sexta-feira, janeiro 31, 2014

Nossa primeira vez! [Vídeo Maratona de Santa Catarina]

Aí está um míni-vídeo com algumas imagens e nossa chegada na primeira vez em umamaratona.

Reparem no meu estado na chegada. O grito, foi com o que sobrou de fôlego, depois nem força pra ficar em pé eu tinha.

Enquanto isso a Jú cruzou a linha de chegada e continuou correndo! Tava no automático....kkkk

Agradecemos ao amigo, maratonista e cameraman Enio Augusto (Estrupicius Runners) pela paciência de nos esperar para registrar esse momento histórico.

 

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Atletismo x Academia, Frango e Batata Doce

Slide da Aula de Atletismo

Como alguns já sabem, no segundo semestre de 2013, cursei a primeira fase do curso de Ed. Fisica na UFSC. A sensação que tive era de finalmente estar estudando algo que gosto, muito das coisas que vi e ouvi nessa primeira fase já fizeram diferença para meu conhecimento sobre o ser humano e a atividade física, e acreditem: isso é muito legal!

Tive a oportunidade de ler diversos artigos científicos sobre os mais variados assuntos relacionados a Ed. Física, muitos assuntos interessantes e diversas curiosidades que pretendo compartilhar aqui no Blog também.

Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção, aconteceu logo na primeira semana de aula, mais especificamente na primeira aula da disciplina de Atletismo.

Na apresentação da aula, o professor questionou aos quase 30 alunos (não lembro quantos exatamente!), quem já tinha praticado alguma modalidade do atletismo? Somente 2 alunos se manifestaram. Eu, que comecei a correr depois dos 30a e uma outra aluna que tinha corrido uma prova de pista nas olimpíadas do colégio. Não posso dizer que me surpreendi, nós sabemos que o atletismo nas escolas é praticamente "zero", mas constatar aquilo numa turma de futuros educadores físicos, no mínimo me entristeceu.

Nessa mesma aula, o professor realizou uma atividade onde colocava imagens de atletas campeões de varias modalidades do atletismo, e os grupos deveriam identificar o nome e a modalidade de cada um. Entre as imagens mostradas estavam Mo Farah, campeão olímpico em Londres '12 e esteve em todos noticiários e Marilson Gomes dos Santos, maratonista Brasileiro conhecido de todos nós. Na hora das respostas, ninguém soube dizer quem eram, muito menos qual modalidade praticavam, foi tudo no chute. Só a imagem do Usain Bolt foi reconhecida por todos.

Considerando que é uma turma de Educação Física, eu imaginava que ser informado sobre esportes era natural. Mas não é! O que percebi foi uma grande influência do mundo fitness na galera que tem em média entre 19 e 25 anos. A galera curte Academia, Frango e Batata Doce!

Não tem como negar que é melhor Academia, Frango e Batata Doce do que TV, Bacon e Batata Frita, mas o que me preocupa é que se a maioria se interessa pelo condicionamento físico em academias, quem vai educar esportivamente nosso país? Quem serão os treinadores do nosso Atletismo, por exemplo?

Se numa turma do curso de educação física ninguém tem interesse no atletismo, qual a possibilidade de termos bons treinadores nesse esporte? E se não tivermos treinadores, como teremos bons atletas? Difícil, né?

 

sexta-feira, janeiro 24, 2014

Usain Bolt vomitando depois do treino.

Momento sensacionalista do Correr Vicia, dedicado aos que acham vomitar depois de um treino intenso é coisa de fraco. Diz isso pra um tal de Usain Bolt então!

O coitado do Bolt me fez lembrar de alguns amigos.....só que meus amigos chamavam o Hugo por causa da intensidade de álcool, não da intensidade do treino. (Momento engraçadinho!)

Quem já passou por coisa parecida, mesmo que uma simples ância, acuse-se, deixa tua história aí nos comentários. Mas antes olha a situação do "Alien Bolt".

quinta-feira, janeiro 23, 2014

Meta definida, corrida nobre e perfeita para retornar.

Só tem um jeito pra conseguir manter um foco do início ao fim, é determinando uma meta. Ontem defini qual será a minha!

Fiz minha inscrição para a WINGS FOR LIFE WORLD RUN, uma corrida perfeita para quem está começando a correr, ou recomeçando como deverá ser meu caso em maio.

