quinta-feira, março 28, 2013

4ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis - Meu melhor, sem sofrer.

Meia Internacional de Floripa

Minha 3ª meia maratona foi muito melhor do que eu imaginava. Na semana passada eu havia escrito sobre a importância de se ter confiança, e acho que foi justamente ela que me fez aproveitar da melhor forma cada km da 4ª Meia Maratona de Florianópolis.

A prova que na edição de 2012 apresentou diversos problemas, contou este ano com a organização da Latin Sports e passou a ser uma das melhores corridas de rua de Santa Catarina. Tudo perfeito, desde a entrega dos Kits, arena do evento, ordem na largada, presença de atletas de nível internacional, percurso bem sinalizado, muita hidratação, resumidamente uma corrida que dá prazer e orgulho de participar.

Para completar, o dia estava perfeito, temperatura em torno de 20ºC, vento muito fraco, parcialmente nublado, São Pedro ajudou muito. O percurso predominantemente plano, com apenas dois elevados nos primeiros 5 km, foi outro fator interessante para quem estava estreando, buscando seu recorde ou até mesmo querendo se divertir sem se matar, que era o meu caso!

Juntando as 3 distâncias (5km, 10km e 21km) o evento contou com a participação de 2.172 corredores concluintes, sendo 983 nos 21km.

Meia Internacional de Floripa - Equipe TIME

MINHA PARTICIPAÇÃO

Meia Internacional de Floripa - Rindo a ToaEssa não era minha prova alvo no ano, mas mesmo assim eu sabia que ir bem nela me traria de volta a confiança para as corridas de longa distância, por isso resolvi ter como meta “fazer o meu melhor sem sofrer”.

Procurei não arriscar em nada, desde a escolha dos tênis até a hora de dar o sprint final, fiz tudo pensando em evitar riscos, não queria dar chances a erros que pudessem tirar toda confiança conquistada nos últimos treinos.

Já na largada, procurei ser conservador e conter o ânimo, fiz os 2km iniciais de forma progressiva, sem “afogar”, isso já havia funcionado outras vezes, e funcionou de novo. Depois de encontrar o ritmo de cruzeiro, a corrida acaba fluindo naturalmente, chega dar a impressão de que é possível correr um dia inteiro naquele pace.

Mais uma vez, utilizei o Virtual Partner do Garmin para servir de referência durante a corrida. Acho sempre confortável ter tudo ali pronto, sem precisar fazer contas durante a corrida para saber se está dentro do tempo, ou qual a previsão de chegada.

Coloquei no VP a meta de sub-2h (Pace 5:40/km), mas desde o início a cada apito de 1km do Garmin via que o sub-2h seria relativamente fácil, pois meu pace correndo de forma confortável era próximo a 5:00/km, ou seja, a cada km eu acumulava em torno de 40s para gastar a hora que fosse preciso.

Ju e Gui - Meia Maratona de FlorianópolisQuando cheguei no 10ªkm, fiz uma avaliação da corrida, e percebi que estava tudo sobre controle, então resolvi segurar um pouco para garantir um fim de prova mais forte. Subi o pace para próximo de 5:10/km e usei o trecho entre os kms 11 e 15 para “descansar”.

A partir do 16ºkm, ainda com gás pra gastar, resolvi me soltar e voltar a correr num ritmo mais rápido. O pace voltou a ficar entre 5:01 e 5:08/km, até cruzar a chegada com 12’ na frente do VP, terminando a prova com 1h48’03”.

Ao cruzar a linha de chegada, cheguei a ficar arrepiado de tanta felicidade com meu desempenho. Terminei a minha 3ª meia maratona com uma certeza absurda de que minha distância preferida são os 21km. Já estou contando os dias pra próxima.

 

 

 

RESULTADO

O objetivo de fazer sub-2h foi cumprido com sobra, o tempo de 1h48’03” pode ser 4’43” mais lento que meu recorde na meia maratona, porém foi muito melhor do que eu imaginava que conseguiria fazer. Esse tempo é uma grande motivação para ir em busca do recorde na meia de Floripa O2 em 09/jun.

Meu pace médio ficou em 5:06/km.

