quarta-feira, outubro 31, 2012

Por Falar em Corrida #06 - A Infraestrutura das cidades para os corredores

Banner Edição 06O projeto Podcast continua a todo vapor. Em parceria com o viciado e louco por corridas Enio Augusto publicamos hoje a 6ª edição do programa.

No início o objetivo era fazer um podcast curto e simples, com no máximo 20 minutos, mas a empolgação e a diversão foi aumentando com o passar das edições e nesta última foi difícil parar em 1 hora de duração.

Quem escutar esta edição, vai perceber que o grande culpado da longa duração que ela teve, sou eu! Isso mesmo, além de não conseguir resumir muito o que escrevo, também tenho problemas de sintetizar minha opinião quando falo. Ainda mais quando o tema me agrada.

A Infraestrutura dos ambientes que treinamos e corremos foi o tema de debate desta edição, e particularmente é um assunto que gosto muito. Faço meu treino na sarjeta, desviando de carros, caminhões e ônibus, as calçadas não existem, já faz algum tempo que o pedestre foi deixado de lado, e os corredores (que é uma espécie de pedestre com pressa!) então, nem se fala. Ou melhor, se fala sim, e falamos muito no podcast.

Pra saber um pouco (ou muito!) mais da minha opinião, e também o que acham sobre o assunto o Enio e a nossa convidada Juliana, é só clicar no play e escutar.

CURTA A PÁGINA DO POR FALAR EM CORRIDA NO FACEBOOK.

http://www.facebook.com/porfalaremcorrida

VISITE O BLOG DO POR FALAR EM CORRIDA

http://porfalaremcorrida.blogspot.com

terça-feira, outubro 30, 2012

Correndo com o Marley

Correndo com o Marley 2

O treino de ontem foi especial, pois contei com a companhia da Juliana e do Marley, nosso caçula.

Marley é um labrador de 5 anos de idade, que geralmente não demora mais que 5 minutos para conquistar qualquer um que chegue perto dele. Tem aquela cara de “gato de botas”, característica dos chantagistas sentimentais, e geralmente (ou quase sempre!) ganha o carinho que quiser.

Foi um treino “devagar e quase sempre”, pois além da dificuldade da trilha e areia da praia, fizemos algumas paradas estratégicas para respeitar nosso atleta patudo. Até hidratação no meio do percurso teve!

Correndo com o Marley 4

Ele nos acompanhou durante os 9km, e mesmo cansado fazia questão de estar sempre perto de um de nós. Quem convive com cães, sabe como a gente consegue reconhecer o que eles estão sentindo somente através da expressão e reações deles, e pelo que conheço do Marley, posso garantir que ele estava curtindo muito, completamente “endorfinado”.

Ele e nós, terminamos o treino visivelmente cansados, porém felizes, como deve ser.

Correndo com o Marley 3

Quem quiser ver o treino e percurso no Garmin, aqui está o Link - http://connect.garmin.com/activity/238476486

segunda-feira, outubro 29, 2012

19ª Mini Maratona Santos do Dumont - Correndo “de boa”!

Corrida Base AereaNo sábado a tarde fui correr minha 11ª corrida do ano, mas acho que pela primeira vez fui realmente “de boa”. Pra quem não conhece essa expressão, “de boa” é quando você faz alguma coisa sem compromisso, tranquilo, sem preocupações.

Corri os 10km da 19ª Mini Maratona Santos Dumont “de boa”, me divertindo, sem me preocupar com o tempo. Isso não significa que eu não corri, ou que segurei o ritmo, não é isso. Fiz uma corrida onde meu único objetivo era me sentir bem, e consegui!

O PASSEIO CORRENDO

1-320387_511452602200392_600976103_nLarguei num ritmo de aquecimento, até porque não tinha feito um. Sair devagar, me ajudou muito a enfrentar o morro do primeiro trecho de corrida, só pra ter ideia meu pace no 1ºkm foi 6:50/km.

Quando a pior parte da prova passou, foi só alegria. Dali por diante era só passear pelo bonito percurso na rodovia que passa por dentro da base aérea de Florianópolis. Um trajeto plano em meio a natureza, um paraíso pra quem está passeando correndo.

