cães e claro, correrem.

ny city 044Apesar do dia feio, o primeiro contato com o Central Park foi de impressionar, é realmente um exemplo de organização dos espaços urbanos para pessoas, tudo devidamente conservado e fiscalizado, tanto pelas equipes de manutenção do próprio parque como pelos cidadãos nova-iorquinos. Numa megalópole como Nova York, que tem todos motivos para ser um caos, é um lugar tranquilo e organizado, local perfeito para esquecer a correria do dia-a-dia.

Nosso treino que deveria durar entre 25 e 30 minutos, acabou virando um trote de 40 minutos. Com tantas novidades ao redor, nossa distração fez o tempo passar muito rápido, mas no fim foi melhor assim, pois além de aquecer o corpo num dia muito frio, a corrida ajudou a baixar um pouco a adrenalina de estar a um dia da estreia em meias maratonas e em Nova York.

Acabamos esse treino com uma sensação muito boa, de que depois de muito treino, agora SÓ faltavam 21km para completar nossa primeira meia maratona e cumprir a primeira missão do Projeto Casal 21k.

Veja o vídeo que fizemos durante este último treino. Repara na alegria da dupla e no dia feio e cinzento que estava.

Como foi a primeira vez que ligamos o Garmim nos EUA, ele demorou para reconhecer o satélite corretamente. Serve até de dica: quando for para lugares longes de onde você costuma correr, lembre de ligar o Garmim com antecedência para não ter surpresas na hora H. Além disso, demorei um pouco pra lembrar de desligar, com tanta novidade o Garmim ficou esquecido.

De qualquer forma aí está o treino registrado:

2 comentários :

  1. Que massa treinar no Central Park. Nem se compara com a Beira Mar de São José (a BM é muito melhor (mentira)). Mesmo com frio, acho que eu correria com o mínimo de roupa. Pelo Central Park, vale, quase, tudo.

    Legal essa organização de faixas e sentidos. Aqui é tudo jogado, mistura tudo, ninguém é de ninguém. Vocês nunca mais vão querer correr no Brasil haha. No aguardo do relato da prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, deixar de correr no Brasil, nunca, muito menos deixar de correr em Floripa (A meia da O2 é muito melhor (mentira))....mmmmmaaaaassss, vontade de ir mais vezes não tem como não ficar. O próximo relato já será do dia da prova....estou reunindo forças pra não mentir demais...hehehhe...Abraços

      Excluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...