quinta-feira, setembro 27, 2012

Qual o peso dos meus tênis?

Peso Tênis

Juntei a “frota” de tênis que possuo e resolvi ver o quanto cada um realmente pesa. Com a ajuda de uma balança de cozinha comprada nessas lojas “chinesas” que vendem produtos de qualidade pouco durável, consegui sanar minha curiosidade e compartilho agora com vocês os resultados.

A duvida surgiu devido a diferença que percebi na minha performance quando corro com o Nimbus 13 nos treinos e com o DS Skyspeed 2 nas competições. O peso menor e a maior sensibilidade do ante pé devido ao amortecimento menor na dianteira do tênis, tem me ajudado muito a ter mais eficiência no aproveitamento da força nas passadas.

Com a evolução que tive nos últimos meses, percebi que os pequenos detalhes nos equipamentos começam cada vez mais fazer diferença no resultado final.

Vale lembrar alguns detalhes dessa pesquisa:

  1. A balança não é de precisão, porém realizei um teste com produtos com peso conhecido e ela registrou uma boa calibragem.
  2. Para os tênis masculinos, as fabricantes utilizam como parâmetro para o peso de tênis os modelos de número 40.5 BRA / 9 USA. Eu calço 42 BRA / 10.5 USA, portanto é natural que os tênis que pesei tenham uma pequena diferença para mais do que o peso anunciado pelo fabricante.
  3. Os tênis estão em bom estado e considero que o desgaste do uso não interfira de forma significante no resultado.

Seguem os resultados:

  1. Nimbus 12:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 340g

    • Peso dos meus tênis: 378g

  2. Nimbus 13:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 330g

    • Peso dos meus tênis: 352g

  3. DS Skyspeed 2:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 280g

    • Peso dos meus tênis: 311g

  4. Kahru Flow:

    • Peso anunciado pelo fabricante: 249g

    • Peso dos meus tênis: 278g

Você se preocupa com o peso dos Tênis na hora de comprar? Deixe seu comentário….

quarta-feira, setembro 26, 2012

Podcast #03 - Por Falar em Corrida

http://porfalaremcorrida.blogspot.com
Nesta 3ª edição do Por Falar em Corrida, comentários sobre os seguintes assuntos.

Corridas que aconteceram (01:03):
Corrida e Caminhada IOT
2ª Corrida Rústica WEG
Circuito SESC de Caminhadas e Corridas Joinville
GP 5000 Itajaí
1ª Corrida da Primavera dos Perebas
Corrida Pela Paz
Calendário de corridas (15:54):
Corrida Rotary Solidário
Circuito SESC de Caminhadas e Corridas Lages
2ª Corrida Rústica da OAB
Maratona de Santa Catarina
Por Falar em Corrida (20:21):
Comentários sobre as últimas notícias do mundo das corridas e leitura das mensagens enviadas pelos corredores.

segunda-feira, setembro 24, 2012

Corrida pela Paz - 10km

545315_503202063042859_120290010_n

Os comentários nos bate-papos entre amigos já davam sinais de que a Corrida pela Paz No Drogas contaria mais uma vez com excelente público. Para ajudar ainda mais, o dia amanheceu perfeito para correr, sem nuvens, temperatura entre 15ºC e 18ºC, praticamente sem vento, motivando ainda mais os quase 1100 atletas que compareceram ao evento na Beira Mar Norte de Floripa.

Foi a segunda vez que participei deste evento, a primeira de forma “oficial”, já que no ano passado corri os 5km na pipoca como eu conto neste post [leia o post do ano passado]. Desta vez me inscrevi nos 10km e fui para a prova com a intenção de correr forte mas sem me preocupar com tempo.

A corrida promovida pela ONG No Drogas que tem sede no norte da ilha, além de estimular o nosso esporte, tinha uma causa muito bonita. A ONG trabalha no tratamento de dependentes químicos e possui vários projetos sociais voltados aos jovens onde busca através do esporte evitar que adolescentes e crianças entrem para o mundos das drogas.

ENCONTROS

Enio e Guilherme - Podcast Por Falar em CorridaAntes da corrida, os encontros com amigos foram diversos. Começando pelo Sebastião e seu filho Bruno que encontramos por acaso caminhando pelo acostamento da rodovia perto do trevo do Rio Tavares, indo pegar o ônibus para ir até a Beira Mar, e acabamos dando carona para eles.