Corri curtindo a paisagem e quando era possível interagindo com os amigos que encontrava pelo caminho. Só fui olhar o Garmin quando passei pela Simone Vieira (Loucos por Corridas) e ela me perguntou o tempo e distância, antes disso, nem os paces de km em km eu tinha prestado atenção.

Cheguei feliz da vida, cansado e com a certeza de que correr “de boa” é bom demais.

ORGANIZAÇÃO DA PROVA

1-IMG_0561A 19ª Mini Maratona Santos Dumont é uma corrida GRATUÍTA, isso mesmo, DE GRAÇA, NÂO CUSTOU NEM UM REAL. Mas muito mais importante que o “preço” dela, foi a qualidade da organização.

É uma corrida “humilde” sem a pompa de corridas de marca, mas isso não tira o encanto e essência do esporte presente neste evento. Não possui cronometragem com chip, nem kit para os atletas (só pra lembrar, a prova é de graça, tá!), mas todos os cuidados com os atletas ao longo e após a corrida foram excelentes.

Pra quem foi com o propósito de se divertir, foi um espetáculo de corrida.

 

 

RESULTADOS

1-47448_511493498862969_1608489873_nComo comecei num ritmo bem lento, foi quase inevitável que minha prova fosse progressiva, um split negativo bonito de se ver. Não foi consciente, mas gostei.

O trajeto registrado no Garmin teve 9,66km, e meu tempo foi de 51’45”. Tá bom pra quem foi de boa, né?

Parabéns para a Jú, que mesmo fazendo “de boa” também, trouxe mais um troféu pra casa, o 5º lugar na Categoria F30-39 com o tempo de 53’38”.

    Resultado oficial:

    • Tempo: 51’27”

    • Posição Geral: 107º de 194

    • Posição categoria M30-34: 14º de 16

    REGISTRO GARMIN

    sexta-feira, outubro 26, 2012

    Maratona de NY, belas imagens e boa música

    Faz um tempo que já queria publicar este vídeo aqui no blog. Hoje foi o dia!!!

    É um vídeo que conta a trajetória de uma corredora na Maratona de New York em 2010. Belas imagens e uma música muito legal que nos deixam com aquela vontade de sair correndo.

    Por falar nisso, no próximo fim de semana, dia 4/11, acontece a ING New York City Marathon 2012.

    Assista. Inspire-se. Corra!

    Bom fim de semana!

    segunda-feira, outubro 22, 2012

    Mountain Do Lagoa da Conceição 2012 - O que vi!

    Mountai Do Lagoa da Conceição - Portal de Chegada

    No sábado aconteceu aqui em Floripa o Mountain Do - etapa Lagoa da Conceição, desta vez não participei, mas acompanhei os três dias de evento bem de perto e por isso acho que posso colocar aqui no blog as impressões que tive.

    1. Valor da Inscrição: O valor da inscrição para o Mountain Do aumenta a cada edição, e muitos deixaram de participar por causa deste motivo. Eu fui um deles. Porém acompanhando o evento desde o simpósio na sexta a noite, até a premiação e almoço de confraternização no domingo, é possível perceber que se trata de um evento diferenciado, e talvez isso me faça entender um pouco o alto valor cobrado para participar. Em resumo é caro, mas quem tem como pagar não vai se arrepender.Todas as medalhas do Mountain Do Lagoa
    2. Estrutura da Corrida: Passei por três postos de troca durante o evento, o que foi suficiente para ver que tudo estava muito bem organizado. Percurso bem sinalizado, sempre com staffs para apontar os caminhos nos pontos mais críticos. Hidratação bem distribuída ao longo do percurso, e isotônico nos postos de troca. Acho que os atletas estavam muito bem amparados em todos aspectos ao longo da prova. Troféu do Mountain Do
    3. Simpósio, Premiação e Arena Mountain Do: A estrutura montada no LIC (Lagoa Iate Clube) estava excelente. A arena contava com um espaço muito legal para criançada brincar, massagem para os corredores e um espaço com uma boa alimentação pós prova. O simpósio e premiação realizados no salão de festas do clube, permitiam conforto e espaço suficiente para todos participantes. O Lanche servido no Simpósio e o almoço de domingo após a premiação estavam muito bons, e não faltou nada, quem ficou por último na fila do buffet conseguiu se servir muito bem. Os troféus e medalhas como sempre muito bonitos, verdadeiros objetos de cobiça!Arena do Mountai Do no LIC
    4. Participantes: Dentre os Mountain Do’s que acompanhei, foi o que teve menos participantes. Foi visível o esvaziamento do evento, o que de certa forma tira um pouco o seu brilho. Por outro lado, com menos gente tudo fica mais confortável para quem participa. Desde o estacionamentos nos postos de troca até a a disponibilidade de mesas no dia do almoço, tudo fica melhor com menos gente!

