sexta-feira, novembro 30, 2012

Corrida Monumental - Mais de um motivo para me emocionar!

535_499876720044383_1143091291_n

Quando nasci, antes mesmo de ir no cartório registrar meu nascimento, meu pai me batizou como Gremista colocando na porta do quarto do hospital Ernesto Dornelles (Porto Alegre) um cartaz que dizia: “Nasceu mais um GREMISTÃO”.

Muitas coisas passaram pela minha vida, mas o orgulho de ser Gremista talvez seja a única coisa que acordou e dormiu comigo todos os dias ao longo destes 34 anos. Minha paixão por este clube vai muito além do que eu possa explicar num post. Motivos para emocionar na Corrida Monumental não vão faltar.

OLÍMPICO NA MINHA VIDA

Imagem (3)

Morei maior parte da minha vida em Rio Grande, a 360km de Porto Alegre, o que dificultava muito ver os jogos do Grêmio no estádio.

A primeira vez que estive no Olímpico foi em 1993, numa semi-final da Copa do Brasil entre Grêmio x Flamengo. O Grêmio venceu por 1 a 0, gol do Gilson Cabeção, e hoje posso dizer que vi Dener jogar.

O jogo mais emocionante que vivi no Olímpico, foi a final do campeonato Gaúcho de ‘99, aquele da humilhação do Dunga, que levou o balãozinho do R. Gaúcho. No final do jogo não me contive, e junto com os amigos invadi o campo, pulando o fosso e correndo gramado a dentro para erguer a taça ao lado do Danrlei.

Imagem (2)Em 2001, na final da Copa do Brasil contra o Corinthians eu também estava lá, e comigo a minha namorada recém conquistada (3 meses de namoro) que viria a se tornar minha atual esposa e companheira de corridas, a Juliana. No primeiro tempo de jogo, 2 a 0 para o Corinthians, e eu já pensando que o azar era por causa da namorada no estádio, mas no segundo tempo, Luís Mário o “Papa Léguas” fez dois gols e empatou o jogo. Minha invencibilidade no Olímpico estava mantida e o namoro também.

Houveram outros jogos, claro! Não tem como contar todos aqui, mas posso dizer que tenho o orgulho de nunca ter visto o Grêmio perder no Olímpico, e agora, a dois dias do fim do estádio, já posso afirmar que nunca verei.

MAIS DE UM MOTIVO PARA ME EMOCIONAR!

404760_537076922976495_453826965_nA despedida do Olímpico e tudo que o Grêmio significa na minha vida, já seriam suficientes para me fazer chorar de emoção. Mas a Corrida Monumental, terá um ingrediente especial pra mim que provavelmente aumentará exponencialmente a quantidade de lágrimas derramadas, explico:

Apesar de ter me feito Gremista, como citei no início do Post, NUNCA fui ao Olímpico com meu pai. As coisas da vida, fizeram com que isso nunca tenha acontecido. Mas neste sábado, um dia antes do fim do Velho Casarão, essa lacuna na minha vida vai ser preenchida. MEU PAI VAI CORRER COMIGO NA DESPEDIDA DO OLÍMPICO.

O “Coroa”, sempre foi atleta, eu perderia um dia citando todas as coisas que ele já fez no mundo dos esportes. Foi sempre uma inspiração para minha vida esportiva, e poder dividir com ele esse momento será um presente do destino.

Além disso, a Jú, minha irmã (que também vai correr!), mãe, padrasto e madrasta, também estarão lá. Nunca imaginei que as corridas e o Grêmio, conseguiriam unir minha família em um dia que tem tudo pra se tornar inesquecível.

O QUE EU ESPERO DA CORRIDA

Não tem como pensar em tempo e correr forte. A emoção e a vontade de curtir o momento serão muito maiores. Quero apenas correr. Até porque no domingo as 7:30h tenho mais 10 milhas pra vencer, e o ideal é que as pernas não estejam cansadas.

Vou correr fotografando, registrando na memória, agradecendo a tudo que me fez ser um Gremista e Corredor. Vou curtir e contemplar!

Pra terminar, um vídeo de despedida do Olímpico. Com Danrlei, Jardel e Hugo De Leon…..três IMORTAIS, assim como eu! (Vou confessar, chorei bastante com esse vídeo!)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!!!

segunda-feira, novembro 26, 2012

Circuito de Corridas Pague Menos - Uma das melhores de Floripa.

Corrida Pague Menos

A etapa de Florianópolis do 3º Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos, foi um dos melhores eventos de corridas que já tivemos na capital catarinense. Era visível a alegria e satisfação de todos que participaram desta prova.

Entre corredores dos 8km, 5km e 1km, foram 1007 concluintes que puderam aproveitar a ótima estrutura do evento e se divertir num dia perfeito para correr.