Entre os vários amigos loucos por corridas e afins que encontrei antes e depois da corrida, vou destacar o encontro com o atleta e blogueiro Diego Bandeira [http://correrparacrer.wordpress.com/], colega de pista e de mundo virtual que apesar de já ter trocado algumas ideias por Twitter, FB e Blogs, e morarmos na mesma cidade, ainda não conhecia pessoalmente.

Ainda sobre blogs, também encontrei e bati um papo sobre nossas páginas com a corredora e blogueira Helena do [http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br/], e claro também estava por lá o meu amigo e parceiro de podcast, Enio Augusto [http://radioativos.blogspot.com.br.] (Foto), com quem conversei sobre os detalhes da 3ª edição do Por Falar em Corrida que será gravada essa semana.

MINHA PARTICIPAÇÃO

Largada Corrida pela PazComo falei, fui para esta prova com a intenção de correr forte, mas sem me preocupar com o tempo. Pensando muito nas dicas que recebi dizendo para me importar menos com o Garmin durante a corrida.

Me importei tão pouco com o Garmin, que esqueci de prepara-lo para a largada, quando vi foi um foguetório sinalizando o início da prova e eu torcendo para o gps localizar rápido os satélites. Mas sabe aquela lei de Murphy, pois é, estava lá! Demoraram longos 2 minutos para localizar os satélites, enquanto isso fiquei ali esperando parado em frente o tapete da largada para poder disparar o cronometro junto com a passagem do chip.

Apesar de ter ficado bem pra trás na largada, procurei não exagerar no ritmo tentando recuperar o tempo perdido, até porque o tempo líquido era o que importava. Aos poucos fui entrando no ritmo e ganhando velocidade, a única parte ruim foi ter que ficar zig-zagueando para ultrapassar os mais lentos.

No geral me senti bem a prova inteira e consegui correr progressivamente mesmo sem controlar no Garmin, o único momento que acabei não fazendo um pace tão bom foi no 8ºkm, onde lembro de ter dado uma relaxada pensando em poupar um pouco para o final. Ainda tenho que aprender a dimensionar melhor o momento que posso atacar e aumentar a velocidade nos últimos kms, tenho um pouco de insegurança em arriscar muito cedo e quebrar perto da linha de chegada.

Fiz o último quilômetro a 4’26”/km, e cruzei a linha de chegada em 47’22”. Esse tempo provocou uma ambiguidade de sentimento em mim, pois se eu pensar que meu recorde nos 10km é 46’15”, posso avaliar que fiquei 1min acima do meu melhor, mas por outro lado, esse recorde não tem nem um mês, e quando conquistei ele meu objetivo era fazer os 10km em 47’30”, ou seja, 10seg acima do que fiz ontem. Confuso né? Mas de qualquer forma fiquei feliz por continuar abaixo dos 50’!

ORGANIZAÇÃO

IMG_0891Apesar de mobilizar mais de 1000 atletas e ter conseguido realizar uma prova com preço acessível (R$ 23,00), a organização apresentou algumas falhas que foram destacadas por vários amigos logo após a prova e pelas redes sociais.

  • Largada - a largada atrasou aproximadamente 5 minutos, o que na minha opinião não é nada demais. O que eu não curto são largadas de surpresa, sem uma contagem regressiva, ou anúncio do locutor antes do sinal.
  • Hidratação - esse foi o maior problema da corrida na minha opinião. Quem correu os 5km não teve ponto de hidratação, e nos 10km foi um posto único onde os corredores passavam duas vezes. A organização não alertou sobre essa escassez de água no trajeto e eu mesmo acabei sendo pego de surpresa ao recusar a água do primeiro posto e descobrir que só teria água novamente no retorno. Hidratação é coisa séria, e deve ser uma das, senão a principal preocupação da organização de uma corrida.
  • Cronometragem - apesar de ser uma prova com cronometragem com chip, os resultados do site da chiptiming só apresentam resultados de tempo bruto, ou seja, minha espera em frente ao tapete de largada para registrar o tempo líquido foi totalmente em vão!
  • Premiação - Apesar de serem chamados no pódio os 3 primeiros de cada categoria, só o primeiro ganhou troféu. No regulamento dizia que o 2º e 3º colocado de cada categoria ganhariam medalhas especiais, o que não ocorreu, por sinal escutei dizer que faltaram medalhas para alguns “finishers”, o que na minha opinião é pura falta de organização ao determinar o limite de inscritos.

