terça-feira, fevereiro 26, 2013

Correndo na contra-mão.

imagesFaço a maioria dos meus treinos em uma rua com muito poucas calçadas, o que me obriga a ter que correr pela famigerada sarjeta, dividindo espaço com os carros. E desde que comecei a correr, vejo cada vez mais gente correndo nessa mesma rua e com este mesmo problema, porém alguns atletas acabam agravando o risco por desconhecerem uma regra básica para quem caminha ou corre na sarjeta: Andar na CONTRA-MÃO.

Comecei a observar nas últimas semanas, que a grande maioria dos corredores correm no mesmo sentido do trânsito, da mesma forma que fazem os ciclistas. Porém a regra para quem caminha ou corre, é exatamente oposta a de quem pedala.

Para nós corredores, a melhor opção é correr na contra-mão do trânsito de automóveis. O motivo é simples: É mais fácil de visualizar os carros que passam próximo a você, e assim manter o controle da situação.

Vendo de frente o carro que está vindo, é possível subir na calçada, ou até “se atirar no mato”,ou seja, você terá mais condições para se defender.

Correr no mesmo sentido do trânsito, faz com que o perigo venha por trás, e muitas vezes só é percebido a poucos metros, dificultando e diminuindo o tempo para reação. E o risco pode se agravar se o corredor estiver utilizando fones de ouvido.

Então fica combinado. Correr na sarjeta, só na CONTRA-MÃO!

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

1º Corrida Cross Country da Barra da Lagoa ACORSJ

1Corrida Cross Country Barra da Lagoa

No último domingo participei da 1ª Corrida Cross Country da Barra da Lagoa, promovida e organizada pela ACORSJ (Associação dos Corredores de Rua de São José). Foram aproximadamente 207 atletas que fizeram os 10km da prova individualmente ou em duplas.

Eu e a Juliana nos inscrevemos na categoria de duplas mistas, já que nenhum de nós está 100% para encarar uma prova de 10km em trilhas. em início de temporada, ainda longe das provas alvo, é bom ser prudente, pelo menos nós pensamos assim.

O dia amanheceu lindo e perfeito para quem ia curtir uma praia com “sombra e água fresca”, mas pra quem ia participar de uma corrida Cross Country, o dia estava quente demais. E a para piorar e dificultar um pouco mais, a prova estava marcada para largar às 9:00h da manhã, que com a mudança de horário, era equivalente a 10:00h do horário de verão.

Pra resumir o drama, pouco antes da largada, o termômetro já marcava 32°C, e a sensação térmica era certamente próxima a 35°C, ótima temperatura pra fritar e/ou cozinhar um corredor

MINHA PARTICIPAÇÃO

537034_295609913897828_503805309_n(1)A prova de revezamento da qual participamos, foi dividida em um trecho de 5,5km, que ficou comigo, e outro de 4,5km que ficou para a Jú fazer.

Aqueles 5,5km, foram os meus piores em uma corrida até hoje. Fiz tudo errado, planejei e acreditava que conseguiria fazer uma corrida forte, mas fui além do que podia para meu preparo atual. Acabei sucumbindo muito antes do que devia e tive que terminar a prova com raiva de não ter aguentado e cumprido meu objetivo.

Larguei muito forte, meu 1ºkm foi com pace médio de 4’20”/km, com alguns picos de 3’54”/km. Considerando que estava correndo na areia e com um sol de derreter, estava na cara que aquela loucura da largada não terminaria bem.

Na metade do caminho, o percurso saia da praia e entrava em uma trilha pelo bosque do Rio Vermelho. Ao ver a entrada do bosque ao longe, até tive uma esperança de que as coisas iam ficar mais fáceis sob a sombra das árvores, ledo engano. Apesar da sombra no bosque, não tinha uma brisa sequer, o que fez o calor continuar insuportável.

Logo na entrada do bosque veio a pior parte da prova pra mim. Fui além do que poderia ter ido nos 2,5km de praia, tentei reduzir o pace para retomar o fôlego, mas não funcionou, então a solução foi ser consciente dos limites e caminhar alguns metros. Foram aproximadamente 40 segundos de caminhada para desafogar, funcionou, mas o psicológico ficou bem abalado.

