segunda-feira, janeiro 28, 2013

Night Run Costão do Santinho (5km) - A primeira de 2013

Night Run Santinho 2013

Mais uma vez a Night Run Costão do Santinho abriu meu calendário de corridas. A prova organizada pela I9 eventos que aconteceu no último sábado (26/01) na praia do Santinho, contou com bom público e muita animação. Foram 706 atletas correndo entre praia, dunas e contra o vento.

A corrida teve uma alteração no trajeto em relação a primeira edição que aconteceu no ano passado. Desta vez, no final do trecho de praia, ao invés do zig-zag para incrementar a distância, o percurso entrava numa trilha pelas dunas. A areia fofa acabou aumentando o grau de dificuldade da prova, porém na minha opinião ficou menos monótono e mais desafiador. Foi uma boa mudança!

Largada SantinhoPorém vi muita gente reclamando do fato da entrada da trilha ser muito estreita, o que acabou criando um congestionamento e prejudicando muitos atletas. Eu não peguei este congestionamento, mas escutei de algumas pessoas que além do problema de pouco espaço, existiam também os atletas mal educados, que além de reclamar, acabavam empurrando e atropelando quem estava pela frente. Na minha opinião, um problema não justifica o outro e a falta de educação não pode ter espaço nas corridas. Acho interessante a organização repensar a entrada da trilha para a próxima edição, afim de evitar estes problemas.

Outra reclamação comum a entre os atletas que participaram da prova de 10km, foi a escuridão da trilha na segunda volta. Como o vento forte apagou as tochas que serviriam de guia no percurso, alguns atletas tiveram dificuldade de se orientar. Além disso não existia tapete de checagem no retorno, ou seja, dúvidas ficam pairando no ar, se é que me entendem!!!

Pra completar, o vento contra e forte tirou o sonho de muita gente em fazer um bom tempo, inclusive o meu. Correr contra aquela ventania, depois de ter cansado as pernas na areia fofa, foi quase uma tortura.

MINHA PARTICIPAÇÃO

eu e Ju SantinhoEu não tinha muitos objetivos nesta prova. Acho que a principal motivação era retomar a participação nas corridas, e claro testar meu atual estado físico, já que os treinamentos voltaram ao normal a muito pouco tempo. Pensando nisso, acabei escolhendo participar da menor distância (5km), pois não tinha porque me matar nos 10km.

Estrategicamente, optei por largar o mais forte possível, afim de aproveitar o trecho de vento a favor pra ganhar tempo, já que a volta não seria fácil. Até o km 1,7, foi uma beleza, pace abaixo de 5’/km, mas depois de entrar na trilha a dificuldade começou aparecer.

Eu até gosto de correr nas dunas, me agrada ter que usar técnica e inteligência para manter um bom ritmo e escolher o melhor caminho ao mesmo tempo. Vi muita gente sem experiência nesse tipo de piso, pois acabavam optando pelo centro da trilha onde a areia era mais solta, ao invés de ir pelos cantos e até mesmo sobre a vegetação.

Depois da trilha que teve aproximadamente 1,5km, veio a pior parte, o vento contra. Depois de sábado, cheguei a conclusão que o pior obstáculo numa corrida pra mim será sempre o vento contra, principalmente na intensidade que estava naquele dia.

Não consigo estabelecer uma constância e muito menos manter uma postura quando enfrento um vento forte. Os últimos 1700 metros pareciam 10km. Resolvi então me render a natureza e relaxar, fui no ritmo que deu até a chegada.

Cruzei a linha de chegada com 26’28”, satisfeito com meu desempenho e a primeira medalha do ano.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

POSITIVO

NEGATIVO

Simpatia dos Staffs

Má iluminação do percurso

Medalha bonita

Entrada da trilha muito estreita

Animação do evento

Preço da inscrição (R$ 80,00)

Paisagem da praia do Santinho

Sem tapete de checagem no retorno

Distância exata

Sem data/ano na medalha

 

MEU RESULTADO

 

Tempo Oficial: 26’28”

Colocação Geral 5km: 58º de 226

Link dos resultados - http://migre.me/cZHcz

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Dicas Garmin - Como determinar objetivos no Garmin Connect.

Quem utiliza o Garmin Connect e já tem algum objetivo definido para os próximos meses, tem uma forma bem fácil de administrar os números do seu desafio.

Existe uma ferramenta no Garmin Connect, que gerência o progresso da sua meta, facilitando o acompanhamento e porque não, motivando.

Segue abaixo o passo-a-passo para utilizar esta ferramenta. Como exemplo vou utilizar o meu objetivo de percorrer mais de 2000km correndo em 2013.

