sexta-feira, maio 20, 2011

Com Terry Fox, contra o câncer.

Que tal correr uma maratona,42k? Difícil, né? E que tal, fazer isso (42k) todos os dias durante 143 dias? Coisa de louco, impossível? Tá, mas eu ainda não acabei, e que tal fazer isso depois de perder uma de suas pernas por causa de um osteossarcoma? Acha que não dá? Teve um tal Terry Fox que não deu bola pra isso….

Terrance Stanley "Terry" Fox (Winnipeg, 28 de julho de 1958 - Thunder Bay, 28 de junho de 1981) foi um atleta e, mais notavelmente, um ativista para o tratamento de câncer, do Canadá.

Três anos após ter sua perna amputada, Terry Fox decidiu cruzar o país de costa a costa, para arrecadar fundos para pesquisas do tratamento de câncer. Ele começou sua jornada em St. John's, em Terra Nova e Labrador, na costa atlântica, em 12 de abril de 1980, e pretendia ir até Vancouver, Colúmbia Britânica, na costa pacífica, numa jornada que acabou conhecida como Marathon of Hope (Maratona da Esperança, em português).

Terry Fox correu durante a Marathon of Hope, em média, o equivalente à uma maratona- 42 quilômetros - por dia. Após 143 dias consecutivos, e de ter pecorrido aproximadamente 5 300 quilômetros, Fox foi obrigado a parar sua jornada, quando soube que seu câncer havia se espalhado para seus pulmões. Fox acabou morrendo alguns meses depois, aos 22 anos de idade, um mês antes de completar 23 anos.

Terry Fox foi proclamado como um herói nacional, tendo recebido várias honras nacionais. A Maratona da Esperança arrecadou um total de 360 milhões de dólares canadenses para pesquisa sobre o tratamento de câncer. Além disso, foi escolhido, numa pesquisa de opinião pública no Canadá, como o canadense mais famoso doséculo XX, bem como segundo na lista dos Maiores Canadenses.

Eu conheci a história de Terry Fox através do Filme “Into the Wind” da série 30 for 30 da ESPN, que merece parabéns por seus documentários.

Que esta história sirva de lição e motivação pra todos corredores. E acreditem, tudo é possível….para todos!!!

OBS: Dedico a este Post e a minha próxima corrida a todas as pessoas especiais na minha vida, que enfrentaram ou enfrentam o Câncer com amor e esperança.

(Fonte: Wikipédia)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...