TEMPO OFICIAL: 1h48’03”

COLOCAÇÃO CAT. M35-39: 64º de 129

COLOCAÇÃO MASCULINO: 364º de 788

COLOCAÇÃO GERAL: 405º de 983

REGISTRO GARMIN

terça-feira, março 19, 2013

Nada melhor do que ter confiança…

Faz 9 meses desde a minha última meia maratona. Meu planejamento não era bem esse, pretendia ter corrido uma meia no segundo semestre do ano passado, o que não acabou acontecendo. Planos modificados, um pouco de desmotivação e um período de retorno bem gradual e progressivo, podem resumir estes últimos 9 meses.

Nesse período, voltei a encarar a corrida de forma mais lúdica, desligado da preocupação de performance. É um exercício difícil deixar de olhar o Garmin e correr com sentimento, mas quando isso acontece, quando nos desapegamos de objetivos quantitativos, percebemos que uma boa corrida é muito mais uma questão da mente estar tranquila e concentrada, do que apenas postura, força e passadas rápidas.

Posso não ter batido nenhum RP, nem participado de muitas corridas nos últimos 9 meses, mas aprendi muito sobre como deve ser a corrida perfeita pra mim, me conheci melhor e ganhei confiança para encarar os desafios indo em busca antes de qualquer coisa, da sensação de dever cumprido e de ter feito o melhor possível durante toda corrida.

Considero a meia de Florianópolis, o primeiro obstáculo em direção ao objetivo principal de 2013, que é a estreia em maratonas no segundo semestre. Mas apesar de fazer bastante tempo dá ultima meia, posso afirmar que não estou preocupado com meu desempenho, muito menos ansioso, acho que a certeza de que treinei o suficiente e de que vou me divertir na prova, são a principal fonte desta confiança….e nada melhor para encarar os 21km, do que ter confiança.

sexta-feira, março 15, 2013

Relembrando a Meia de Nova York…

480557_390853450944388_1112987330_nDia 18 de março completa 1 ano que eu e a Juliana estreamos nas meias maratonas, foi inesquecível como queríamos que fosse. Era aniversário da Juliana, e na sensacional Meia Maratona de New York

Contei toda história aqui no Blog, desde os treinamentos até o relato da corrida, passando pela expo e o último treino no Central Park.

Temos ótimas lembranças de toda viagem, mas o dia da meia maratona certamente ficará marcado pra sempre na nossa história.

Quem na época não acompanhou, ou até mesmo pra quem quiser relembrar com a gente, aqui estão os links dessa história:

E estes são os vídeos da Corrida…

No domingo, dia 17/03, acontece a edição de 2013 da Meia de NYC, quem quiser acompanhar, pode acessar o site da NYRR.ORG e assistir a transmissão ao vivo. #FicaDica

quarta-feira, março 13, 2013

Eu sou 1h43’18”

Achei demais essa campanha da Asics - SEU TEMPO DIZ QUEM VOCÊ É.

Nada descreve melhor um corredor do que seu tempo. Temos nome, idade, peso como qualquer ser humano comum, mas o que nos difere é nosso tempo.

A campanha é para promover o circuito Golden Four Asics 2013. Acesse o site e veja mais - http://www.asics.com.br/golden4asics

E vcs, quem são?

terça-feira, março 12, 2013

OBJETIVO, ESTRATÉGIA E TEMPO - 4º Meia Maratona de Florianópolis

542662_428284853915379_2083557999_nDia 24/03 acontece a 4ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis, minha 3ª meia maratona, a 1ª de 2013. Uma prova que desde o início do ano faz parte do meu calendário como preparação para o grande objetivo do 1º semestre, que é a Meia de Floripa no dia 09/06.

Porém, faltando menos de 2 semanas para a corrida, a motivação de participar de mais uma meia maratona é tanta, que dá vontade de pensar em recorde pessoal. Mas vou me conter, terei que me conter!

Os treinos melhoraram muito nas últimas semanas, e com mais duas semanas, acho que estarei em boas condições de encarar a primeira meia do ano. Ter segurança nessas horas é importante.

OBJETIVO, ESTRATÉGIA E TEMPO.

