segunda-feira, dezembro 31, 2012

E 2012 foi assim… (Retrospectiva em números)

Em 2011, o primeiro ano do blog, eu terminei o ano fazendo uma retrospectiva dos meus números no mundo das corridas. Peguei os dados das corridas e do blog e coloquei num Post para ficar registrado como terminou aquele ano. Nada mais óbvio que no último dia de 2012, eu faça o mesmo tipo de resumo, então aí vai:

Em 2011, meus números eram os seguintes:

Km’s percorridos: 789,6 km

Calorias Queimadas: 60823 cal

Dias de Corridas: 101 dias

Número de Posts no blog: 41 posts

Visitas ao blog: 4314 visitas em 2011

Seguidores do blog: 17 seguidores

Curtir no Facebook: 50 curtir

Seguidores no twitter: Não informado

E os números de 2012 servem para comprovar o quanto o mundo das corridas acabou tomando conta da minha vida. Tanto na rua correndo, quanto na blogosfera blogando, este foi o ano em que me apaixonei de vez por este esporte.

E 2012 foi assim:

Km’s percorridos: 1.160,16 km

Calorias Queimadas: 125.472 C

Dias de Corridas: 112 dias

Número de Posts no blog: 109 posts

Visitas ao blog: 35.915 visitas em 2012 (Total: 40.229)

Seguidores do blog: 56 seguidores

Curtir no Facebook: 837 curtir

Seguidores no twitter: 370 seguidores

E isso que só estou colocando de forma fria e calculista os números, pois as emoções não tenho como mensurar. 2012 será pra sempre um ano a ser lembrado.

Como falei no post de aniversário de 1 ano do blog, correr e blogar pra mim tem uma relação muito próxima de muita motivação. Interagir com tanta gente através do Facebook, Twitter e Blog me faz querer continuar correndo e descobrindo cada vez mais motivos para seguir apaixonado por este esporte.

Agora é rumo a 2013, com novos objetivos e desafios, com muita vontade de voltar aqui no último dia do próximo ano com números ainda melhores e com vontade de seguir em frente, gastando a sola do tênis e cada vez mais viciado em correr, porque CORRER VICIA de verdade!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

segunda-feira, dezembro 24, 2012

Corrida de Natal dos Loucos por Corridas

natal perebas

Na verdade o nome oficial da corrida realizada ontem, dia 23/12, é Corrida de Natal dos Perebas, mas me dou o direito de rebatiza-lá como a Corrida de Natal dos Loucos por Corridas.

Foi o segundo ano consecutivo que essa galera dos Loucos por Corridas se fantasiou de Mamães e Papais Noéis para alegrar a criançada pelas ruas do bairro Abraão em Florianópolis. Já está virando tradição e pela felicidade de todos, muito provavelmente em 2013 os Loucos Noéis estarão de volta.

Por motivos técnicos, não pude correr, mas a Juliana representou muito bem o casal. Mas mesmo ficando só no apoio e fotografando, posso dizer que me orgulho muito de fazer parte deste grupo de amigos viciados em correr.

O sucesso da corrida de Natal dos Loucos por Corridas foi tanto, que até no Jornal do Almoço foi destaque, basta acessar esse link - http://migre.me/cwF8m - para ver os Loucos Noéis sendo destaque na TV.

Mais algumas fotos da galera:

segunda-feira, dezembro 17, 2012

As 5 melhores corridas de 2012

amerisleep-adjustable-beds-top-5
Aproveitando o tema da próxima edição do Por Falar em Corrida, que vai ao ar na próxima quarta-feira, resolvi fazer a lista das 5 melhores corridas que participei em 2012.

O meu TOP FIVE, foi definido com muita subjetividade, levando em conta, antes de mais nada, o prazer e sentimento que tive durante cada uma das 5 escolhidas.

Na lista, a única dúvida que tive foi em relação ao 5º lugar, pois foram duas provas muito bem organizadas e onde me senti extremamente satisfeito com minha participação. Nesse caso utilizei como critério de desempate a maior distância da prova, pois minha ambição nas corridas está voltada mais para “ir mais longe” do que “ir mais rápido”.