    O próximo Mountain Do que acontecerá aqui em Floripa será a etapa do Costão do Santinho, em junho de 2013. A novidade nesta prova é que ela deixa de ser em revezamento e passa a ser uma maratona simples (42km) em trilhas. E a péssima notícia é que a inscrição mais barata custará R$ 220,00, o que será novamente motivo de muitas críticas e desistências. Por este valor, é quase certo que eu só acompanhe de fora mais uma vez….!!!!

    sexta-feira, outubro 19, 2012

    E você, corre porque?

    Todos nós temos um motivo pra correr…….qual é o seu?

    UM BOM FIM DE SEMANA PRA TODOS!!!

    quinta-feira, outubro 18, 2012

    O treino de ontem foi hard, mas foi bom!

    O treino de ontem foi f@D4. Cheguei até a anunciar o meu falecimento pós-treino no facebook, o que de certa forma não era mentira, pois fiquei imprestável a tarde toda.

    facebook

    Quando vi a planilha na terça a noite, já sabia que ia “doer”, mas pelo incrível que possa parecer o prenuncio da dificuldade me motivou.

    Para piorar e aumentar a dificuldade, me enrolei e rolei na cama até acordar. No fim já era 10h da manhã quando decidi colocar os tênis e aceitar como “punição” pela preguiça o fato de ter que enfrentar o sol e calor (26ºC). Sei que não ganho nada com isso, que seria um sofrimento desnecessário, mas lembrei do Ironman que vi no sábado e do sol de rachar coco que eles aguentaram durante os 42km e fiquei com vontade de experimentar um pouco daquela sensação!!! Loucura, né?

    Cheguei muito exausto com as pernas bambas de cansaço, os últimos tiros de 400m e 200m, após 16km, foram na raça, só pra poder dizer que não me entreguei.

    Foi além de um treino físico, um treino psicológico, pois tive que lidar com a vontade de desistir boa parte do treino. Aos poucos vou aprendendo a lidar melhor e suportar durante mais tempo o limiar entre a “dor” e o “desistir”.

    No fim das contas, foi “Hard” mas foi bom.

    E você, já pensou até onde está disposto a “sofrer” correndo?

    terça-feira, outubro 16, 2012

    Quando trocar de tênis?

    Encontrei este vídeo no Youtube com boas dicas de como saber a hora de trocar de tênis.

    Em Resumo as dicas são as seguintes:

    • Preste atenção se o tênis não estão velhos e com o solado muito desgastado. Os tênis vão perdendo o amortecimento com o tempo, aumentando o impacto nas pernas e facilitando o aparecimento de lesões.
    • Preste atenção no seu corpo. Se alguma dor estranha aparecer, talvez seja a hora de trocar de tênis.
    • Mantenha o controle da sua quilometragem. Para a maioria dos corredores os tênis devem ser trocados a cada 300-400 milhas (480-640 km).
    • Anote a data em que você começou a utilizar os tênis, isso também ajuda no controle da vida útil dele.
    • Faça o teste da torção. Torça o tênis com as duas mãos e verifique se ele não apresenta nenhum dano e volta ao estado normal depois do teste, se algum defeito aparecer é hora de trocar.
    • Tenha um segundo par. Além de servir de parâmetro para comparação do estado de cada um dos tênis, você poderá revezar entre os dois tênis nas corridas, permitindo que o tênis tenha um período de descompressão maior, aumentando sua vida útil.

    Assista ao vídeo:

    segunda-feira, outubro 15, 2012

    O Ironman de Kona (Hawaii)

    No sábado aconteceu em Kona, Hawaii, mais uma edição do Ironman World Championship. E com a ajuda da tecnologia da transmissão streaming via internet (ironmanlive.com) e um cabo HDMI, consegui assistir na TV da minha sala quase 10h ininterruptas dessa que é a mais cobiçada prova de thriathlon do mundo.

