segunda-feira, agosto 20, 2012

Como eles conseguem?

Sempre admirei os atletas que se dedicam a treinar e fazer o Ironman. Nos dois últimos anos pude acompanhar in loco o evento que acontece aqui em Floripa. É emocionante e extremamente motivador assistir e sentir de perto tamanha prova da capacidade humana em superar limites e transformar obstáculos em orgulho e glória pessoal.

Mas depois do treino do último sábado, essa admiração pelos Ironmen ganhou um novo patamar, chegando ao nível de semi-endeusamento. Explico: fui sentir na pele, ou melhor, nas pernas, uma pequena prova do que esses super-humanos passam durante o IM Brasil, e pude ver que é muito mais difícil do que parece.

Nossa planilha (minha e da Jú), previa um treino com pouco mais de 15km, e a convite da nossa treinadora Mariana Andrade fomos fazer esse treino em Jurerê, onde o pessoal do Triathlon da Newpace também estaria “suando a camiseta”.

A Mariana nos sugeriu fazer o treino utilizando um pedaço da 1º volta da maratona do IM, um percurso na sua maior parte plano, mas com ida e volta num trecho de aproximadamente 3km com subidas e descidas muito fortes, o chamado “Caminho do Rei”. [Clique aqui para ver o mapa do percurso da corrida do IM Brasil]

Não quero aqui descrever com detalhes meu treino e o quão pesado ele foi, definitivamente não era um dos melhores dias. Mas vale registrar que durante aquele sobe e desce no “Caminho do Rei”, entre Jurerê e Canasvieiras, lembrei muitas vezes dos amigos e conhecidos que já passaram por ali correndo os primeiros km’s de uma maratona, isso depois de pedalar 180km e nadar 4,5km. Pensando nisso só me vinha uma pergunta na cabeça: Como eles conseguem?

Como falou a Juliana depois do treino, parece que existe uma energia muito intensa naquele lugar. Talvez seja fruto de todo sofrimento, garra e superação já deixados ali pelos atletas, mas que se torna realmente contagiante e inspirador para quem experimenta um pouco daquele ambiente.

Depois desta experiência, tenho certeza que da próxima vez que for assistir e torcer pelos atletas no Ironman, vou ver as coisas de uma forma bem diferente e entender melhor o sentido e motivo pelo qual chamam esses triatletas de Homens e Mulheres de Ferro.

Esse foi o meu treino:

12 comentários :

  1. É Guilherme, esse "negócio" de IronMan, não é para qualquer um não.
    Mas não é porque os que conseguem são "super herois". É porque eles realmente vencem a si mesmos. Não usam "desculpas" comuns a 99% da população.

    ResponderExcluir
  2. Quase revelando o Misticismo do IronMan... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misticismo, bem lembrado Samo! Realmente é uma prova mística!

      Excluir
  3. porque estou com a impressão que vais começar a treinar para triathlon??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vontade existe sim, o que falta é verba! Correr ainda é mais barato!

      Excluir
  4. E ai Gui!
    Cara...estou iniciando um planejamento de longo de prazo para 2014 fazer o Iron, e cada dia estou curtindo mais o triathlon. Já fiz duas provas esse ano!
    Te convido para uma brincadeira: nade uns 750m, pedale uns 20k e depois corra 5k...faça tudo na boa, sem pressa e curtindo e garanto que na segunda-feira você comprará uma bike hehehe
    Imagine o prazer da corrida multiplicado por 3...acho que é isso que o triathlon faz ele nos multiplica!
    Um forte abraço... PS: Estava treinando em Jurerê também!
    Diego
    http://correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, longo prazo 2014??? Pra mim isso é curtissimo prazo! :)
      Gostei da tua sugestão, e acho que vou experimentar sim! Mas comprar a bike no dia seguinte vai ser mais difícil...depende muito do patrocínio!
      Mas acho que até 2014 eu já estarei no caminho do triatlon sim.
      PS: acho que cruzei contigo uma hora, mas foi muito rápido e não arrisquei chamar!

      Abração

      Excluir
  5. Tem que ter uma cabeça muito boa para passar várias vezes pela avenida dos Búzios, a avenida mais chata de se correr em Floripa. Corri algumas vezes ali e é insuportável. Nunca chega, mas tá sempre perto. Não sei se o IronMan vai para Canasvieiras, mas a avenida que tem lá também é muito monótona. Talvez no dia da prova seja mais movimentado, mas nada faz a avenida dos Búzios ficar agradável de se correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio, sabe que quando assisti o IM não tive esta impressão, mas correndo no sábado realmente achei um pouco monotona!
      Tenho que te dar razão!

      Excluir
  6. Relato perfeito! Porque será que estou com a mesma impressão que a Ms Harkins?? hehehhehh bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te Amo! Só faço triatlon se tu me ajudar na transição....;)

      Excluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...