Três motivos me provocaram a vontade de participar da corrida, nunca tinha visto um modelo de corrida como este, muito interessante e diferente.

  1. CORRIDA SEM DISTÂNCIA DEFINIDA: Isso mesmo, não existe distância definida para a prova, o négócio é correr até o "carro chegada" te alcançar. É assim que funciona: meia hora após o sinal de largada soar e dos primeiros corredores deixarem a linha de largada, os carros partem simultaneamente em todo mundo, perseguindo os corredores. Este ritmo vai acelerar em determinados intervalos de tempo, por uma rígida escala global. Quando um Carro Seguidor passa o corredor, sua corrida terminou. É perfeito ou não pra quem está começando (ou recomeçando!) ? Melhor impossível.
  2. UMA CORRIDA MUNDIAL: Essa quero ver funcionar, mas vamos lá: a corrida vai acontecer em 35 lugares espalhados por 6 continentes ao mesmo tempo, ou seja, uma largada simultânea no mundo todo. O mais legal é que Floripa foi escolhida como a representante Brasileira no evento, e morando aqui não tem como não prestigiar uma prova desse nível. O que quero ver funcionar é o critério que determina o vencedor mundial, será que a cronometragem consegue ser tão sincronizada assim? Veremos.
  3. CAUSA NOBRE: Ainda vemos poucas corridas por causas nobres no Brasil, algumas até se travestem de beneficentes, mas são claramente comerciais. Segundo anunciado 100% da renda será revertida para pesquisas sobre lesões na medula espinal. Grifei a palavra pesquisa pois é nela que confio, nada contra campanhas para auxílio direto a necessitados, como alimentos e roupas, mas para casos de doenças, a solução para todos só vem através da pesquisa científica, por isso acho que a humanidade deveria direcionar esforços para esta área. Fico feliz de participar de uma corrida com essa causa.

Meu objetivo, como falei antes, é voltar a correr com prazer e sem dores, por isso nesses próximos 100 dias meu foco é primordialmente o fortalecimento muscular, os treinos de corrida em si ainda serão secundários. Mas ter uma prova alvo, vai com certeza me fazer levantar do sofá e colocar o corpo pra trabalhar.

No site tem vídeos explicativos e uma régua calculadora do pace para cada distância alvo, vale a pena dar uma olhada.

Valor da inscrição: USD 26,00 (pagamento feito em dólar)

quarta-feira, janeiro 22, 2014

Porque parei? Como voltarei?

Chegada da Maratona de SC
Meus últimos passos na maratona, depois disso, parei!

Os últimos passos até a linha de chegada da maratona, foram meus últimos passos em uma corrida até hoje. Isso mesmo, desde a maratona de SC (29/09/2013) eu não corro. Não fiquei parado, pratiquei alguns esportes na faculdade e recentemente voltei a surfar com frequência, mas corrida, nem pensar!

Para realizar o sonho de correr a maratona, encarei 12 semanas com dores no joelho que aumentavam tanto quanto o volume de treinos. Foi uma luta física e psicológica, tudo girava em torno de contornar o problema no menisco e conseguir chegar no dia da maratona em condições de concluir aqueles 42km.

Sofri, cheguei a chorar em alguns treinos por causa da dor e por não saber se conseguiria, mas não parei, eu queria. A única promessa que me fiz foi que depois da linha de chegada eu teria que voltar a fazer aquilo sem sofrimento. Minha meta pós-maratona era então, correr sem dores e com alegria novamente.

Nas semanas depois da maratona, as dores chegaram ao pico. Não conseguia dobrar o joelho mais de 45º, me agachar, nem pensar. Ir ao médico era inevitável, e fui com a vontade de operar o mais rápido possível, não aguentava mais aquilo.

Porém o médico me recomendou antes de qualquer coisa, paciência. Antes de fazer a artroscopia, o ideal era fazer um tratamento e tentar a reabilitação, pois apesar da ruptura, em muitos casos é possível contornar o problema sem intervenção cirúrgica.

Sai do consultório rumo a uma dose de corticóide e 15 dias depois um tratamento de 20 dias com antiinflamatório. A injenção de corticóide foi a melhor coisa do mundo naquele momento, em uma semana as dores quase nem existiam, parecia milagre.