Meu objetivo para esta corrida é bem simples: Fazer meu melhor, sem me matar!

Como meu principal objetivo é só em Junho, não tem explicação forçar demais nessa prova. Mas também não quero só “passear”, pois acho que fazer uma boa prova serve também para me dar confiança para as próximas.

Ainda preciso definir minha estratégia, geralmente faço isso apenas um dia antes. Mas já tenho em mente, fazer a primeira parte da prova (5 ou 7km) de forma confortável, sem preocupação com ritmo, pois historicamente me sinto muito melhor fazendo a corrida de forma progressiva, e dependendo de como estiver, encaro um ritmo mais rápido ou não nos km’s seguintes.

Se conseguir terminar a prova em menos de 1h55’ já vou considerar um ótimo tempo. Abaixo de 2h dependendo das condições também me deixará feliz. Mas mais importante que isso, será aguentar a corrida toda sem quebrar!

É claro que muita coisa pode mudar ainda, inclusive durante a prova, mas posso garantir. Cada dia que passa, tenho estado mais motivado em fazer esta Meia Maratona de Florianópolis. Acho que Meias Maratonas VICIAM! Não?

terça-feira, março 05, 2013

Livro - Fórmula de Corrida de Daniels

FORMULA DE CORRIDA DE DANIELS

Recebi recentemente da Artmed Editora (Grupo A) o livro Fórmula de Corrida de Daniels, de Jack Daniels. Um excelente guia para os corredores que buscam conhecer mais sobre o esporte.

SINOPSE:

O renomado treinador de corrida Jack Daniels apresenta, neste livro, sua fórmula de eficácia comprovada, guiando o leitor para que se torne um corredor mais rápido e mais forte. Cada programa – para competições ou para a recuperação do condicionamento – incorpora a combinação ideal de treinamento, ajudando no desenvolvimento de resistência, força e velocidade.

O treinamento pode ser customizado para seu nível de aptidão física atual e para o número de semanas que você tem disponível para treinar, além de fornecer a solução perfeita para curtas temporadas de treino.

Logo nas primeiras olhadas, já é possível perceber que trata-se de um verdadeiro GUIA DO CORREDOR, abordando desde a influência dos aspectos genéticos, até as peculiaridades psicológicas que envolvem a melhora de rendimento nas corridas, passando pelo treinamento propriamente dito, é claro.

O livro apresenta também diversas planilhas e dicas de exercícios complementares que tornam ele uma ferramenta prática para o corredor.

Dos poucos capítulos que li, já encontrei muita coisa útil para aplicar no dia-a-dia, muitas delas pretendo inclusive compartilhar aqui em posts futuros.

Quem tiver interesse em aprofundar o conhecimento sobre o esporte, e deseja descobrir novos caminhos para melhorar seu rendimento, o livro Fórmula de Corrida de Daniels, é uma boa dica!

O Livro está disponível no site da editora: CLIQUE AQUI

segunda-feira, março 04, 2013

Sorteio - 4ª Meia Maratona de Florianópolis

Cópia_de_segurança_de_Cópia_de_segurança_de_Sorteio Babylook

O podcast Por Falar em Corrida, em parceria com a Latin Sports, está sorteando duas inscrições para a 4ª Meia Maratona Internacional de Florianópolis, que acontece dia 24/03.

A prova oferece aos atletas percursos de 21 km, 10 km e 5 km. Em 2013, o evento marca presença com realização da ABEE e organização da Latin Sports, empresa reconhecida internacionalmente pela realização de eventos já tradicionais no segmento de endurance, como o Ironman Brasil e as Maratonas de Santa Catarina, Curitiba e Porto Alegre.

O sorteio acontece dia 07/03, e os ganhadores serão divulgados no podcast e pelas redes sociais do Por Falar em Corrida.

Para participar do sorteio é simples, basta seguir os passos:

1 - Curtir a página do Por Falar em Corrida no Facebook (https://www.facebook.com/porfalaremcorrida)
2 - Acessar o link http://migre.me/dv6Hh e clicar em "QUERO PARTICIPAR"
3 - Compartilhar esta imagem!

Participem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...