RESULTADO

Meu tempo líquido registrado pelo Garmin, já que a cronometragem não apresentou este tipo de resultado, foi de 47’22” em 10,22km (o percurso tinha 220m a mais). O tempo bruto foi de 48’48”.

No geral masculino fiquei em 115º de 337 participantes nos 10km.

Na categoria M30-34 minha colocação foi 27º de 66 participantes.

REGISTRO DO GARMIN

sexta-feira, setembro 21, 2012

Conheçam o massagista “The Stick”

The Stick

Adquiri este equipamento ainda em março, foi comprado na expo da meia de New York, mas ainda não tinha falado dele aqui no blog. Então apresento a vocês o melhor massagista particular 24h que um corredor pode ter: o THE STICK.

Antes de viajar para NY, a Mariana (Newpace) havia comentado comigo a respeito de um bastão que ajudava na recuperação das dores musculares. Para minha sorte na primeira volta pela expo, dei de cara com o tal bastão, e aproveitei a oportunidade para conhecer melhor suas funções e claro, comprar.

Trata-se de um bastão semi-flexível, com argolas soltas que massageiam a musculatura enquanto você passa. Conforme é explicado nos vários textos e vídeos do site do fabricante, sua ação é direta nos “trigger points”, ou pontos gatilho, que são pontos ou nós na musculatura que causam dores em vários locais do corpo. Quem quiser saber mais sobre o que são trigger points, recomendo este link em português [Link sobre trigger points]

É um ótimo equipamento para quem sofre da Síndrome da Banda Ílio Tibial, falo isso por experiência própria. Sempre que percebo o mínimo de desconforto na região externa do joelho, utilizo o the stick  para evitar o encurtamento da musculatura e prevenir a volta do “joelho de corredor”. Posso garantir que funciona imediatamente, é como se estivesse alongando uma massa de macarrão com um rolo de madeira!

Também é muito bom de utilizar nas panturrilhas, as vezes uso mesmo sem ter dores, só como massagem mesmo.

Não sei se existe a venda aqui no Brasil, lá na expo paguei USD 30,00.

O site do The Stick é: www.thestick.com e lá você pode encontrar explicações mais aprofundadas sobre os diversos pontos de dor que o “bastão” ajuda a tirar.

Vídeo sobre como funciona:

quarta-feira, setembro 19, 2012

Rumo aos 1000k

1000K SIGA EM FRENTE

No treino de hoje pela manhã, corri 14,4km, cumpri a risca o prescrito na planilha, com o bônus de fazer a última metade com chuva. Com este treino completei 965,66 km correndo em 2012, me aproximando cada vez mais da marca dos 1000km em menos de um ano.

É apenas uma marca simbólica e talvez não mereça tanta comemoração como a marca de mil gols alcançada por Pelé e Romário, e ainda perseguida pelo Túlio Maravilha, mas não deixa de ser um motivo de orgulho e prova de comprometimento nessa história de encarar a corrida como esporte.

Em 263 dias de 2012, corri 91 vezes, o que corresponde a 34% dos dias. Ao todo foram 104h:49m:23s praticando esse vício, 4dias e 21h ininterruptos suando a camiseta e cansando as pernas.

Não vou negar que estou na expectativa de quebrar esta barreira dos 1000. Quando comecei a correr se alguém me dissesse que correu 1000km em menos de 1 ano eu não acreditaria, duvidaria das fontes e dos cálculos, mas hoje sei que é possível e que corredores dedicados conseguem alcançar com certa tranquilidade, e logo-logo serei um deles.

Pelas minhas contas (e se nada de estranho acontecer!), devo atingir os 1000km até o final da próxima semana. Não tenho nem ideia de como vou comemorar, quem tiver sugestão, pode mandar……mas com certeza vai ter um post especial para registrar este fato.

E você, diz aí: Sabe quantos km’s já correu este ano? Já passou dos 1000 gols km’s?

LINK PARA O TREINO DE HOJE - http://connect.garmin.com/activity/224598196

Relatório do Garmin Connect em 19/09/2012

Relat Garmin 19-09-2012

terça-feira, setembro 18, 2012

Lavando o tênis

Imagem Lava Tenis

Esse fim de semana resolvi aproveitar o sábado de sol e fui lavar tênis. A horas eu olhava meu Nimbus 12, aposentado de competições oficiais, sujo e largado ali no canto, decidi então dar uma sobrevida a esse fiel amigo e dei um merecido banho nele.