Mas além do tratamento, a recomendação médica mais dolorida era a pausa com as corridas, mais especificamente, uns 3 meses. Era fundamental acabar com o impacto repetitivo para que pudesse me recuperar. Além disso, antes de voltar, deveria fazer um bom fortalecimento da musculatura de suporte, para evitar que os problemas voltem.

E é nesse estágio de reinício que eu me encontro agora. Aos poucos estou buscando o fortalecimento da musculatura com exercícios funcionais e atividades sem impacto, como natação, bike e na areia da praia.

Não vou mentir, não vejo a hora de voltar a correr longas distâncias, mas a idéia de fazer isso de uma forma diferente e mais consciente é o que mais me motiva nesse momento.

Os desafios são os mesmos, quem vai mudar sou eu!

 

terça-feira, janeiro 21, 2014

8 dicas para não “fritar” nos treinos de verão.

run burning

Calorão, não tem quem não reclame dele nos treinos de verão. Praticamente todos tem alguma história de “fritada” durante uma corrida ou treino.

Mas convenhamos, é ruim, mas não é motivo pra deixar de correr, basta adaptar-se. Planejamento e inteligência nessas horas é fundamental para continuar evoluindo nos treinos sem perder para os dias calor.

Seguem então 8 dicas para não fritar (ou fritar menos!) nos treinos de verão:

  1. Hidrate-se:

    Se essa dica já é importante nos dias frios, não precisa nem comentar sobre sua importância nos dias quentes, né? Você não precisa tomar 2 litros de água durante o treino, mas não deixe de repor líquidos. Em treinos mais longos, os isotônicos também podem ajudar com a reposição de sais minerais.
  2. Corra bem cedo (ou tarde!):

    Parece óbvio, mas canso de ver gente correndo as 10h da manhã, sob um sol de rachar e reclamar que o treino não rendeu! Quer treinar decentemente, quer treinar forte? Então escolha os horários certos, ou seja, bem cedo, ou a noite!
  3. Planejar:

    Planeje seus treinos, esquecer algum detalhe pode fazer seu treino virar um martírio. Carregue sua água, ou se você é como eu que não curte carregar peso extra, leve dinheiro e escolha um percurso onde você possa comprar água. Parar 2 minutos para comprar uma garrafinha d’água não vai prejudicar em nada seu treino. Outro recurso que uso quando treino em circuito, é levar uma garrafinha de casa e esconder no trajeto, cada vez que passo por ali tomo um gole!
  4. Acostume-se com o calor:

    É verão, o calor faz parte, não reclame, simplesmente acostume-se. Aproveite para desafiar-se e encare as horas de fritada como um treinamento mental também. Afinal, quando chegar o frio, todo esse esforço vai ter valido a pena.
  5. Vista a roupa certa:

    Camisetas leves ou até mesmo sem camiseta. Nada de roupa escura, outro dia vi um corredor todo de preto correndo em pleno sol, pensei na hora: “- Não vai longe!”. Óculos escuros são muito úteis pra quem corre em lugares muito claros como na praia, e claro não esqueça do boné, ou viseira, além de proteger o rosto do sol, eles ajudam a não deixar escorrer suor da testa para os olhos (eu odeio quando isso acontece!).
  6. Busque a sombra:

    Na hora de planejar o percurso, não esqueça de pensar se existem trechos com sombra que possam fazer parte dele. Um trecho com sombra no percurso vai te dar aquela refrescada física e mental.
  7. Use o bom senso:

    As vezes o treino não rende, não tem jeito. Forçar a barra pode te causar enjoos, dor de cabeça e até desmaios, não vale a pena. Se não conseguir encaixar o treino, não se preocupe, amanhã é outro dia e tudo vai ser melhor.
  8. Vá com calma:

     
    No calor a FC é naturalmente mais elevada, ou seja, correndo com temperaturas altas, você vai atingir as zonas limites mais rapidamente. Para quem se baseia nos bpm para realizar o treino, vai perceber que o ritmo acaba sendo menor, relaxe e curta a corrida.

Bom galera, reclamar do calor pode, o que não pode é deixar de treinar! Boa fritada a todos.

segunda-feira, janeiro 20, 2014

A primeira planilha.

Planilha corrida
Minha 1ª planilha de corrida que veio na Runner's World.

