terça-feira, julho 31, 2012

3ª Volta a Lagoa da Conceição - 10km

Passagem dos corredores pela Ponte da Lagoa

No domingo participei pela segunda vez da Volta à Lagoa da Conceição, um dos meus percursos preferidos para correr, 10km por uma das mais belas paisagens de Floripa.

Foi bom encontrar os amigos e percorrer aquele paraíso em busca de mais uma boa performance nas corridas, mas nem tudo foi bem e a organização fez com que a Volta à Lagoa não tivesse o brilho que merecia.

A MINHA CORRIDA

Centrinho da Lagoa - Volta a Lagoa da ConceiçãoFui para esta prova com o objetivo de baixar o tempo do ano passado que tinha sido 56:04. Como o nível de treinamento que venho seguindo nem se compara com o que eu tinha em 2011, sabia que não seria tão duro conquistar um bom tempo.

Nos dois fins de semana antes da prova, tive a oportunidade de treinar no trajeto da prova, o que ajuda muito traçar um boa estratégia de corrida e tirar um pouco daquela ansiedade pré-prova.

O clima estava bom, tempo seco, vento fraco e um frio normal de inverno, o aquecimento de 15 minutos antes da prova já serviu pra começar a suar.

O percurso tem a peculiaridade de ser bem plano na primeira metade e cheio de subidas e descidas nos últimos 5km, isso fez com que eu buscasse conter o ímpeto no início para suportar e manter o ritmo constante durante quase toda prova.

Corri os 4 km iniciais confortavelmente a uma média de 4:40/km, quando entrei para o Canto da Lagoa procurei segurar um pouco e guardar energias para enfrentar o morro do badejo, uma subida forte que costuma quebrar quem não tem noção do percurso.

Gui e JuFui controlando meu tempo pelo Virtual Pacer do Garmin, que estava programado para um pace de 5:00/km. Quando cheguei no início da subida do morro do badejo, vi que já tinha 1min17seg à frente do tempo programado, o que me deixou mais tranquilo e confiante para enfrentar o pior trecho da prova.

Subi com pace entre 7:30 e 8:00/km, sem parar de correr em nenhum momento. Cheguei ao topo extremamente satisfeito com meu desempenho e despenquei correndo morro abaixo pra recuperar o tempo perdido na subida.

Depois do morro sabia que precisava controlar o ritmo para não quebrar antes da chegada. Segui tentando me manter 1min a frente do meu parceiro virtual, pra isso fiz os 3,5km finais com pace perto de 5:00/km.

Quando apontei na reta de chegada, já sabia que tinha feito uma boa corrida, corri até o final com o gás que sobrou e fechei a prova em 50:11. Fiquei feliz por ter feito um tempo quase 6 minutos abaixo da minha marca em 2011, como disse meu amigo Renato Ventura, foi 1km “engolido” em um ano!!!

A ORGANIZAÇÃO, OU DESORGANIZAÇÃO.

Podium Volta a Lagoa da ConceiçãoLamentavelmente a Associação de Corredores de São José (ACORSJ), tradicional incentivadora do esporte na grande Florianópolis, vem se tornando sinônimo de provas desorganizadas e por consequência de desrespeito com os atletas.

Tudo começou com a entrega demorada e desorganizada dos Kits, que por sinal contava com uma camiseta de malha na cor roxa que dispensa comentários. Ficamos 1 hora na fila para retirar os kits, detalhe, tinham no máximo 20 pessoas na nossa frente.

No dia da corrida, o atraso da largada já era esperado por todos, pois a ACORSJ tem o péssimo hábito de aceitar inscrições no dia da corrida. O que não era esperado era a largada ser dada de surpresa e no meio da rua, sem um balizamento de onde era realmente o início. Só vi a galera se juntando no meio da rua e em 5 segundos tocou a buzina, nem uma simples contagem regressiva fizeram.

Mas o pior ainda estava por vir. Uma das coisas mais importantes pra quem participa de uma corrida é o tempo oficial, aquele que a organização divulga junto com sua colocação, na minha opinião corrida sem tempo oficial é treino. Pois é, a ACORSJ alegou que teve problemas no computador e não tem os tempos de cada competidor, ou seja uma corrida que virou um grande treino.

