sexta-feira, dezembro 16, 2011

Corridas Low Cost, porque não?


Pra quem não sabe, o termo Low Cost, significa custo baixo, e começou a ser utilizado pelas companhias aéreas europeias para oferecer vôos com preço mais baixo. Basicamente é uma relação de perda e ganho entre a empresa e seu consumidor, pois ele abre mão de alguns itens de conforto, como alimentação gratuita, em troca de um valor menor nas passagens. Esse sistema se espalhou por vários setores, como hóteis, telecomunicações, aluguel de carros, e por aí vai. (Para saber mais sobre voôs Low Cost clique aqui)

O que tem haver low cost com corridas? Eu também achava que nada, mas viajando por sites de corridas internacionais, descobri que o low cost também faz parte das corridas ao redor do mundo.

Em várias locais, o valor da inscrição da direito ao chip de cronometragem e participar da corrida, nada mais, ou seja, se quiser camiseta do evento, sacolinha, mochila, meia, boné, squezze, e qualquer outro brinde, você terá que comprar separado.

Achei muito justo, principalmente depois de ver mochilas, bonés e squeezes jogados no depósito de casa, e isso que foi só meu primeiro ano de corridas, imagina quem já tá na estrada a mais tempo?!!!

Cansei de ouvir reclamações de várias pessoas ao longo do ano, sobre os valores das provas, que realmente acabam pesando no bolso.

Só para dar um exemplo, o valor para participar da Maratona de Amsterdam é em torno de R$ 50,00, com direito ao Chip e uma corrida com um bela estrutura como cronometragem parcial no percurso, bandas tocando em vários pontos, chegada no estádio olímpico e etc. , enquanto para correr um trecho de 10km no Mountain Do  (sem desmerecer o evento...) paguei 3 vezes mais, ou seja, R$ 150,00.

Fica a dica para os organizadores então, vale a pena pensar na idéia de tirar a importância dada aos kits e transformar isso em custo mais baixo para as inscrições, afinal, camiseta, squezze, boné, e sacolinhas, a gente já tem bastante, e quem não tem pode comprar separado.

4 comentários :

  1. Concordo, Guilherme. Pena que esse conceito ainda não tenha sido implementado na prática, mas eu espero ver isso também nas nossas corridas por aqui. Mas temo também pelo contrário, porque brasileiro adora um "kit caro" e um "kit mais caro". Camiseta eu não tenho mais gaveta para colocar, depois de seis anos e meio de corridas. Haja água pra tanto squeeze! O que eu gosto mesmo é de correr.

    Abraço!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  2. Guilherme concordo totalmente, só participo de pequenas provas, só participo de uma prova com inscrição maior que 60 reais se for uma marotona, ou se ganhar a inscrição.tenho vontade de participar de muitas dessas provas caras , abriria mão do kit em troca de um preço mais acessivel, abraços.

    ResponderExcluir
  3. MUITO bom Guilherme, sua linha de pensamento. Nossa imagine se fosse assim seria bem melhor.
    De fato viajei na europa e nem se compara os custos de passagem. Devia ser aqui tanto com companhias aéreas, como inscrições de corridas. Valores para corredores como o hotel ibis já faz.

    Abraços e parabéns pela postagem

    ResponderExcluir
  4. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Guilherme primeiramente parabéns pelo blog e pela excelente matéria abordada aqui e vc está certissimo acredito que se diminuisse o kit as inscrições poderiam abaixar o preço, ou talvez nem precisava diminuir pq além do dinheiro das inscrições os organizadores recebem de algumas empresas muita grana para realizar um corrida...O problema nisso tudo são os corredores pq se todos se unissem e boicoitassem certas provas caras com certeza eles diminuiriam as inscrições mas enquanto os corredores não se unirem os organizadores continuarão com a festa, vejo muitas pessoas reclamando dos corredores pipocas mas a tendência é crescer mesmo ainda mais com os preços altos das inscrições.
    Já estou seguindo o seu blog se puder siga o meu também. Desejo boas festas que em 2012 Deus continue te abençoando rica e abundantemente com muita saúde para correr muitos Kms e continuando escrevendo aqui no blog.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...