A estreia deste circuito de corridas nacional na ilha da magia, foi sem dúvida nenhuma um grande sucesso. Será impossível encontrar alguém que não queira voltar ano que vem.

O KIT CORREDOR

A entrega dos kits foi realizada no sábado, no trapiche da Beira Mar Norte, mesmo local onde aconteceria a prova no domingo.

A estrutura impressionava a todos que chegavam para buscar os kits. Várias tendas de patrocinadores realizando brincadeiras, massagens e distribuindo brindes. Também foi montado um palco onde no sábado foram realizadas aulas de ginástica e no domingo a premiação dos vencedores.

O Kit merece um destaque. Foi sem dúvida o kit corredor mais recheado de brindes que já recebi em toda minha vida de atleta. Só listando o que veio nele para se ter uma noção, aí vai:

01-IMG_0656Camiseta, calção de corrida, boné, toalha média, armbrand, squezee, revistas, Colgate White, Colgate Sensitive, 2 bebidas energéticas, desodorante Rexona para os pés, desodorante Gillette, talco antisseptico Phebo, sabonete íntimo Intimus, absorvente interno Intimus, Prestobarba 3, respire melhor, fralda PomPom, Kit banho com esponja e toalha e sal com baixo teor de sódio….E ainda tiveram os brindes que estavam sendo distribuídos na hora da retirada - 5 aulas grátis de ioga na Uniyoga, shampoo treSemme, sabonete antibactericida, 2 compressas térmicas adesivas, 2 compressas de gel adesivo.

Voltamos pra casa felizes, com as sacolas cheias de brindes legais e empolgados para a corrida no dia seguinte.

MINHA PARTICIPAÇÃO

02-IMG_0905Como minhas últimas corridas eu me permiti ir em ritmo de festa, já estava na hora de levar uma prova um pouco mais a sério. Até porque precisava adquirir um pouco mais de confiança para o “meu desafio do pateta” no próximo final de semana.

Meu plano era correr sem preocupação de tempo, procurando não olhar o garmin, mas aplicando um bom ritmo desde o começo. Apesar do funil de largada atrapalhar bastante nos primeiros metros, antes de 500m já era possível correr abaixo de 5’/km.

O 1ºkm foi o mais lento da corrida, 4’50”/km, muito devido ao “congestionamento” da largada. A partir do 2º km com pista livre, todos paces ficaram abaixo disso, o que pra mim foi uma boa surpresa.

Fiz o retorno no 4ºkm, olhei no relógio e meu tempo era 18’46”, então já sabia que seria muito complicado repetir o tradicional split negativo das minhas corridas. Optei por manter a constância e ver no que dava, no caso de ter fôlego sobrando, arriscaria nos últimos 2 km’s.

Porém no 7ºkm, as coisas não aconteceram como eu previa, e um vento contra me fez diminuir um pouco o ritmo. Para não cansar a toa e de repente guardar um gás pro final, fiquei atrás de alguns corredores que corriam lado a lado, como eles estavam num bom ritmo, usei a parede que eles formavam para me proteger do vento até o início do último km.

A minha estratégia aparentemente deu certo, pois no início do 8ºkm, quando o vento que era contra, passou para lateral, resolvi arriscar. O resultado foi o melhor possível e fiz do 8ºKm, o meu melhor pace na prova, 4’21”/km.

No fim das contas, apesar da dificuldade, consegui manter a escrita dos Splits Negativos, e fiz os últimos 4km’s 28 segundos mais rápidos do que os primeiros. Terminei os 8km em 37’04”, um resultado que me deixou muito feliz e me passou muita confiança para os próximos desafios.

RESULTADOS

Meus resultados foram os seguintes:

Tempo Oficial: 37’04”

Colocação Geral Masculino: 119º de 365

Colocação Faixa Etária M30-39: 37º de 118

Link para os resultados: http://chiptiming.com.br/resultados/paguemenosflorianpolis

 

REGISTRO DO GARMIN

 

DEIXE SEU RECADO, COMENTE!!!

sexta-feira, novembro 23, 2012

Sem desculpas

Ainda falando da consulta e exame que realizei com o Dr. Tales, tem uma dica que escutei dele que gostaria de compartilhar aqui.

COMEÇAR É O MAIS IMPORTANTE!

Logo que entrei na sala do exame, o Dr. estava dando uma entrevista por telefone para uma rádio de Floripa. Nessa entrevista ele falou algo mais ou menos assim:

“ - Fazer o exame antes de começar a prática de alguma atividade física é importante, mas não deve servir de desculpa pra não começar. Caminhar com uma velocidade um pouco mais rápido do que o normal já é um ótimo começo pra quem é sedentário, e não precisa de exame pra isso! Tem muita gente que faz exames todos os anos, e ainda não levantou do sofá.”