    O campeão deste ano foi o atleta Australiano Pete Jacobs, com o tempo total de 8h18’37” (Natação: 51’28” - Bike: 4h35’15” - Corrida: 2h48’05”). Entre as mulheres a disputa foi acirrada e muito legal de assistir, com a Norte Americana Leanda Cave vencendo com o tempo total de 9h15’54” (Natação: 56’03” - Bike: 5h12’06” - Corrida: 3h03’13”), 1 minuto a frente da segunda colocada.

    A MARATONA

    Claro que do ponto de vista de um corredor como eu, a parte mais interessante de se assistir no IM é a maratona. Ver aqueles “seres” correndo 42km debaixo de um sol de rachar coco, depois de aproximadamente 6h suando a camiseta entre natação e pedal, é de deixar qualquer atleta maluco com vontade de fazer o mesmo.

    Os atletas da elite esbanjam técnica ao longo de toda corrida, é perceptível que o cansaço existe e não é pouco, mas mesmo assim eles fazem parecer fácil correr com pace abaixo de 4’/km. Só para se ter uma ideia o pior tempo na maratona entre os 5 primeiros colocados do masculino foi de 2h56’49”, e no feminino de 3h10’30”.

    Quem se interessar em ver todos os tempos e resultados do Ironman de Kona, é só ir neste link [Resultados IMKona]. Vale a pena!!!

    Pra sentir um pouco da energia do Ironman Havaiano, dê uma olhada na chegada dos campeões, Pete Jacobs e Leanda Cave:

    quinta-feira, outubro 11, 2012

    Corrigindo a postura

    Ontem fui até a Beira Mar realizar um treino com o acompanhamento da Mariana Andrade. O objetivo era observar e corrigir a minha postura nos tiros de 400m.

    Desde que os treinos de velocidade ficaram mais intensos, tenho sentido dificuldade na coordenação motora, principalmente nas últimas séries, quando a fadiga já é maior.

    Como não existe um espelho ao nosso lado enquanto corremos na rua, fica difícil avaliar sozinho a postura durante o treino, por isso é importante ter um treinador que nos acompanhe durante a corrida, e que vá corrigindo o que for necessário.

    Foram 12 tiros de 400m em Z3, onde a Mariana me acompanhou de bike a maior parte do tempo, e com as dicas que ela ia dando percebi que realmente melhorar a postura deixa o movimento mais eficiente e menos descoordenado.

    No meu caso a principal observação foi sobre a posição do quadril em relação ao alinhamento do corpo. Projetar o quadril mais pra frente, permitindo que ele ajude no desequilíbrio do corpo, faz a aceleração ficar mais natural e por consequência as passadas mais intensas e eficientes.

    Outra dica legal que aprendi ontem, foi contar as passadas durante 30seg depois de 1min de tiro. Isto ajuda a perceber se está havendo uma queda de rendimento durante o treino. O ideal é realizar as séries de forma progressiva.

    Terminei o treino mais exausto que o normal, afinal o esforço ontem não foi só físico, mas mental também. Ou você acha que é fácil, cuidar o cronômetro, contar as passadas, corrigir a postura e correr abaixo de 4’30”/km, tudo ao mesmo tempo? Não é mole não….mas posso garantir que vale a pena!!!

    quarta-feira, outubro 10, 2012

    Amsterdam Half Marathon - Your bib number is: 31502

    e-mail amsterdan

    Desde o início do Projeto Casal 21k nós tínhamos consciência que a terceira e última meia maratona, a de Amsterdam, seria a mais difícil de conseguir realizar. Apesar de nunca deixarmos de acreditar, no início deste mês ficou evidente que não conseguiríamos cumprir esta derradeira etapa do PC21k.

    No princípio pensei em achar uma prova substituta, mas desisti da ideia, seria como estar apaixonado por uma mulher e na falta dela se contentar com qualquer outra que aparecesse. Nunca seria a mesma coisa, e justamente por isso não seria tão bom. Comparar o real com o imaginário é injusto.

    São coisas da vida, bola pra frente! A solução é procurar novos objetivos, novos desafios.