Eterna DuplaMe senti um derrotado, a corrida havia perdido totalmente a graça naquele momento. Voltei a correr num pace bem mais prudente, afim de terminar logo, mas sem caminhar de novo.

Nunca tinha sentido tamanha frustração em uma corrida, mas serviu para perceber que a pior coisa numa situação dessas, não é a parte física, mas a psicológica. O fôlego, com uma parada, volta, mas a concentração e motivação vão embora e não voltam mais.

Terminei os 5,5km do meu trecho com aproximadamente 29’30”. Digo aproximadamente, pois esqueci de desligar o cronômetro quando entreguei o bastão para a Jú.

A DUPLA E O RESULTADO

Optar pela prova de revezamento em parceria com a Jú, foi uma das escolhas mais inteligentes que já fiz. Além de me “obrigar” a terminar meu trecho sem desistir, em respeito a minha parceira, também era consolador saber que não teria que sofrer por muito tempo. Se tivesse que fazer os 10km sozinho, não teria completado.

A Jú fez o trecho de 4,5km em 23’21” e acabamos chegando na 6ª colocação entre 15 duplas.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

POSITIVO

NEGATIVO

Percurso Diferente e Inovador para provas de 10km em Florianópolis. Longe da Beira Mar! Horário da Prova (9:00h)
Ótimo Custo-Benefício
(R$30,00 + Pacote de Fraldas)
Atraso na largada (15 min)
Boa sinalização nas trilhas Sem cronometragem eletrônica
Animação do evento Resultados bagunçados
  Demora nas premiações

 

REGISTRO DO GARMIN

(Fonte de Fotos: Loucos por Corridas)

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Tri Loco Azar !!!

Triathlon

Em plena terça de carnaval, acordei com vontade de fazer algo diferente. A primeira coisa que me veio a cabeça foi: nunca tentei nadar, pedalar e correr, de uma só vez, num só dia. Resolvi então, encarar o desafio criado de surpresa, e fazer minha primeira experiência no triathlon.

Nada planejado, tudo de surpresa, com os equipamentos que tinha para o momento. Nunca tinha feito um treino de triathlon sequer, não tinha a mínima ideia de como me sairia, mas nem pensei muito no que ia acontecer, fui confiante que chegaria ao fim de qualquer forma….Tri Loco Azar!

NATAÇÃO - 700m

Aproveitei a Lagoinha Pequena em frente de casa para dar minhas braçadas. A Juliana me acompanhou de caiaque, e me ajudou a dar direção e marcar a distância e tempo do percurso.

Sem muitas pretensões de ser rápido dentro d’água e pensando em me poupar um pouco, fiz os 700m que tinha me proposto em 21’00”. 

T1

Pra quem não sabe, T1 é a 1ª transição do triathlon, é quando é feita a troca da natação para o ciclismo.

Entre sair d’água, correr até em casa, descansar um pouco, colocar os acessórios do ciclismo e sair para pedalar, levei em torno de 11 minutos.

CICLISMO - 11km

Peguei minha Mountain Bike e parti para 10km de pedal, a parte mais tranquila do desafio. Acabei fazendo 11km, e achei que poderia ter sido mais. Mas como o objetivo não era fazer um Ironman ainda, já foi suficiente para matar a minha curiosidade com o o triathlon.

Foram 11,17km em 32’53”, média de 20,4km/h (Clique aqui e veja o percurso no Garmin)

T2

A transição da bike para a corrida foi bem mais tranquila, e consegui fazer em 5 minutos aproximadamente.

CORRIDA - 5km

Agora eu estava em casa, afinal correr é bem mais comum pra mim do que os outros dois esportes anteriores. Escolhi correr 5km em um bom ritmo, e acho que a motivação do desafio que me impus acabou me fazendo correr melhor que o esperado.

Corri os 5km em 25’43”, pace de 5’08”/km. (Clique aqui e veja o percurso no Garmin)

Conclui o “Desafio Tri Loco Azar” em aproximadamente 1h35’00”.

TRI LOCO AZAR

Rede AtlântidaPra quem não conhece os programas de rádio da rede Atlântida, Tá Vazando e Pretinho Básico, explico: A expressão “Tri Loco Azar” é um bordão utilizado pelo integrante Arthur Gubert (@arthurdeverdade) para descrever uma pessoa que não mede as consequência das suas atitudes.

