quinta-feira, abril 21, 2011

O começo…

A dois anos atrás, por causa da falta de tempo para academia e praticar outros esportes, escolhi a corrida como o caminho para conseguir manter o físico em forma e despejar a carga de adrenalina adquirida pelo stress do dia-a-dia. E com apoio e companhia da minha esposa, começamos uma rotina de treinos sugerida na revista Runners.

Depois de duas ou três semanas seguindo a risca os treinos sugeridos, me cansei de fazer treinos leves e curtos, e resolvi fazer um treino mais forte por conta própria. Mas a busca por satisfazer o necessidade de sempre ser e fazer o melhor, acima de qualquer coisa acabou me traindo, e de uma passada para outra, uma dor insuportável na parte externa do meu joelho direito me fez parar. A dor era tanta, que nem caminhar era possível, e tive que sentar no meio fio e esperar a dor aliviar um pouco para conseguir chegar até em casa.

Durante algumas semanas, achei que fosse uma lesão passageira, causada por um exagero for a de hora, mas a cada tentativa de retornar a correr a dor voltava após 2min de corrida, e com uma intensidade irritante. Com a demora para a recuperação, minha preocupação foi aumentando, e a curiosidade por saber o que me fazia sentir tanta dor aumentava a cada dia.

Por coincidência, um dia antes da consulta com o ortopedista especialista em joelho, chegou uma edição da revista Runners, com as 7 dores mais comuns entre corredores, e para a minha sorte e surpresa, uma das lesões descritas na reportagem, apresentava os exatos sintomas que eu sentia…e não deu outra – SINDROME DA BANDA ILIO TIBIAL. E o diagnóstico do ortopedista confirmou toda a suspeita.

A recuperação deste tipo de lesão, em corredores preparados já é muito complicada, e para um corredor iniciante ela é praticamente um atestado de óbito para o mundo das corridas. O estaleiro foi inevitável.

Para quem sempre teve o esporte e a atividade física presente no dia-a-dia , ficar impossibilitado de fazer quase tudo, é perturbador e impacta de forma negativa de diversas formas na vida pessoal do atleta.

Durante este período de estaleiro, minha esposa seguiu nos treinos, e participou de algumas provas, que nos fez conhecer melhor essa tribo da corridas de rua, e o quão legal é estar nesse meio de saúde e alegria. Afinal são poucos esportes que você se sente um vencedor só por completar uma prova, afinal a superação é sempre o grande objetivo.

E superação não é vencer um adversário, é vencer a si próprio!!!

Este envolvimento com as corridas através da Juliana, manteve uma chama de motivação acesa em mim, e depois de muito repouso e alongamento, em março deste ano, resolvi que era hora de colocar os tênis de novo, e arriscar uma corridinha… e vou dizer, nunca uma corridinha curta e bem devagar, foi tão gratificante e recompensadora. As dores não tinham aparecido…

Desde então, voltei a encarar a corrida como o caminho para a satisfação pessoal, e uma recompensa física e mental. Aprendi desta vez, a respeitar o corpo e suas limitações, e cada passada, é feita de forma consciente e segura, simplesmente para que possa existir a próxima passada.

Depois de 128km, do início dessa jornada, resolvi criar este Blog, e dividir com o mundo essa experiência viciante que é correr. Afinal, CORRER VICIA.

2 comentários :

  1. Muito legal, e o mais importante nunca desistir!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Guilherme, já acompanho seu blog a bastante tempo, mas nunca tinha vindo aqui nesse post. Muito legal saber como começou o seu "vício". Sei como é chato ficar no estaleiro, mas por outro lado, passar por obstáculos como essa sua lesão inicial, nos deixa mais experientes,

    Agora, mais de dois depois desse poste e prestes a correr uma maratona, eu imagino que deve passar um filme em sua cabeça de todos esses momentos num esporte que tanto gostamos né. Uma vez uma blogueira me pediu uma dica de estratégia para manter a motivação em alta, pensei um pouco e falei para ela que algo que me dava um novo gás era reler posts antigos do blog. Não só para eu reviver um pouco da emoção de quando escrevi o post, mas também para rever os comentário, que sempre me motivaram bastante. Então, cara se angustia bater e precisar de motivação, fica essa dica aí para você também.
    Abçs e parabéns pelo vício

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o Blog Correr Vicia!!
Fique a vontade para deixar seu comentário, sua opinião é muito importante, e sempre bem vinda!!!

Um Abraço
Guilherme Preto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...