    Mas sabe aquela namorada que dá o fora no namorado, e fica mandando e-mail pra saber como ele está? Pois é, a meia de Amsterdam está agindo assim com a gente. Não nos deixa esquecer dela.

    Explico: Desde que a inscrição foi feita no início do ano, recebemos os e-mails enviados pela organização. Todos com conteúdo institucional, nada muito interessante. Mas esta semana foi diferente, o e-mail enviado tinha nosso número Bib, a nossa identidade de participante. Foi como escutar - “Oi, estamos esperando vocês!!!” - Doeu, frustrou, mas o fato é: desta vez vamos faltar.

    Já estamos olhando pra frente, planejando os novos desafios, mas dia 21/10 vou ficar de olho em Amsterdam, quem sabe rola um tele-transporte?!

    Conta aí, quando foi a última vez que você teve que desistir de alguma coisa?

    segunda-feira, outubro 08, 2012

    Uma bermuda que virou parceria. (R2L Sportswear)

    Montagem 1 com margem

    Vou confessar que eu tinha um pouco de preconceito em utilizar estas bermudas “coladinhas”. Porém depois de assar o meio das pernas com um calção encharcado pela chuva na corrida da Pedra Branca em maio deste ano [veja o post da corrida], decidi experimentar.

    COMPRANDO A 1ª BERMUDA

    IMG_0429Aproveitei a expo do Ironman que aconteceu uma semana depois, para procurar alguma bermuda de triathlon por um bom preço. A procura foi cansativa, e a todo momento eu me perguntava - Será que vou usar mesmo? Não vai ser dinheiro jogado fora? - Mas como as assaduras ainda eram recentes, resolvi arriscar, e depois de muitas voltas pela expo, acabei comprando o modelo com o melhor custo-benefício que encontrei.

    Logo nos primeiros treinos, já era notável que não havia jogado dinheiro fora, e me adaptei muito bem a nova bermuda. A melhora da propriocepção por não ter o tecido solto do calção atrapalhando o movimento; uma estabilidade maior nos músculos devido a compressão do tecido que ajuda diminuir um pouco a fadiga; e a facilidade de transportar géis, hidratação e outras coisas nos bolsos telados (foto acima), são alguns dos detalhes que eu destaco na bermuda que comprei.

    A experiência foi tão boa que resolvi utilizar a bermuda na meia de Floripa, onde acabei fazendo a melhor corrida da minha vida. Desde então ela se tornou parte do meu uniforme oficial em competições.

    O SURGIMENTO DA PARCERIA

    Bermuda AzulDepois de muito bem adaptado com as “bermudas coladinhas”, resolvi comprar mais uma para poder revezar nas corridas. Procurei por muitas lojas de artigos esportivos aqui de Floripa, e não encontrei nada que me agradasse. Na internet os preços eram muito altos em relação ao que eu pretendia pagar.

    Foi então que resolvi tentar contato com a fabricante da bermuda que eu estava usando, a R2L. Enviei um e-mail apresentando o blog e perguntando sobre o fornecimento dos produtos da marca aqui para Santa Catarina.

    A resposta foi a melhor possível, e depois de algumas conversas com o responsável pela empresa, além de conseguir mais uma bermuda igual a que eu tinha, fechamos uma parceria para divulgação da marca através do blog Correr Vicia e para revenda dos produtos da R2L aqui para Florianópolis.

    PRODUTOS R2L, QUER CONHECER?

    A R2L trabalha com toda linha de roupas para triathlon e corrida, e alguns modelos como tops, bermudas e camisetas de poliamida, já estão comigo aqui em Florianópolis para apresentar a quem se interessar em conhecer de perto a qualidade dos produtos.

    Camisetas e uniformes para grupos de corridas, eventos e assessorias esportivas, também são desenvolvidos pela empresa.

    Quem tiver interesse em maiores informações sobre os produtos (Preços, Tamanhos, Modelos, etc..), ou em fazer orçamento para camisetas e uniformes, basta entrar em contato por e-mail: corrervicia@gmail.com ou por mensagem na página do facebook [facebook.com/corrervicia], que eu responderei com o maior prazer.

    quinta-feira, outubro 04, 2012

    Chicago Marathon 10-10-10 #EuFui

    Colagens

    Acho que nunca falei aqui no blog, mas já estive na Maratona de Chicago. Calma, não, não fui correr, na verdade na época eu nem imaginava que a a Maratona de Chicago era uma das Majors, uma das maiores do mundo, e muito menos tinha ideia da grandiosidade e organização de um evento como esse.