Divulgaram as colocações que eram anotadas enquanto os atletas chegavam, mas nem nessas eu confio, pois tem nome que aparece duas vezes na listagem. Uma bagunça geral.

As vezes reclamamos dos altos preços das “corridas de marca”, essa prova da lagoa me custou R$ 31,00, um preço a princípio baixo. Mas tenho aprendido que existem corridas com preço alto que depois da linha de chegada achamos baratas, e corridas que são baratas na hora da inscrição mas depois de cruzar a linha final ficam caras demais, foi o caso da Volta a Lagoa.

Fica meu conselho pra quem vai se inscrever nas próximas corridas organizadas pela ACORSJ, cuidado!!!

RESULTADO

Tempo: 50min 11seg

Colocação Geral: 130º de 408

Colocação Categoria M30-34: 20º de 44

terça-feira, julho 24, 2012

Qual foi o tempo de Gabrielle Andersen-Schiess em 1984?

Outro dia, vendo mais uma reportagem sobre Olimpíadas que mostrava a chegada agonizante da maratonista Gabrielle Andersen-Schiess (suíça, nascida em 20 de maio 1945) um detalhe me chamou a atenção. Pela primeira vez reparei no tempo em que aquela atleta completou a maratona. Esse pequeno, mas importante detalhe me vez ver aquele momento com outros olhos.

Talvez por não praticar o esporte nas Olimpíadas passadas, eu não tivesse noção, nem desse importância ao que pra qualquer competidor de corridas é o dado mais importante para medir seu feito: o tempo.

Ver a atleta suíça toda torta e demorando mais de 5 minutos para percorrer os últimos 400 metros da maratona, fazem com que vejamos ela como uma pessoa normal que luta para cruzar a linha de chegada. Mas pode acreditar, não é o caso!

Gabrielle Andersen-Schiess mesmo tropeçando nas próprias pernas, terminou uma das maratonas mais quentes da história em 37º lugar entre 50 atletas que largaram. Destas 50 somente 44 conseguiram concluir a prova, sendo a brasileira Eleonora Mendonça a última a cruzar a linha de chegada.

E o mais impressionante, ela correu os 42km em 2:48:42. Um tempo que me fez ver aquele momento com mais admiração ainda, e considerar a Gabrielle uma verdadeira super-atleta.

Aquela era a primeira vez que a maratona feminina fazia parte dos jogos olímpicos, e a última chance de Gabriela participar e completar uma maratona olímpica. Ela já tinha 39 anos e tinha consciência de que seria muito difícil ter uma nova chance de cruzar a linha de chegada no evento esportivo mais importante do planeta. Pensando assim ela decidiu não desistir e ir até o final mesmo com caimbras por todo o corpo para conquistar um sonho.

Um ano antes das Olimpíadas, ela havia vencido duas importantes maratonas nos Estados Unidos (Califórnia International Marathon - 2:33:25 e Twin Cities Marathon - 2:36:22), além de ser recordista suíça em várias distâncias.

A campeão daquela maratona foi Joan Benoit (USA), que também merece ser reverenciada, pois em menos de 4 meses fez uma artroscopia no joelho, disputou e ganhou as seletivas americanas e conquistou a medalha de ouro em Los Angeles com um tempo de 2:24:52, o que ainda hoje é um tempo excelente. (em Pequim ‘08 a vencedora fez em 2:26:44).

A reportagem a baixo mostra a atleta suíça em 2004, se você se interessou pela história vale a pena assistir.

Link para os resultados da Maratona Feminina das Olimpíadas de Los Angeles 1984 - [Clique Aqui]

Joan Benoit, a campeã - [Clique Aqui]

segunda-feira, julho 23, 2012

Volta à Lagoa: Uma corrida na nossa história.


No próximo domingo participarei pela segunda vez da Volta à Lagoa da Conceição. O post sobre a corrida do ano passado você pode ler aqui: Volta à Lagoa da Conceição - 10km

Essa é uma das minhas provas preferidas, e está garantida no meu calendário enquanto minhas pernas aguentarem o sobe e desce do canto da lagoa.

Foi nessa corrida, na edição de 2009, que nós (eu e Jú) tivemos o primeiro contato com o mundo das corridas. A Juliana participou da corrida e eu fui dar apoio, pois estava lesionado.