Conversando com alguns amigos, descobri que muitos colocam o tênis direto na máquina de lavar roupas. Apesar de todos afirmarem que funciona, eu ainda confio mais nas minhas próprias mãos e lavei no tanque mesmo, a base da escovinha e  sabão neutro.

Vale a pena gastar 20 minutinhos para ver o seu tênis limpo e renovado, e se não servir mais para correr, pode se tornar um ótimo tênis de passeio, ou então ganhar o nobre caminho da doação.

No meu caso, depois do banho, o Nimbus 12 ficou tão rejuvenescido que resolvi tira-lo parcialmente da aposentadoria e fazer com que ele volte a dar suas corridinhas em trilhas e dunas, onde ainda pode ser bem útil.

Para lavar o tênis, utilizei:

  • Escova de cerdas macias,
  • sabão neutro (sabão de coco).

Como eu fiz:

  • Retirei os cadarços e palmilhas;
  • Coloquei o tênis embaixo da torneira para tirar a sujeira mais grossa;
  • Com a escova macia e sabão, esfreguei as partes externas com cuidado tentando não danificar as partes em tecido.
  • No interior do tênis, não utilizei a escova para não danificar a parte acolchoada do calcanhar.
  • Após ensaboar e esfregar o tênis, fiz o enxague durante bastante tempo, para tirar todo excesso de sabão.
  • Depois de enxaguar bem e tirar o excesso de água, coloquei para secar na sombra…..e pronto.

E você, lava seus tênis? Como?

segunda-feira, setembro 17, 2012

Treino Coletivo Newpace - Mountain Do Lagoa (Trecho 3)

10575_346617852094145_314248806_n

O treino desse domingo, 16/09, foi com a galera da Newpace no trecho 3 do MD da Lagoa da Conceição, que inicia nas dunas da Joaquina e vai até a Praia Mole. Ainda teve um bônus track, que foi o retorno da Praia Mole até o estacionamento da Joaquina pela estrada.

No total, incluindo o aquecimento na praia, foram 9,85km e um ganho de elevação de 342m. Passeamos e até corremos por diferentes ambientes: dunas esvoaçantes, trilhas cerradas, subidas e descidas de tirar o fôlego (assim como a paisagem!), asfalto fervendo e um banho de mar gelado no final, que já serviu de crioterapia.

Esses treinos coletivos vão muito além do simples fato de dar uma “corridinha” em grupo. São no fundo, uma grande fonte de motivação pra continuar no caminho, ou na trilha, como foi o caso!

Agradecimento aos treinadores Rodrigo e Mariana que organizaram o treino, nos acompanharam no percurso e garantiram a alegria da galera!!! Valeu!!!

Algumas imagens que fiz durante o percurso. Agora diz, tem como não amar Floripa???

Clique nas fotos para ampliar.

Galera reunida para começar o treino  Encarando as dunas da JoacaIMG_0858  Parada pra foto durante a subida da trilha  Descida com um visual recompensador (ao fundo Praia Mole)  IMG_0872

Registro do Percurso no Garmin.

quinta-feira, setembro 13, 2012

Correr e criar, é só começar.

Sabe aquele momento criativo que todos nós temos? Aquele espaço de tempo em que a mente viaja e consegue como num passe de mágica juntar informações e montar sua própria estrutura dando vida a uma nova ideia? Pois é, a corrida tem sido este momento pra mim.

Já perdi a conta das vezes que “escrevi” posts para este blog durante um treino de corrida, este aqui mesmo é um exemplo disso, eles surgem naturalmente! É só começar a correr e instantaneamente os pensamentos entram em movimento também. As coisas que vão passando e acontecendo ao redor fazem a memória fazer ligações e buscar assuntos que nem sei explicar de onde vem, eles só vem, e de repente lá está um auto-debate traçado na solidão de um treino de corrida gerando novas conclusões.

No meu cotidiano, tenho dois momentos desse tipo: No banho e durante a corrida. A vantagem da corrida é o maior tempo para filosofar sobre as coisas que aparecem. No banho a filosofia tem que ser mais rápida e objetiva, senão começa a ficar caro ter ideias, afinal é mais barato gastar suor do que água para se ter criatividade.