    CHICAGO INESQUECÍVEL

    Em outubro de 2010 fui para Chicago ampliar meus horizontes. Fiz um curso intensivo de inglês e vivi 21 dias numa cidade espetacular, foi uma das experiências mais marcantes de toda minha vida. Era minha primeira vez nos EUA, um sonho de criança que se tornava realidade. Voltei de lá com uma visão do mundo muito diferente da que tinha antes, descobri que existem problemas e defeitos em todos lugares, a diferença está em como cada um lida com eles.

    Cheguei em Chicago no dia 02/10/10, um sábado. E no primeiro jantar com a família que me hospedou, eles me falaram que no fim de semana seguinte teriam dois grandes eventos abertos ao público, eram eles: Country Festival no Millenium Park e a Maratona de Chicago. Sei que hoje pode ser loucura, mas na época nenhum dos dois me interessou, nem mesmo a maratona. Estava mais preocupado em conseguir os ingressos para ver o Chicago Bulls e visitar o a estátua do Michael Jordan!

    Lembro também de ter estranhado que alguns colegas de curso, diziam que estavam lá para correr a maratona e aproveitaram para fazer o curso. Me perguntava: não era pra ser ao contrário? Fazer o curso e aproveitar pra correr a maratona? - Eu ainda era “ingênuo” e não entendia que isso era um vício, e que quando se é viciado tudo gira em torno da procura por satisfazer esse desejo.

    Minha filosofia durante esta viagem, era aproveitar as oportunidades e não deixar nada escapar, conhecer tudo que tivesse para ser conhecido. Não ter interesse em ver o Country Festival e a Maratona de Chicago, não significava que eu não iria a estes eventos, é claro que eu fui, até porque eram gratuitos. Hoje posso dizer que os dois eventos me surpreenderam positivamente, o Festival foi legal, tinha mais show de Rock do que de Country, ou o Country era Rock e eu não sabia. A Maratona então, nem se fala, me arrepio só de lembrar.

    2012-10-04

    CHICAGO MARATHON 10-10-10

    Acordei aquele domingo cabalístico (10-10-10) por volta das 8:00h, já tinha programado ir assistir a maratona, porém acabei acordando tarde e achei que não conseguiria chegar a tempo no local do evento, naquela época eu não tinha a mínima noção dos tempos de uma maratona. Mas mesmo atrasado não deixei de ir, e por volta das 10:00am estava chegando de metro no “Loop”, o centro de Chicago.

    O metrô de Chicago em grande parte é aéreo, o que permite ir admirando a cidade do alto enquanto se viaja. Até hoje tenho gravado na memória a minha primeira imagem da Maratona de Chicago. Uma das ruas do percurso passava por debaixo da linha do metrô, e quando olhei pela janela do vagão vi um mar de gente, algo inacreditável, não se conseguia ver o asfalto da rua de tanta gente. Foi uma visão muito rápida, mas que me deixou  impressionado naquele momento. Já tinha 3h de prova e as ruas ainda continuavam lotadas de corredores. Era a primeira vez que eu via uma maratona in loco.

    Naquela edição, foram 45.000 participantes, e a estrutura do evento era de deixar qualquer um boquiaberto. Eram palcos de shows, tendas de todos tipos de ONGs e Patrocinadores, tudo em escala gigantesca. Dentro das tendas aconteciam palestras e demonstrações muito legais, tudo mostrando e provando como é importante o esporte, em especial a corrida, na vida das pessoas.

    Foi uma manhã muito quente, ninguém esperava tamanho calor. Os corredores chegavam visivelmente exaustos e quebrados. Eu mesmo, que só estava a passeio, tive que tirar a camiseta e aproveitar o chafariz do Grant Park para me refrescar. O Corpo de Bombeiros chegou a colocar um carro jogando água pra cima logo depois da chegada afim aliviar o calor dos maratonistas.

    O vencedor da prova de 2010 foi o Sammy Wanjiru (KEN) com 2:06:24 que chegou apenas 19 segundos a frente de Tsegaye Kebede (ETH). No feminino a campeã foi Liliya Shobukhova (RUS) 2:20:25.