PASSO 1

  • Acesse o Gamin Connect e entre em PLANIFICAR - OBJETIVOS;

Dica Garmin 01

PASSO 2

  • Após acessar a página dos objetivos, clique em CRIAR UM NOVO OBJETIVO

Dicas Garmin 02

PASSO 3

  • Preencha os dados para seu novo objetivo:
    • Novo Objetivo - Dê um nome para o objetivo
    • Tipo de Atividade - escolha o tipo de atividade do objetivo, você pode escolher entre todas opções de atividades disponíveis no Garmin
    • Tipo de Objetivo - Escolha entre os seguintes tipos de objetivo:
      • Tempo: determine um tempo total que você quer correr durante um certo periodo
      • Distância: determine um quilometragem que você quer correr durante um certo período
      • Calorias: determine quantas calorias você quer queimar durante um certo período
      • Frequência: determine quantas atividades você quer realizar em um certo período
    • Qual seu Objetivo? - Coloque qual o valor numérico da sua meta.
    • Medidas Durante - escolha durante qual período quer realizar o seu objetivo. As opções são 7 ou 30 dias, um mês de calendário ou anual.
    • Data do início
    • Privacidade - Pública ou Privada.

Dicas Garmin 03 

PASSO 4

  • Pronto, seu objetivo já está configurado. Agora é só visitar a página de objetivos para acompanhar a evolução do seu objetivo.

Dicas Garmin 04

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Engrenando

Engrenagem_2

Finalmente uma semana completa de treinos. Depois da difícil arte de recomeçar, os treinos começaram a engrenar.

Consegui correr 3 dias, somando 26,04 km percorridos na semana que passou. Ainda é pouco, uma quilometragem baixa, mas já serviu para tirar a preguiça do corpo.

De sobra ainda teve uma sessão de Surf como crosstraining. Foi 1:30h dentro d'água, num dia especial de praia com boas ondas, que me trouxeram de volta o ânimo e vontade de voltar com mais frequência ao mar.

Espero conseguir repetir a sequência de treinos nesta semana que começa. Esta de novo no topo das prioridades cumprir a planilha.

É difícil recomeçar, mas como em qualquer coisa viciante que existe, basta um “gole” pro vício voltar.

Link dos 3 treinos da semana passada:

Treino #01 - http://migre.me/cTW7i

Treino #02 - http://migre.me/cTW7U

Treino #03 - http://migre.me/cTW8h

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Viajar Vicia - Passagens Aéreas

Dicas de viagem - Passagens Aéreas

Semana passada eu coloquei aqui no blog duas dicas para encontrar boas hospedagens quando for viajar. Hoje as dicas são para encontrar as passagens aéreas.

Já tive a oportunidade de utilizar os dois sites que vou sugerir aqui. Em ambos tive uma experiência muito boa, por isso acho que vale a pena compartilhar com os “maraturistas” que curtem o blog.

Os sites são os seguinte:

1 - DECOLAR.COM

Hoje em dia muita gente já conhece esse site, se não compraram passagens através dele, certamente já entraram pra pesquisar preços. É sem dúvida uma ótima opção para quem quer viajar dentro do Brasil e/ou para o exterior.

O interessante nele é que além de procurar automaticamente em todas companhias os melhores preços, o pós venda é excelente. Quando fomos para NY no ano passado, além das passagens acabamos contratando também com através da decolar.com o seguro viagem, imprescindível para quem vai correr em outros países, afinal é uma forma de ficar tranquilo quanto a problemas de saúde.

Além da passagem e dos seguro viagem, é possível encontrar hospedagem no site, porém acho que as opções que indiquei na semana passada são melhores. (Clique Aqui e veja o post da semana passada.)

O site da decolar é www.decolar.com , e também existe o aplicativo para iOS.

2 - SKYSCANNER.COM.BR

www.skyscanner.com.br

Descobri este site através do aplicativo disponível para iOS, e atualmente sempre que quero pesquisar preços de passagens consulto ele em primeiro lugar. A interface para pesquisa é muito amigável, e a forma como é apresentado os resultados permite verificar as melhores datas para viajar por preços mais baratos.

A consulta também é feita em todas companhias aéreas que existem, porém diferente do que acontece no decolar.com, a compra é finalizada diretamente no site da companhia aérea, o que para os mais desconfiados com compras pela internet pode parecer mais seguro.

O site é www.skyscanner.com.br , e também existe o aplicativo para iOS, que recomendo muito!

segunda-feira, janeiro 14, 2013

A difícil arte de recomeçar

Acreditem vocês, ou não, recomeçar a rotina de treinos é mais difícil do que o ato de começar a correr. Digo isto por experiência própria, afinal estou vivendo isto neste exato momento.