Como o desafio de hoje foi criado repentinamente e de certa forma, inconsequentemente, acredito que a expressão se encaixou perfeitamente. Tri Loco Azar!

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Nike Flyknit Lunar+ 1

Sp13_SNP_RN_Flyknit_M.jpegSp13_SNP_RN_FlyKnit_W.jpeg

Recebi hoje este release do novo tênis da Nike. Achei interessante, pois finalmente a Nike parece ter conseguido equilibrar leveza e amortecimento na sua linha de Tênis.

Sou fã da marca a muito tempo, meu sonho de consumo na adolescência era um Air Jordan. Mas desde que comecei a correr nunca achei um modelo que valesse a pena experimentar, sempre acabei optando pelos Asics.

Fiquei curioso pra conhecer, quem sabe a Nike lê este post e manda um pra testes?! Viria em boa hora….

SEGUE O RELEASE:

Nike Flyknit Lunar+ 1, o tênis à frente do seu tempo
Malha superior ultraleve se ajusta pé como se fosse uma segunda pele
São Paulo, 4 de fevereiro de 2013  - A partir de agora, os corredores que estão se preparando para a temporada de 2013 não vão ter que  sacrificar tanto seus pés. Esses esportistas sonham em calçar um tênis bem leve, confortável e estiloso, com um amortecimento incrível e um ajuste perfeito para encarar vários quilômetros.  Pensando nisso, a Nike apresenta o Flyknit Lunar+ 1 que oferece um cabedal (parte superior do calçado) praticamente perfeito usando a tecnologia Flyknit junto com o leve e eficiente amortecimento de resposta Lunarlon.

O processo de construção do cabedal permite que cada ponto de costura seja feito com precisão, proporcionando flexibilidade e um ajuste mais personalizado. A malha ultraleve do Nike Flyknit Lunar 1+ cria uma camada única no cabedal que elimina sobreposições, reduz o peso e diminui em 80% o desperdício de tecido durante a fabricação.

Desde o seu lançamento há um ano, a tecnologia Nike Flyknit redefiniu o desenvolvimento e criação dos tênis de corrida para proporcionar um ajuste mais preciso às necessidades específicas do pé. A estrutura e o suporte do cabedal em malha reduzem os pontos de costura, peso e áreas de atritos.

Agora, o Nike Flyknit Lunar+ 1 proporciona flexibilidade, apoio e respirabilidade com a adição de uma entressola com mais amortecimento - uma ótima solução para os corredores iniciantes e intermediários.

O Nike Flyknit Lunar+ 1 combina Flyknit com Lunarlon. Sua espuma flexível fornece amortecimento de resposta ultrasuave. O novo modelo tem uma plataforma neutra que beneficia uma ampla gama de corredores que procuram um tênis ágil e com bom amortecimento. Na sola, borrachas duráveis foram estrategicamente colocadas para oferecer proteção máxima com o mínimo impacto em áreas-chave no calcanhar e antepé. A parte superior, que incorpora a tecnologia Nike Flywire, é em malha ultraleve e se ajusta como se fosse uma segunda pele, se moldando ao movimento natural do pé.

No ano passado, o Nike Flyknit Racer foi criado, testado,  usado e aprovado por atletas de elite (alta performance) nas maratonas. O Nike Flyknit Lunar+ 1 expande a linha para o corredor amadores, oferecendo uma brilhante paleta de cores brilhantes.


Peso: 226g (42 masculino/ USA10) e 181g (tamanho 37.5/ USA 8 feminino)
Numeração masculina: do 39 ao 44
Numeração feminina: do 35 ao 39
Preço Sugerido:  R$ 699,90
Pisada: neutra
Início das vendas: fevereiro de 2013

domingo, fevereiro 03, 2013

Fotos da Corrida 30k Ponta do Papagaio

024-IMG_3903

Hoje pela manhã aconteceu na praia da Pinheira e Palhoça-SC, a corrida de revezamento 30k da Ponta do Papagaio.

Eu não corri, mas fotografei, e aqui está o resultado da minha participação atrás das lentes:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...