    LEMBRANÇAS, SÓ NA MEMÓRIA

    O que me deixou triste nesse dia foi o fato de não estar com minha câmera para registrar o momento, tinha esquecido dentro da mochila na casa de um amigo e não consegui recuperar a tempo. A Juliana já corria naquela época, eu queria muito ter registrado tudo para poder mostrar pra ela. Além disso, hoje talvez tivesse algumas fotos minhas para publicar neste Post. Mas paciência, o que está guardado na memória é o que vale (e o que eu tenho…rs)!

    Para não dizer que não trouxe nenhuma lembrança, a Juliana ganhou um boné do evento que já foi usado em várias corridas, inclusive na Meia de NY, e para registro de que estava lá nesse dia, fiz questão de guardar o jornal gratuito que peguei na estação de metro onde tem todos números da Chicago Marathon 2010.

    Desde que comecei a encarar as corridas a sério, em março de 2011, penso no que vi naquele dia. Fico imaginando se um dia vou ter a chance de voltar a Chicago, e ver aquela cidade por outro angulo. Se terei a chance de estar novamente presente naquele evento Major, só que desta vez nas ruas correndo, fazendo parte daquele mar de gente que vi na minha primeira imagem de uma Maratona ao vivo. Será? Acho que ainda não posso planejar algo tão grande para minha carreira de corredor, pelo menos agora. Mas está na “lista de desejos” talvez como o nº1!

    MARATONA DE CHICAGO 2012

    A Maratona de Chicago 2012 acontecerá neste domingo dia 07/10.

    Boa sorte a todos que vão encarar os 42k pelas ruas da WindCity. Enjoy and Run!!!

    No site do evento tem todas informações, é legal dar uma olhada por exemplo no MAPA DO PERCURSO, para ter uma ideia da organização de um evento deste nível.

    VÍDEOS

    Clique nos Links para ver os vídeos no youtube:

    1. Chegada vista de cima de um prédio: este vídeo mostra a chegada do campeão Sammy Wanjiru filmada por um amador de cima do prédio. Preste atenção na torcida, e no final do vídeo ele faz uma panorâmica muito legal do parque onde mostra as tendas de que falei no Post. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]
    2. A disputa final da maratona entre Wanjiru e Kebede foi espetacular, uma arrancada impressionante do Queniano, parecia até disputa de 5.000 metros. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]
    3. Este é um vídeo que conta a história da primeira maratona de uma corredora amadora. Estes vídeos amadores mostram muita coisa legal. No minuto 2:40 do vídeo aparece a largada da corrida, olha a multidão. Aos 3:17 do vídeo, começa a passar a massa mesmo, a multidão partindo para os 42k. Vale olhar também a quantidade de torcida ao longo do percurso. [ASSISTA O VÍDEO NO YOUTUBE]

    Existem vários vídeos desta maratona e de outras muito legais no youtube, aconselho a quem gostar dar uma olhada, sempre ajuda dar aquela “pilhada”!

    E você, quando foi a primeira vez que assistiu uma maratona de perto?

    quarta-feira, outubro 03, 2012

    Hoje eu corri.

    237705686552336791_VSaGKSQQ_cFiquei 8 dias sem correr, foram várias coisas que me fizeram deixar de treinar durante esse período. Nos primeiros dias foi o clima que não ajudou, somado a preguiça e desmotivação por me ver sem um motivo pra correr. Depois foi uma dor no joelho, que também somado a preguiça e falta de motivação serviu como uma ótima desculpa pra ficar sem treinar. Motivos não faltaram!!!

    Mas hoje fui correr, e é incrível como mesmo “desconjuntado”, depois de 1km já estava me sentindo bem melhor. O remorso de ter deixado a preguiça tomar conta na última semana foi embora e percebi que as vezes é bom tirar uma folga para conseguir dar mais valor a corrida.

    Lembra daquele slogan do refrigerante Teem*? “Provoque a sede até não aguentar mais!” - foi mais ou menos o que senti hoje quando comecei a gostar da corrida. A sensação era a mesma de estar matando uma grande sede.