Chega de blábláblá e vamos as 5 melhores corridas de 2012 segundo o Correr Vicia:

5 - TRACK & FIELD RUN SERIES IGUATEMI ETAPA 2

Data: 02/09/2012
Local: Florianópolis/SC
Post sobre a corrida - Track & Field Run Series Iguatemi Etapa 2
Comentário: Foi a prova onde consegui meu recorde pessoal nos 10km (46’17”), um verdadeiro atestado de todo progresso no ano de 2012. Porém fiquei na dúvida entre ela e a corrida do Circuito Pague Menos, onde consegui ser mais rápido analisando pelo pace médio. A organização das duas corridas foram muito boas então optei por escolher a prova mais longa.

4 - CORRIDA MONUMENTAL

Data: 01/12/2012
Local: Porto Alegre/RS
Post sobre a corrida - Corrida Monumental
Comentário: Uma corrida cheia de sentimento. Talvez demore muito para eu igualar a emoção de participar de uma corrida com todo significado que esta corrida teve pra mim. Além disso foi parte do desafio de correr duas provas em menos de 12h, e pra terminar o “Olímpico” estará pra sempre entre minhas medalhas favoritas.

3 - MIZUNO 10 MILES SERIES

Data: 02/12/2012
Local: Porto Alegre/RS
Post sobre a corrida - Mizuno 10 Miles Series
Comentário: Meu último desafio do ano, e a prova mais difícil da minha vida de corredor. Mas foi muito bom ter este teste de superação no final de 2012, me deu confiança para arriscar mais em 2013. Além disso, foi uma corrida com alto padrão de organização, que servirá por muito tempo como referência de qualidade nos eventos de corrida.

2 - MEIA MARATONA DE FLORIPA O2

Data: 17/06/2012
Local: Florianópolis/SC
Post sobre a corrida - Meia Maratona de Floripa O2
Comentário: Foi a corrida mais incrível que já fiz, minha melhor performance até hoje. Estava muito preparado, confiante, tudo perfeito do início ao fim. O sentimento de ver meu esforço e treinamento recompensados ao cruzar a linha de chegada em 1h43’18”, 12 minutos abaixo da minha melhor previsão, foi algo que até hoje é difícil de descrever. Pra complementar o cenário, pelo segundo ano consecutivo, foi a corrida mais legal e bonita de Florianópolis.

1 - NYC HALF MARATHON

Data: 18/03/2012
Local: New York City/USA
Post sobre a corrida - NYC Half Marathon 2012
Comentários: Um dos momentos mais mágicos que vivi nestes 34 anos de vida. Estar em New York, com a pessoa que eu amo, no dia do aniversário dela, para correr nossa primeira meia maratona, depois de 10 semanas de muito treino, será uma história que vou contar por muitos e muitos anos. Uma experiência destas, por tudo que envolveu, não tem como não ser considerada minha melhor corrida do ano de 2012.

E VOCÊ JÁ FEZ O SEU TOP 5 DE 2012? COLOQUE SUA LISTA AÍ NOS COMENTÁRIOS ENTÃO….

terça-feira, dezembro 11, 2012

Árvores de natal para corredores

arvores de natal

Descobri esta ideia para montar a árvore de natal, no fan page da Runner’s World, achei muito legal e resolvi compartilhar aqui. Inclusive já estou providenciando a minha própria versão, com as medalhas e lembranças das corridas de 2012. Em breve fotos no blog.

Quem também for aproveitar a ideia, e quiser mandar fotos da sua própria “árvore de natal runner”, será muito bem vindo. Quem sabe não monto um mural com as árvores dos amigos do Correr Vicia? Mãos a obra galera, as festas de final de ano são uma ótima época para celebrar as conquistas alcançadas.