Não há dúvidas de que para quem vai fazer um treinamento de corrida, o exame ergoespirométrico é uma base importante para todo planejamento. Mas quem quer apenas levantar do sofá e suar um pouco a camiseta, basta apenas um pouco de consciência do próprio corpo e muita vontade de sair do sedentarismo.

Como ele mesmo falou:

“ - E como um carro que está parado a muito tempo, não tem nada melhor pra saber como ele está, do que sair pra dar uma volta”

Então combinamos assim, não adianta achar desculpas pra começar o vício da atividade física!

quarta-feira, novembro 21, 2012

Fazendo o teste ergoespirométrico

teste eronometrico

Ontem fiz o exame ergoespirométrico, aquele que mede nosso esforço e diz até onde podemos ir naquele momento. É um exame que todo corredor deve fazer pelo menos uma vez na vida.

Realizei o exame aqui em Florianópolis na Clínica Cardiosport, com o acompanhamento do Dr. Tales de Carvalho, que foi muito atencioso e profissional. O fato de ele ser um cardiologista e médico do esporte, fez muita diferença. Foi mais fácil a comunicação com quem também entende de corridas e tive respostas direcionadas a atividade que pratico.

Pra quem interessar realizei os exames através do Plano de Saúde Unimed.

O que é o Teste Ergoespirométrico?

1-IMG_0903O Teste Ergoespirométrico é um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seus sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar a situações de esforço.

Com o teste, é possível avaliar o potencial aeróbio, a zona de treinamento aeróbio, o limiar ventilatório I e limiar ventilatório II, além do VO2 max. Desta forma o atleta testa os limites de um treino leve, moderado e forte ou intenso com segurança a sua saúde e com eficiência para conseguir progressos.

Os meus resultados.

O próximo passo é levar os resultados dos exames para meus treinadores e ver o que vai mudar ou não nos treinamentos. Mas pra quem é curioso e gosta de números como eu, já dá pra se divertir bastante com a pasta dos resultados, por exemplo:

Medida

Avaliado

Previsto

%

Unidade

FC máxima

191

186

102,7

bpm

VO2 máximo

42,34

45,84

92,4

ml/kg.min

VO2/FCmax

17,7

19,7

89,9

ml/b

VE máximo (BTPS)

114,2

169,6

67,3

l/min

No laudo o resultado como limiares foram os seguintes:

  • FC Pico: 191bpm
  • Limiar 1 (treinamento francamente aeróbio): 148bpm
  • Limiar 2 (treinamento aeróbio com componente anaeróbio, que pode ser intervalado): 174bpm

Na conversa com o médico, deu pra entender que, correndo com uma FC abaixo do Limiar 2, nós conseguiremos ir muito longe, pois neste limite o corpo trabalha em equilíbrio e é possível manter o esforço por um longo período. Acima deste limite começa a existir o desequilíbrio e provavelmente depois de algum tempo correndo, os problemas e desconfortos comecem a aparecer, até quebrar.

Não significa que não devemos correr acima do limiar 2, segundo o próprio Dr. Tales, numa prova de 5km por exemplo, não tem problema nenhum, mas numa maratona correr muito tempo acima deste limiar pode ser a diferença entre cruzar a linha de chegada ou não!

Minha conclusão

Como falei, vou aguardar a conversa com os treinadores para ver se vai mudar alguma coisa no treinamento. Mas com os resultados e a conversa com o Dr. Tales, posso afirmar que conhecer melhor nosso corpo, ajuda muito a traçar as estratégias para atingir nossos objetivos.

Além disso, perceber quantitativamente que estamos com a “máquina” em dia serve tanto como reconhecimento pelo esforço nos treinos, como motivação para continuar em frente.

E você já fez este teste?

segunda-feira, novembro 19, 2012

O meu “desafio do pateta”

Disney Goofy ChallengeQuem acompanha o blog, percebeu algumas postagens atrás que eu estava um pouco desmotivado com a falta de desafios, sem um objetivo ou meta para correr atrás. Mas pelo menos até o início de dezembro isto está resolvido!

Pra quem não sabe, o Desafio do Pateta (Goofy’s Challenge) é um desafio realizado na Disney, onde o corredor participa da meia maratona (21k) no sábado e da maratona (42k) no domingo, com menos de 24h de descanso.

O meu “desafio do pateta” é bem mais modesto, mais perto e mais curto. Mas continua sendo um desafio, e claro muitos vão me chamar de pateta por fazer isso. Pretendo fazer duas corridas em Porto Alegre, uma de 9km e outra de 16km, num prazo de descanso menor que 12h entre elas.

Na primeira dia 01/12, a minha eterna paixão pelo Imortal Tricolor (Grêmio) provavelmente anulará qualquer possibilidade de ir em busca de tempo, vou fazer curtindo muito, me despedindo do velho casarão Gremista, e quando entrar no Olímpico para os últimos metros acho que a emoção vai me fazer caminhar….e chorar.