Confesso também que depois de uma hora de treino, a criatividade começa a dar lugar ao “instinto de sobrevivência”. No final dos treinos, já estou mais preocupado com o que ainda falta percorrer e a água gelada na chegada, do que com o que vou escrever no blog, mas até chegar o cansaço, algo de novo já deve surgiu e vai servir de inspiração para alguma coisa depois de um bom descanso.

É claro que não é só sobre assuntos do blog que penso durante as corridas, praticamente todos os tipos de assuntos já me acompanharam. Não chego aproveitar nem 10% das coisas que penso durante os treinos, tem muita coisa desconexa e sem sentido. Mas quando vejo que sai algo que preste, volto mais feliz pra casa.

Fico pensando a hora que começar a treinar para maratona, quando os km’s semanais aumentarem. Vai faltar servidor no google pra tanto Post…(risos)…ou falte tempo para escrever!

Quem quiser pode contar aí nos comentários qual o seu momento criativo? No trânsito, no banho, na praia, correndo? Quando vocês tem ideias? Fala aí….

terça-feira, setembro 11, 2012

Podcast #02 - Por Falar em Corrida

Aí está a segunda edição do Podcast POR FALAR EM CORRIDAS. É só clicar o play e escutar!!!

Agora, quem quiser mandar seus comentários, sugestões, relatos de prova, criticas e qualquer outro assunto que nos ajude a fazer um podcast melhor pode fazer através dos seguintes meios:

Facebook: https://www.facebook.com/porfalaremcorrida

Twitter: https://twitter.com/falaremcorrida

E-mail: porfalaremcorrida@gmail.com

 

Nesta 2ª edição do podcast, comentários sobre as seguintes corridas.

1º Bloco - Aconteceu (02:38):

  • 9º Revezamento Volta de São Francisco
  • Track & Field Florianópolis
  • 3ª Corrida Caixa Aniversário de Navegantes
  • Corrida Rústica da Independência
  • 1º Revezamento 24 horas Bela Vista
  • Track & Field Joinville

2º Bloco - Vai acontecer (11:01):

  • 2ª Corrida Rústica WEG
  • Corrida e Caminhada IOT
  • Circuito SESC de Caminhada e Corridas Canoinhas
  • Circuito SESC de Caminhada e Corridas Joinville
  • GP 5000 Itajaí
  • Corrida Pela Paz
  • 1ª Corrida da Primavera dos Perebas

Destaque dos loucos (17:17):

  • Ações e feitos dos loucos nas provas.

segunda-feira, setembro 10, 2012

Faltou Coragem!

Ainda na semana passada, recebi uma avaliação da Mariana (Newpace) sobre o meu desempenho na prova da Track & Field. Como sempre faço, após cada prova, mando o link do Garmin Connect e alguns comentários para ela, que faz uma avaliação dos dados e me retorna com algumas observações e dicas de como melhorar e continuar evoluindo.

Mas desta vez, até em função do RP nos 10km que conquistei, uma pergunta chamou minha atenção, gerando uma conversa com ela que me fez pensar de uma maneira diferente o fato de “arriscar” mais nas próximas tentativas de superar minhas melhores marcas.

A pergunta da Mariana foi a seguinte:

- Na 2ª parte da corrida, quando querias aumentar a velocidade, como te sentisses? Faltou perna ou coração?

Minha primeira reação ao ler esta pergunta foi tentar ver o que tinha pesado mais, a falta de fôlego ou a fraqueza das pernas. Me lembrei que estava correndo com a meta de 47’30”, e que no km 8 eu já estava com 53” a frente desse tempo de acordo com o Virtual Partner. Não tinha como pensar em “se matar” já sabendo que o melhor tempo é apenas questão de cruzar a linha de chegada.

Na minha resposta, coloquei o seguinte:

- Acho que faltou foi CORAGEM...

Isso mesmo, apesar de estar correndo num ritmo forte, eu acho que se precisasse ir um pouco além pra buscar um tempo ainda mais baixo, eu conseguiria. Não sei dizer se ganharia 10” ou 1’, mas um pouco mais sei que poderia.

No fim de toda avaliação e troca de mensagens com a minha treinadora, uma conclusão me fez refletir sobre os meus caminhos no mundo das corridas. A partir de agora, quebrar recordes pessoais vai ficar cada vez mais difícil, e pra chegar nas minhas melhores marcas será preciso trabalhar mais no limiar entre a “quebra” durante a corrida e o máximo da força e fôlego que consigo usar pra cruzar a linha de chegada.