(Quem quiser participar é só mandar a foto para corrervicia@gmail.com)

Mais alguns exemplos….

arvores de natal 2

DEIXE SEU COMENTÁRIO

sábado, dezembro 08, 2012

Mizuno 10 Miles Series Porto Alegre - Correndo em “Forno Alegre”

 
No domingo dia 02/12, às 8:00h, era a vez de cumprir a segunda etapa do desafio traçada para Porto Alegre. Menos de 12h depois de participar da Corrida Monumental, já estava pronto para correr os 16km da Mizuno 10 Miles Series.

O cansaço das pernas, uma noite mal dormida, o forte calor, tinha tudo para dar errado. Mas a dificuldade acabou me motivando durante a corrida, e a excelente organização do evento me deu condições, mesmo que sofrendo, de completar a minha primeira prova de 10 milhas e cumprir o meu desafio.

 

UM EXEMPLO DE CORRIDA


Se me faltava um parâmetro para responder: “O que é uma corrida bem organizada?”, agora não falta mais. A Mizuno 10 Miles, será daqui pra frente, um bom exemplo pra descrever o que espero de um evento de corrida.

A entrega dos kits foi rápida, sem filas. O kit simples mas de boa qualidade, com toalha, bolsa e camiseta poliamida, que por sinal é a mais bonita que já recebi. A arena do evento era muito bonita e com serviços como massagem e teste da pisada disponíveis a todos atletas.

No dia da corrida, os exemplos de boa organização e preocupação com os atletas ficaram ainda mais evidentes. A largada pontual, marcações de distância e sinalização perfeitas, portais de spray d'água ao longo do percurso, postos de hidratação de água e isotônico, um posto no 12ºkm com esponjas de água gelada para refrescar e um Care Station com massagista e socorro médico entre o km 12 e 13.

Pra finalizar com chave de ouro, a medalha era linda e fotos e vídeo de chegada gratuitos no site do evento.

O preço, R$ 65,00, acho que não preciso dizer mais nada. Um exemplo de evento a ser seguido.

 

MINHA PARTICIPAÇÃO

IMG_0742
Acordei após 4 horas de sono, com um pouco de cansaço nas pernas e preocupado se conseguiria correr decentemente os 16km. Para piorar a situação, Porto Alegre amanheceu “pegando fogo”, um calor que só quem já esteve em “Forno Alegre” no verão sabe do que estou falando. O termômetro de rua marcava 24ºC às 8:00h, sem vento e um sol de rachar.

Larguei junto com a Juliana, e fomos devagar, usando os primeiros km’s para aquecer e sentir como estava o corpo. A Jú parecia não estar no melhor dia, mesmo correndo acima de 6’00”/km aparentava uma certa  intranquilidade. Confesso que fiquei preocupado e acabei acompanhando ela até o 4ºkm.

A partir do 4ºkm, vendo que a Juliana já tinha encontrado seu ritmo, resolvi acelerar um pouco e fazer a minha própria corrida. Do 5º km em diante já conseguia correr num pace de 5’20”/km, o melhor que eu conseguiria fazer naquelas condições.

Tentei não me preocupar com o Garmin, na verdade foi fácil, afinal aquele calorão serviria de desculpa para qualquer mau rendimento. Só me preocupava em manter um ritmo agradável, que não me matasse antes da hora e ao mesmo tempo me permitisse terminar o mais rápido possível aquele sofrimento.

Após o retorno no km 6,5, cruzei novamente com a Jú, e fiquei mais tranquilo ao ver que ela estava bem. A prova desse alívio, foi que o 7ºkm acabou sendo o meu km mais rápido da corrida (5’18”/km), dali pra frente só pensava em concluir a prova da melhor forma possível.

Tentei aproveitar os postos de hidratação da melhor forma para combater o calor. Sempre pegava 3 copos de água, 1 para beber e outros 2 para derramar pelo corpo, era um verdadeiro banho. No km 12, uma esponja com água gelada para derramar no corpo foi como ver um oásis no deserto, sou capaz de dizer que se não fosse aquela esponja molhada, eu teria derretido. Era até engraçado ver a alegria dos corredores ao receber a dita esponja.