Já tracei minhas metas, já coloquei fim nas férias e falta de compromisso com as corridas, já tentei iniciar as planilhas de treino, mas a coisa ainda não engrenou.

Quando começamos no mundo das corridas, tudo é novidade e motivação. Adquirir o vício de correr é rápido e certeiro. Costumo dizer que basta completar a primeira prova de 5km para garantir pelo menos 6 meses de paixão por este esporte. Mas recomeçar é algo mais cético, sem o mesmo brilho de uma primeira vez, porém tão cansativo quanto os primeiros km’s, ou seja, é ônus sem bônus.

A semana que passou foi uma semana de treinos perdida. Não fiquei sentado no sofá tomado pela preguiça, mas a desordem de uma vida sem rotina me tirou a hora certa de correr. Acabei fazendo apenas 1 treino, e frustrado por não conseguir cumprir o que tinha colocado como objetivo.

Começo esta semana com muita vontade de correr atrás do tempo perdido. Vou colocar os treinos como uma obrigação do tipo “custe o que custar”, isso quer dizer que vou colocar a corrida nossa de cada dia no topo das prioridades. Nem que tenha que largar tudo que estiver fazendo, eu vou correr.

Mas pra ser sincero, não imaginava que era tão difícil recomeçar, chega a ser agoniante. Acho que nunca mais vou parar, só pra não ter que passar por isso novamente

E VOCÊ, JÁ RECOMEÇOU OS TREINOS? OU NEM PAROU?

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Podcast - Por Falar em Corrida #12

Já está no ar a 12ª edição do podcast Por Falar em Corrida....



Arquivo MP3 - DOWNLOAD

Conheça mais sobre o Por Falar em Corrida no blog - porfalaremcorrida.blogspot.com

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Viajar Vicia - Dicas de Hospedagem

Para os corredores viciados em viajar, tenho duas dicas de como encontrar boas hospedagens, que quero compartilhar aqui no blog.

São dois sistemas de pesquisa e reserva de hospedagem que utilizei em 2012. Minha experiência com ambos foi muito positiva, fiquei satisfeito com o custo-benefício que consegui e recomendo para quem quer fugir dos pacotes turísticos tradicionais.

AIRBNB.COM

Excelente busca de lugares onde ficar no exterior, principalmente América do Norte e Europa. No airbnb você encontra casas, apartamentos e quartos para alugar por preços muito bons. Toda transação é feita através de contato direto com proprietário, mas o pagamento é intermediado pelo site que dá suporte e segurança para que a negociação aconteça sem problemas.

Quando fomos para NYC utilizamos este sistema, e conseguimos alugar um apartamento em Manhattan por 1/3 do valor de um hostel. O endereço do site é airbnb.com. Também existe o aplicativo para iOS.

BOOKING.COM

O Booking.com eu recomendo mais para viagens aqui no Brasil mesmo. Nele é possível buscar hotéis, pousadas e hostels com bons descontos.

Na viagem a Porto Alegre conseguimos um ótimo hotel a 15 minutos do local das corridas, com 70% de desconto na diária. Quando for precisar de um hotel, vale a pena consultar através deste site.

O site é www.booking.com e assim como o airbnb, existe o aplicativo para iOS que facilita bastante nas buscas.

VOCÊ JÁ UTILIZOU ALGUM DESTES SISTEMAS? DEIXE SEU COMENTÁRIO:

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Primeira segunda-feira do ano, é hora de recomeçar.

Segunda-feira é naturalmente o dia para começar qualquer coisa que seja. Quando não se consegue motivação pra dar um “start” numa segunda-feira, provavelmente tudo será adiado pra semana que vem.

Imagine então quando falamos da primeira segunda-feira do ano!!! É agora ou nunca, então lá vamos nós….hora de recomeçar!!! (ou pra começar, se for seu caso!)

Por alguns motivos médicos, fiquei 1 mês sem correr, foi difícil, mas ao mesmo tempo foi relaxante.

Voltei no 1º dia de 2013 para entrar com o pé direito neste ano. Mas é hoje, nesta segunda-feira, sétimo dia do ano, que a busca dos metas traçadas para os próximos 12 meses começa.

É hora de ter disciplina, de ver cada treino como um degrau pra alcançar os objetivos.

É hora de ter persistência, de evitar a preguiça e ter em mente que cada dia sem treinos é um sofrimento a mais.

É hora de ter foco, de mentalizar as provas alvo e traçar o caminhos para atingir os resultados desejados.