Será um novo patamar psicológico na corrida pra mim, onde terei de aceitar o fato que “quebrar” numa corrida, é consequência de estar pronto para tentar uma melhor performance. E que para atingir esta melhor performance, será necessário aumentar a tolerância ao sofrimento e aguentar a zona de desconforto por mais tempo.

Chegar ao ponto de me permitir pensar desta forma “arriscada” e ir em busca de aguentar mais o sofrimento, é fruto de uma grande evolução no último ano de treinos, o que não deixa de ser uma recompensa. E pra ser sincero, gosto muito da ideia de treinar mais para poder arriscar mais.

O objetivo agora é: Ganhar mais fôlego, aumentar a força das passadas e CRIAR CORAGEM!!!

terça-feira, setembro 04, 2012

Cometi uma gafe, mas conheci uma bela história de superação.

Harry Thomas Jr - Running NewsEssa semana cometi uma gafe, foi sem querer e por pura falta de informação, mas não deixou de ser uma gafe. Apesar do pequeno constrangimento gerado, esse “mico” me permitiu conhecer uma bela história de superação e dedicação as corridas.

O nome da vítima da gafe é Harry Thomas Jr. fundador do primeiro site brasileiro de corridas de rua o maratona.com.br, e posteriormente, do Webrun. Agora no comando do Running News. Conheci ele nos primeiros dias de Correr Vicia, numa das várias pesquisas sobre atletas e blogs de corridas que fiz na época. É quase impossível pesquisar sobre corridas de rua no Brasil e não chegar até o Harry.

Desde então acompanhei seu trabalho principalmente através do Twitter (@blogdoharry), onde ele está presente assiduamente. Foi através dessa rede social que acabei fazendo o primeiro contato com ele, ao encaminhar nossos posts sobre a participação na NYC Half Marathon ‘12. Ele inclusive retornou na época dando um feedback muito legal.

Mas foi também através do twitter que acabei cometendo a gafe desta semana. No intuito de divulgar o podcast, encaminhei ao Harry uma mensagem direta com o link do programa. Demorou 3 dias para que ele me respondesse, e por consequência, que eu descobrisse a gafe que tinha cometido.

Que o Harry é uma celebridade do mundo das corridas no Brasil eu já sabia, e isso me fez admirar seu trabalho na divulgação do esporte principalmente através da internet. O que eu não sabia é que ele tinha uma deficiência, e que justo essa deficiência impediria ele de conhecer nosso podcast. O Harry é surdo!!!

twitter com harry

Isso mesmo, a minha gafe foi encaminhar um programa de áudio para um deficiente auditivo. O Harry me respondeu a mensagem educadamente falando de sua deficiência e perguntando do que se tratava. Me restou responder pedindo desculpas pela gafe dizendo que não sabia do seu problema e explicar que se tratava de um podcast sobre as corridas de Santa Catarina.

Aproveitando o que aconteceu, Harry publicou na sua timeline do twitter um vídeo de uma matéria realizada sobre ele no programa Vamos Correr da ESPN, para que outros seguidores desatentos como eu pudessem saber melhor sobre sua história de vida.

Descobrir a deficiência do Harry só fez aumentar minha admiração pelo seu trabalho e agora também por sua superação como ser humano e atleta. Mais um exemplo de que não existem obstáculos intransponíveis nesse mundo, o que existe é vontade de supera-los ou não.

Obrigado pela lição de vida Harry, e mais uma vez, desculpe pelo mico!!!

Assista o vídeo sobre a história de Harry: (A partir do 1:15 começa a reportagem)

segunda-feira, setembro 03, 2012

T&F Iguatemi Floripa 2 - Um belo dia para um Recorde Pessoal

 

Track & Field Run Series

foto (1)Foi um domingo perfeito para se correr em Florianópolis, dia ensolarado, temperatura agradável e uma prova “classe A” para completar o cenário dos sonhos de todo corredor. O mínimo que eu podia fazer durante a Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis Etapa 2, era dar o meu melhor e aproveitar a oportunidade de conquistar mais um Recorde Pessoal (RP).

ORGANIZAÇÃO E KITS

A T&F já é famosa aqui em Floripa pelo excelente kit que dá aos atletas, não conheço outra prova por aqui que conquiste tanta gente pelos “brindes”. Nessa etapa não foi diferente e mais uma vez o kit foi um ótimo consolo pelos R$ 80,00 pagos na inscrição.