Na segunda prova, a Mizuno 10 miles, faz parte de um dos bons circuitos de corridas que temos no Brasil, e vou aproveitar para fazer minha primeira experiência nesta distância. Minha intenção é correr bem, num limite entre o meu melhor e o que as pernas aguentarem, afinal será a 2ª corrida em menos de 12h.

Agora é preparação e “Deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, Tchau!”.

QUAIS SÃO AS CORRIDAS DO DESAFIO?

Corrida Monumetal - Estádio Olímpico

1 - CORRIDA MONUMENTAL

Dia: 01/12/12

Distância: 9km

Hora da Largada: 21:00h

Local: Estádio Olímpico Monumental.

Site: www.corridamonumental.com.br

 

 

Mizuno 10 miles

2 - MIZUNO 10 MILES SERIES

Dia: 02/12/12

Distância: 16km

Hora da Largada: 8:00h

Loca: Barra Shopping Sul - Porto Alegre

Site: www.mizuno10miles.com.br

 

 

 

E aí, o que achou do desafio?

quinta-feira, novembro 15, 2012

Promoção curtindo o Correr Vicia

Promoçaõ Camiseta R2L 400x400

Concorra a esta camiseta de corrida 100% poliamida fabricada pela R2L. Para participar basta acessar o link abaixo e seguir o passo a passo no facebook.

O sorteio será realizado no dia 22/11/2012 às 19:00h através do sistema do aplicativo Sorteando no Facebook.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA PROMOÇÃO “CURTINDO O CORRER VICIA”

segunda-feira, novembro 12, 2012

Track & Field Run Series Beira Mar Shopping - 7’/km é diversão!

page

Domingo participei da Track & Field Run Series Beira Mar Shopping, a 3ª etapa deste circuito realizada aqui em Floripa em 2012, mas a primeira no Beira Mar Shopping e com distância única de 6km.

Esta corrida estava fora dos meus planos, mas motivado pela oportunidade de encontrar os amigos e especialmente pela convocação do amigo Renato Ventura (Corrida de Angelina), foi fácil inclui-lá na planilha de treinos, até porque eles não tem sido tão frequentes ultimamente.

Justamente devido a esta falta de treinos das últimas semanas, não teria sentido ter grandes pretensões de tempo e performance. Aliás, para este ano não tenho mais objetivo de melhorar meus tempos, só quero correr, suar e me divertir. Todos desafios ficam agora para 2013.

MINHA PARTICIPAÇÃO

1-530925_528117613884692_223743475_nDecidi fazer tudo da forma mais descontraída possível. Larguei bem atrás, sem tumultos, só observando a corrida “de camarote” e trocando uma ideia com o Marcelo. Logo no 1ºkm encontrei a galera do ritmo 7’/km, o maratonista Nilton Generini (www.corridassc.com) e a louca por corrida Juciana. Naquele momento eu havia encontrado meu lugar na corrida e o trem dos 7’ estava formado. (Foto: Ju, Marcelo, Eu e Nilton)

A companhia agradável deixou o clima da corrida muito bom, e correr num ritmo bem mais lento do que estou acostumado serviu como uma ótima terapia.

Levando em conta que costumo fazer uma prova dessas a 5’/km, posso dizer que tive 2’/km a mais para pensar e perceber quantas coisas a gente deixa passar desapercebidas quando “voa” correndo. Deu tempo de sobra pra reparar em muita coisa diferente, muitos detalhes que nos fazem dar um valor especial as nossas próprias conquistas.

Filosofias a parte, a corrida foi muito divertida, e correr com os pacers estava tão legal que me fez esquecer a promessa que fiz a eles de abandona-los no 3ºkm. Fui no pelotão tartaruga até o final, aguentando a pressão psicológica de não poder aumentar a velocidade.

Cruzei a linha de chegada com o tempo de 41’28”, com um pace médio final de 6’51”/km, comprovando a teoria que é muito mais difícil ser pacer de 7’/km do que de 4’30”/km.

ORGANIZAÇÃO EVENTO

04-575324_528111597218627_1752373275_nComo sempre tem acontecido nas provas organizadas pela Latin Sports, tudo que diz respeito a promover um bom ambiente para os atletas foi atendido. Kit do evento igual aos anteriores, ou seja, muito bom, largada as 7:30h, pontual, hidratação no percurso com água gelada, pós prova completo com massagem, alimentação e Isotônico.

A única reclamação é quanto a distância da área do pós prova com a chegada/largada. Como o Shopping fica na rua atrás da Beira Mar, todos tinham que atravessar a Avenida para ir até o local do pós prova, como a Avenida não estava fechada para o trânsito isto causou algum transtorno durante a travessia. Entendo que o objetivo é levar o público até a loja no shopping, mas não ficou legal.

REGISTRO DO GARMIM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...