É hora de ter determinação, de suportar os momentos difíceis com vontade de sempre fazer o melhor possível.

É hora de recomeçar a correr!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

terça-feira, janeiro 01, 2013

7 Resoluções para 2013

2013 Resolutions

Primeiro dia do ano, hora de traçar as metas que definem nossos caminhos durante os próximos 12 meses. São estas metas que nos motivam e fazem aguentar treinos e dores, tudo para daqui exatos 364 dias poder dizer: “Eu Consegui!” (ou não!).

Então, aqui vão as minhas resoluções para 2013:

1 - PRINCIPAL META:

Depois de 2 anos correndo, chegou a hora de encarar os 42km e correr atrás do título de MARATONISTA.

Pode parecer estranho, mas minha maior motivação não é necessariamente participar de uma maratona e cruzar a linha de chegada, mas sim de encarar todo treinamento para chegar neste momento. Como sempre falo, “eu gosto é de treinar”, e passar pelo desafio de elevar exponencialmente a quilometragem semanal, com todas suas consequências e obstáculos, me fascina. Vamos ver até onde eu aguento sorrindo!!??

Minha intenção é participar da maratona no segundo semestre, entre os meses de setembro e novembro. Ainda não escolhi nenhuma prova específica, mas é muito provável que seja na Maratona de Santa Catarina, aqui em casa (Floripa) mesmo!

2 - RECORDES PESSOAIS:

Em 2012 os RP’s apareceram naturalmente, na verdade acho que prefiro dizer que não quebrei recordes em 2012, mas que os estabeleci. Agora em 2013 o desafio será bem mais difícil.

Minha meta é encarar uma ou duas provas em cada distância (5km, 10km, 16km e 21km) com o objetivo de melhorar o tempo. Ainda não escolhi quais competições serão tentados estes recordes, mas tenho alguns pré-requisitos em mente que ajudarão definir quais serão estas provas-alvo.

DISTÂNCIA

RECORDE PESSOAL

META PARA 2013

5km 22’20” RP < 21’
10km 46’17” RP < 45’
16km 1h33’21” RP < 1h27’
21km 1h43’18” RP < 1h40’

3 - TREINOS:

Tenho duas metas para buscar em relação aos treinos em 2013.

  • Ultrapassar os 2000km correndo: isto envolverá o aumento de quilometragem semanal e uma frequência e assiduidade constante ao longo de todo ano, resumindo, vou ter que treinar bem mais.
  • Maior número de dias consecutivos de atividades físicas: é uma meta que inclui além das corridas, os exercícios de fortalecimento, alongamento e cross training (surfar, nadar e pedalar). O objetivo é tentar a maior sequência de dias consecutivos praticando algum tipo de exercício físico que ajude a melhorar minha forma e performance.

4 - BLOG:

Além do objetivo principal que é continuar servindo como fonte de informação e motivação para os leitores, quero em 2013 implementar uma periodicidade fixa para a publicação de Posts.

Pode parecer simples, mas nesses quase 2 anos de blog, ainda não consegui fazer publicações de forma periódica, ou seja, em dias e horários pré-determinados. Porém em 2013, isso será quase que uma obrigação. Espero definir muito em breve (ainda nessa primeira semana do ano!) a quantidade de posts, dias e horários das publicações, aguardem.

5 - REDES SOCIAIS:

A interação com corredores de todas as partes do mundo, tanto pelo Twitter (373 followers), quanto pela página do Facebook (836 curtir) foram gratas surpresas em 2012, e não vou abrir mão dessa troca de experiências em 2013.

A minha meta é ampliar a rede de contatos nessas duas redes sociais, aumentando em pelo menos 50% o número de curtir e seguidores.

6 - PODCAST

O Por Falar em Corrida, podcast que apresento junto com o maratonista e amigo Enio Augusto, tem sido algo muito divertido e recompensador de se fazer. Pretendo continuar a todo vapor em 2013.

Foi legal ver uma “brincadeira” que surgiu quase por acaso, ganhar espaço entre a galera, e terminar o ano com o reconhecimento de muita gente.

Quem quer saber mais do mundo das corridas, se liga no Por Falar em Corrida que em 2013 virão muitas novidades e quem sabe um podcast cada vez melhor

7 - SER FELIZ CORRENDO

Talvez esta seja a que anule ou impulsione todas as outras 6 resoluções, mas sem a menor sombra de dúvidas é a mais importante. Nada terá sentido na corrida, se não for em busca da FELICIDADE de se sentir vivo.

Vou em busca de todas estas resoluções, porém o que eu realmente busco em 2013 é SER FELIZ CORRENDO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...