O tempo foi passando e o que era praticamente inevitável acabou acontecendo. No 13ºkm, logo depois de passar em frente a chegada e ir em direção ao fim da avenida para fazer o retorno, não aguentei mais e caminhei por uns 200m. Sou capaz de dizer que os 3 últimos km’s desta corrida foram os mais difíceis da minha vida de corredor.

Caminhei um pouco e retornei a correr porém em ritmo bem mais lento. Só pensava em terminar logo. Fiz os últimos 3km’s a 6’43”/km, 6’41”/km e 6’10”/km respectivamente.
Cruzar a linha de chegada da Mizuno 10 miles, foi além de uma vitória pessoal e o cumprimento de um desafio, um grande alívio.

Depois de cruzar a linha de chegada, descansar um pouco e encontrar o Enio e minha família, resolvi voltar caminhando e buscar a Jú. Encontrei ela a uns 400m do fim e fui acompanhando até a linha de chegada. Agora sim, missão cumprida!!!

 

RESULTADOS


Minha intenção era fazer o melhor possível nesta corrida, e fiz. Só não esperava que seria um dia difícil de correr, então acredito que o tempo de 1h33’21” poderia ser muito melhor em condições de fadiga e temperatura normais.

Mas apesar de o tempo não ser dos melhores, a sensação de superação já serviu para colocar o carimbo de “valeu a pena!” nessa participação da Mizuno 10 miles.

Tempo oficial: 01:33:21

Colocação Geral: 167º de 280

Colocação categoria M30-34: 33º de 41

Total de participantes da corrida: 1016 concluintes

 

REGISTRO DO GARMIN



DEIXE SEU COMENTÁRIO

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Corrida Monumental - Nada pode ser maior!

1-Corrida Monumental

NADA PODE SER MAIOR, essa expressão utilizada pela torcida do Grêmio a muito tempo, serve perfeitamente para explicar o sentimento de participar da Corrida Monumental no último sábado (01/12). O momento histórico de despedida do Estádio Olímpico, a maior corrida do sul do Brasil, com mais de 10.400 participantes, a volta olímpica dentro do estádio, a medalha, o ambiente de dia de jogo, tudo, todos detalhes, fazem com que essa corrida se torne uma daquelas histórias que irei contar e lembrar por muitos e muitos anos, talvez pra sempre.

DIA DE JOGO

2-IMG_0980Chegamos no Olímpico por volta das 16:30h, o clima era de dia de jogo. Além das pessoas que estavam lá para retirar o kit e participar da corrida, muitas outras apenas aproveitavam o evento para se despedir da velha casa Gremista.

Com o passar das horas e proximidade da primeira largada, o pátio do Olímpico foi sendo tomado por um mar azul. Gremistas, de todos os tipos, querendo de alguma forma demonstrar a paixão pelo seu time de coração. Era nítido que muitos ali não corriam, e talvez nem voltem a correr, mas queriam de alguma forma mostrar que pelo Grêmio, “até a pé nós iremos”!

As imagens da largada, são de arrepiar!  Acesse este link para ver a imagem aérea da largada na reportagem do Globoesporte.com - http://grem.io/dyn.

MINHA PARTICIPAÇÃO

É muito difícil escrever um relato sobre esta corrida e não misturar sentimentos. Correr era apenas um detalhe naquele sábado, mas talvez a grande causa pra tanta coisa legal acontecer ao mesmo tempo.

Como a largada dos 3km era as 20:15 e a dos 9km (prova que eu estava inscrito) era somente as 21:00, decidi acompanhar meu pai e minha irmã na primeira largada. Foi demais, sem ter como descrever, só mostrando: (Veja o vídeo abaixo)

Largada da Corrida Monumetal

Era praticamente impossível correr, o espaço reservado para corrida era muito pequeno para aquela multidão, mas não tinha o que reclamar, se não dava pra correr, o negócio era comemorar. Corri na pipoca por 1,7km (11min), que além de servir de aquecimento, também ajudou a baixar a adrenalina e diminuir a ansiedade para a largada dos 9km.