Organizada pela Latin Sports, a prova mais uma vez foi perfeita e proporcionou uma ótima experiência aos atletas. Largada no horário exato, pacers para a prova de 10km, hidratação bem feita durante a prova, sinalização de km e cronometragem coincidindo com o Garmin, recepção pós-prova com bom espaço oferecendo frutas, gatorade e água gelada aos concluintes, além das tendas com massagem e lanche. Como diz o outro: Se melhorar, estraga!!!

MINHA PARTICIPAÇÃO

304969_409289702464647_410418474_nComo falei aqui no blog, minha intenção era ir em busca do meu RP nos 10km. Fiz um treino na quarta-feira que me deixou receoso de conseguir melhorar os 49’26” que tinha como melhor tempo nessa distância. Mas preferi achar que foi apenas um treino ruim e não desisti do objetivo. Coloquei como meta um pace de 4:45/km, que me faria chegar em 47’30”.

Na hora da largada procurei ficar mais na frente do que de costume, o objetivo era evitar um pouco do congestionamento da saída. Como cheguei um pouco tarde no local da largada, fui me esbarrando  até onde consegui, não era o melhor lugar do mundo, mas já era menos gente na minha frente do que das últimas vezes. Mesmo assim os primeiros 500m foram de muitos desvios e zig-zag, que sempre atrapalham um pouco até conseguir entrar em “velocidade de cruzeiro”.

Eu sabia que para fazer um sub-48, teria que manter um ritmo mais forte desde o começo, mas não quis me preocupar com isso nos 2km’s iniciais. Corri sem olhar o Garmin, mantendo um ritmo rápido sem deixar a respiração ficar pesada. Para minha surpresa, no fim do 2º km já estava correndo à 4:44/km sem minha frequência cardíaca ter entrado em Z3 ainda. Isso me deu muita confiança para definitivamente ir em busca do recorde.

Mais uma vez o Virtual Pacer do Garmin foi meu grande aliado, e cada vez que olhava pra ele, percebia que estava indo melhor do que pretendia. Fechei os 5 km da 1ª volta em 23’28”, o que me motivou ainda mais e aumentar o ritmo logo na primeira parte da 2ª volta.

Fiz o 6º km a incríveis 4:35/km, mas fui além da conta e acabei sentindo um pouco, o que me obrigou reduzir a velocidade para o 7º km, que acabou sendo meu pior pace da prova (4:46/km). Depois de passar pela hidratação no km 8 e jogar uma água gelada na nuca, já tinha recuperado fôlego e estava pronto para acelerar nos km’s finais.

Fechei os km’s 8, 9 e 10 com paces de 4:32, 4:33 e 4:31/km respectivamente, algo que nunca pensei que conseguiria na minha vida.

Quando cruzei o portal de chegada o cronometro da prova marcava 46’ e alguma coisa, já sabia que tinha conseguido ali algo que nem eu esperava, correr 10km Sub-47. Se tivesse fôlego, certamente eu teria dado um grito de felicidade, mas o máximo que consegui foi abrir um sorriso, pegar uma água e conferir no Garmin meu tempo líquido: 46’14”. Um incrível Novo Recorde Mundial Pessoal nos 10km. Missão Cumprida!!!

RESULTADOS

393568_497132983649822_876558635_nSó o tempo já estava muito bom, não esperava um Sub-47 tão cedo, mas quando vi o resultado oficial da prova me surpreendi com a minha colocação. Na categoria M30-34 fiquei com a 13ª colocação entre 61 atletas, e o melhor, fiquei em 77º lugar geral da prova que teve 415 atletas concluindo os 10km.

O Resultado da Juliana foi ainda mais brilhante. Ela que correu os 10km em 50’17” cravando também seu novo RP, ficou com a 2ª colocação da categoria F30-34 que teve 26 corredoras e em 13º lugar no geral feminino. É muito legal acompanhar de tão perto a evolução dela, a cada dia que passa, um passo mais longo e mais rápido, e o mais incrível é que sei que ela ainda pode melhorar!!!

 

TEMPO OFICIAL: 46min 17seg (Link para o Resultado Oficial)

Colocação Geral: 77º de 415

Colocação Categoria M30-34: 13º de 61

LINK PARA O REGISTRO DO GARMIN

 

Galera na Tenda da Newpace!!!

308345_414133808646202_1651969591_n

 

Loucos por Corridas, sempre presentes!!!

621006_3776975429615_1596975533_o

Loucos por Corridas, sempre presentes!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...