    Ainda estou um pouco frustrado por não conseguir tudo que planejei para este ano, e a falta de objetivos claros neste momento tiram o sentido de algumas coisas como os treinos fortes. Mas acho que a corrida de hoje, além de “matar a sede”, também me ajudou a encontrar algumas respostas, mas isso será assunto pra depois….hoje eu corri e vou descansar!

    segunda-feira, outubro 01, 2012

    Maratona de Santa Catarina 2012 - Fatos e Fotos

    Maratona de Santa Catarina 2012

    Na maratona de Santa Catarina que aconteceu ontem (30/09) aqui em Floripa, eu participei de uma forma diferente da que costumo participar nas corridas aqui da cidade. Desta vez eu não corri, fui para o evento para fotografar e torcer pelos amigos que estavam participando da maratona e das provas de 10k e 5k.

    Apesar de ser uma experiência um pouco diferente a de ser “espectador” num evento de corrida, não é a primeira vez que fico do lado de fora, só assistindo a Maratona de Santa Catarina. Ano passado, mesmo inscrito na prova de 10k, eu não pude participar por causa de uma lesão. Desconfio que algo conspire contra a minha presença nessa prova.

    Mas vou confessar que gosto de ficar como “espectador”, torcendo, incentivando e registrando os momentos de uma prova tão especial quanto uma maratona. É um clima que une todo mundo em torno de um objetivo individual, ou melhor, em torno de muitos objetivos e superações individuais. Não tem como não admirar cada um daqueles que cruzam a linha de chegada depois de 42km.

    LOUCOS POR CORRIDAS

    3-2012-09-30 Maratona de Santa Catarina

    Vários integrantes do Loucos por Corridas estavam presentes no evento e desafiaram os 42km. Muitos deles servem de exemplo pra mim desde que comecei a correr, e cada vez que vejo aquela camisa azul cruzando a linha de chegada, sinto um orgulho como se fosse eu concluindo a prova. Parabéns a todos…..Nilton Generini, Eduardo Hanada, Renato Ventura, Enio Augusto, Marcelo Eninger, Angelo Osvaldi, Leila Martins, Eduardo Jose Legal, Fernando Griss Costa, Jacks Morgado, Jany, Carla Schneider e a todos que posso ter esquecido ou não ter visto por lá.

    EQUIPE NEWPACE

    2-2012-09-30 Maratona de Santa Catarina1

    Ver os  amigos de equipe completando uma Maratona, a primeira de alguns, me passou mais confiança ainda sobre a qualidade dos treinadores a quem estamos entregues. Roberto Otero, Leonardo Machado, Luiz Guilherme Ramos e Luciana Schultz, serviram de exemplo para todos da Newpace nesse domingo. Parabéns Galera.

    SEBASTIÃO SANTOS, O GUGA KUERTEN!

    1-2012-09-30 Maratona de Santa Catarina2

    Sebastião Santos é uma “figura”: ano passado correu de Chapolin e ontem se fardou de Guga Kuerten como tinha prometido, com direito a carregar uma raquete por 42km e tudo, nem a peruca, digo, cabeleira faltou. Mas ele não faz isso só para se divertir, ele tem uma causa, nas duas vezes fez uma campanha para arrecadar produtos que foram doados para quem precisa. Tem um bom coração em todos sentidos, tanto para correr quanto para fazer o bem. Parabéns Sebastião!!! Tu é um Herói!!!

    JULIANA, SORTE E MAIS UM BOM RESULTADO

    229571_509168692446251_685868694_n

    A Jú ganhou a inscrição numa promoção da rádio CBN no facebook, escolheu participar da prova de 10km pelo segundo ano seguido. Só que desta vez conseguiu a 2ª posição na categoria F30-34 e 11ª Geral Feminino, com o tempo de 51’10”. Como costumo dizer: Aqui em casa quem não corre, voa!!!

    Para terminar, quero parabenizar a todos atletas que fizeram parte desta festa do esporte de Santa Catarina, foram aproximadamente 2000 atletas que provaram mais uma vez que correr vicia e contagia a quem assiste!!!

    FOTOS

    Neste álbum do Picasa estão algumas fotos que tirei durante a Maratona de Santa Catarina. São 194 fotos, e existe chance de quem participou se encontrar, principalmente nas imagens da largada. Clique na imagem abaixo para abrir a galeria de fotos.

    Maratona de Santa Catarina 2012
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...