Voltei para o local da largada e só restava esperar. E esperamos bastante, pois a largada dos 9km atrasou 23 minutos. A quantidade de atletas aguardando para correr já não era tão grande, mas ainda existia a euforia de logo poder entrar no estádio e dar a volta olímpica de despedida do olímpico.

Não tinha intenção de ir rápido, mas não consegui ir tão devagar assim. O percurso como falei era um pouco estreito para tanta gente, e até escuro em alguns trechos, mas a partir da segunda volta (de 3 no total) já era possível correr com mais espaço.

O momento engraçado da corrida ficou por conta de um encontro inusitado. Estava eu passando por alguns corredores, quando um deles pergunta para o que estava ao seu lado: “Que distância já corremos?”, este outro corredor respondeu: “Não sei”, então olhei no Garmin e tinha aproximadamente 2,5km percorridos e com o intuito de ajudar virei para o que tinha perguntado e respondi dando a distância. Para minha surpresa, quando olho para o corredor a quem informei a distância, descubro que era o Peninha (Eduardo Bueno), escritor, historiador e gremista dos mais fanáticos que existem, quase um símbolo gremista.

No túnel da acesso ao interior do estádio, já não pensava mais em correr, queria aproveitar cada segundo daquele momento. Olhava para as arquibancadas, para o gramado, para todos os lados, feliz de poder viver aquela emoção, de estar dentro do Olímpico Monumental.

Faltando uns 250 metros para a chegada, a grande surpresa: Do nada aparece como um raio ao meu lado, meu pai. Ele que tinha corrido antes, arrumou um jeito de entrar correndo novamente na pista do estádio para me encontrar, foi um momento pra nunca mais esquecer. Eu e o cara que me fez Gremista, correndo ali na beira do gramado do Olímpico.

Tive a felicidade de poder registrar este momento, e ele também! Dá uma olhada nos vídeos e veja se não tenho motivos pra me emocionar:

RESULTADO

O resultado na verdade foi o que menos importou. Acabei correndo os quase 9km (8,48km) em 44’32”, um pace médio de 5’15”/km.

Mas o que realmente fez valer a pena cruzar a linha de chegada, foi ganhar a bela medalha de lembrança da corrida e do estádio Olímpico. Em março do ano 2013 está prevista a demolição do estádio, e a medalha que é uma miniatura do Olímpico ficará pra sempre como uma lembrança da velha casa Gremista. Daqui a alguns anos, poderei dizer que sou um dos privilegiados que possui esta recordação.

IMG_0743-horz

RESULTADO GARMIN

DEIXE SEU COMENTÁRIO

terça-feira, dezembro 04, 2012

Duas medalhas em 12 horas

duas medalhas

A viagem a Porto Alegre foi demais, tanto a Corrida Monumental quanto a Mizuno 10 Miles estão entre as melhores que já participei, cada uma com sua peculiaridade, porém ambas muito especiais.

Mas antes de fazer um relato especial sobre cada uma das corridas, quero dizer que o “meu desafio do pateta” foi cumprido com êxito, apesar da grande dificuldade que vou explicar nos próximos dias.

Foram duas corridas em menos de 12h, com agravantes como dirigir de Floripa até Porto Alegre, esperar várias horas até a largada da Corrida do Olímpico, se alimentar mal, dormir apenas 4 horas entre uma prova e outra e suportar um calor típico de “Forno Alegre” no verão.

Sinceramente, quando me inscrevi nas duas provas, achei que o desafio não seria tão duro quanto foi. Imaginava que conseguiria encarar as duas provas de forma mais equilibrada e consciente, mas acabei correndo com o sentimento nas duas, pelo menos até onde deu.

O fato é: o fator emocional da Corrida Monumental, a perfeição de organização da Mizuno 1 miles e a dificuldade para completar as duas e voltar vivo para Floripa, tornaram as 2 medalhas em menos de 12h uma das minhas maiores conquistas nessa vida de corredor.

Olhando a foto das medalhas, vai dizer que não valeu a pena?! Duas medalhas LINDAS, em menos de 12h!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...