Em novembro de 2008 eu recebia a minha primeira revista de corridas. Era a primeira edição da Runner's World Brasil e com ela descobri que existia um mundo a se desvendar nesse esporte.

Foi nessa revista que descobri o que era uma "planilha" e que correr não era só colocar os tênis e sair feito um louco rua a fora até cansar. Sei que é clichê, mas tenho que dizer: A 1ª planilha, a gente nunca esquece!

Lembro que foi difícil começar devagar, apesar de ter condições de correr mais rápido, tentava respeitar o ritmo determinado na planilha, resistia ao tédio mesmo me sentindo uma "tia velha" correndo.

Mas hoje posso afirmar que esse é o maior desafio pra quem começa, saber respeitar o ritmo de treino e não sair pra bater o recorde pessoal toda vez que corre. A evolução nas corridas acontece gradualmente e é importante entender que não é do dia pra noite que se consegue correr com prazer e num bom nível de performance.

No início é chato, cansativo. Dez minutos de corrida parecem duas horas, o ritmo parece que não encaixa, a respiração é ofegante e a sensação de afogamento é quase constante, tudo tende a fazer que você desista. E o pior, não serão apenas 2 semanas de sofrimento, provavelmente você vai se sentir confortável com esse "sofrimento" só depois de 1 mês de muito suar a camiseta.

Confesso que não cumpri 100% da minha primeira planilha, as vezes me soltava pra correr de qualquer jeito, e por isso acabei me lesionando. Mas foi essa planilha que me colocou no mundo das corridas, foi ela que me viciou.

 

terça-feira, janeiro 14, 2014

Como programar o treino no Garmin?

Tutorial Correr Vicia

Desde que comecei a utilizar o Garmin nos meus treinos, utilizo o Garmin Training Center para programar os treinos da planilha e envia-los ao relógio.

A grande vantagem de ter o treino programado é não precisar controlar as etapas olhando no relógio a todo momento. Com o treino programado, basta apertar o botão de início e correr, quando atingir o objetivo da etapa ou estiver fora dos limites determinados, o Garmin te avisa. É como ligar no piloto automático.

Para mostrar os passos para programar o treino, fiz o vídeo abaixo, espero que seja útil pra vocês.

O Garmin Training Center, você pode baixar nesse link - http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=835

Se tiverem alguma dúvida de como utilizar o programa, é só perguntar!

sábado, janeiro 04, 2014

2013 em 15 segundos

Como descrever o que foi o ano em fotos? Que tal selecionar aquelas que mais representaram certos momentos, jogar tudo num aplicativo, colocar uma música de fundo e pronto? Bem, foi assim que fiz esse vídeo abaixo, utilizando o App para Android e iOS FLIPAGRAM.

Meu ano de corridas em 15 segundos.

Outro site que fez um snapshot utilizando as fotos mais curtidas do instagram, foi o STATIGRAM. Basta solicitar o snapshot que vc quer que com base nas suas estatísticas ele mesmo cria a imagem ou vídeo. Esse aí foi o meu...

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Quero um 2014 mais orgânico.

Medalha maratona de Santa Catarina
A principal meta de 2013 foi atingida

Confiando no que tinha sido 2012, tracei 7 metas para 2013 que vocês podem rever nesse Post. Entre essas metas, consegui realizar a principal delas, me tornar um maratonista. Foi bem mais difícil do que eu planejava, mas a missão foi cumprida.

As metas de recordes ficaram bem longe de serem alcançadas, na verdade desde abril quando comecei a sentir as dores no joelho, já sabia que não chegaria nem perto dos meus melhores tempos em qualquer distância que fosse.

Planejei treinar muito, no fim treinei menos.

Para 2014 não vou traçar nenhuma meta além de voltar a correr normalmente, preciso voltar a ver a corrida com menos necessidade de superação e mais diversão. Além disso, tenho provado com o passar dos anos, que toda vez que planejo muito, geralmente tudo acaba acontecendo por caminhos diferentes e inesperados.

Quero um 2014 mais orgânico, com naturalidade e instinto, sem metas quantitativas, focando na qualidade e sabendo aproveitar cada vez mais o processo da conquista e não somente o produto.

Um Feliz 2014 pra todos, sempre curtindo cada km como se fosse o ultimo!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...