Lembro como se fosse hoje a minha preocupação e agonia esperando ela chegar. Já estavam até realizando a premiação quando ela apareceu na praça do centrinho da lagoa, quase morrendo, mas com a alegria de quem tinha vencido um grande desafio. Se não me engano o tempo dela ficou em torno de 1h30'

No ano passado em compensação, com mais treino e experiência a Jú se superou mais uma vez e subiu ao podium pra receber o troféu de 4º lugar na categoria.

Eu fiz minha estreia na Lagoa no ano passado e fiz uma corrida muita boa. Completei os 10km da Volta em 56:04.

Esse ano com todo treinamento que estamos fazendo para as meias maratonas, tenho confiança que nossos tempos vão melhorar naturalmente.

Pensando nessa prova, nos dois últimos sábados, fizemos nosso treinos no percurso da corrida, o que ajudou muito a visualizar o trajeto e planejar a corrida com mais precisão.

Agora é treinar mais um pouco nessa última semana e ir no domingo pra Lagoa da Conceição correr e curtir o astral dessa corrida que faz parte da nossa história.

sexta-feira, julho 20, 2012

Correr com os amigos

Amigos Corredores

Hoje, 20 de julho, é o dia do Amigo. Então responda: O que seria de nós, corredores, sem os amigos?

Nem vou me arriscar a fazer as contas de quantos amigos já entraram na minha vida através desse mundo das corridas.  Mas posso garantir que ter amigos que compartilham comigo esse vício de correr, é uma das minhas maiores motivações para continuar gastando a sola dos tênis.

Mesmo sendo a corrida um esporte individual e solitário, ter amigos nessa atividade é muito importante, e invariavelmente acaba fazendo você evoluir. Afinal, não teria a mesma graça nem seria possível atingir bons tempos, sem aquela voz amiga dizendo “Vamô, Vamô” na hora em que as pernas não querem mais ir, ou sem aquela parceria te mandado convite pelo Facebook ou Celular para um treino num dia de chuva e frio.

Tenho certeza que você, assim como eu, teria matado mais treinos, ou participado de menos corridas se não fossem os amigos. Fato!

A amizade no esporte é tudo, sem amigos não existe atleta.

Feliz dia do Amigo!

quarta-feira, julho 18, 2012

Os uniformes do Brasil em Londres

Faltam 9 dias para o início das Olimpíadas de Londres, e hora de ir pra frente da TV e torcer para os atletas brasileiros.

Os Jogos de Londres acontecem entre 27 de julho e 12 de agosto, 17 dias de puro esporte.

O Brasil costuma não ter muito sucesso nos jogos Olímpicos, mas nem por isso o grande evento do esporte mundial deixa de ser interessante para nós torcedores. Sempre vejo essa reunião mundial do esporte como uma grande oportunidade de fazer o “mundo suar um pouco”.

É um reflexo natural, pode ver, basta as Olimpíadas começarem para os parques, praças e ruas lotarem de novos praticantes das mais variadas modalidades. É um contágio saudável!

O fuso com Londres durante os Jogos será de 4horas a frente, assim sendo as transmissões começaram às 4:30 da manhã no Brasil. Não vai faltar motivo para acordar cedo!

Os uniformes que fazem parte da identidade do Brasil nas Olímpiadas de Londres, serão fornecidos pela Nike, e foram apresentados na última quinta feira dia 12 de julho.

OS UNIFORMES

Segundo a Nike, as regatas, bermudas e shorts para as provas de curta e longa distância possuem as mesmas tecnologias desenvolvidas para as delegações dos Estados Unidos, China, Alemanha e Estônia. São produtos especialmente criados para cada tipo de prova, onde foram levadas em consideração as cores das peças para melhor visualização do atleta. Especificamente para as mulheres, a Nike desenvolveu uma nova abordagem para suporte nos tops, criando soluções específicas para cada tipo impacto, todas integrando a tecnologia Dri-Fit, que afasta o suor do contato com o corpo, e qualidade premium.

Para os atletas de velocidade, destaque para o macacão masculino. Feito com o tecido Nike Swift, super leve e suave no contato com a pele, o uniforme tem acabamento sem costuras e excelente conforto. Pequenos furos estrategicamente posicionados no recorte nadador das costas adicionam o benefício aerodinâmico à peça.  Essa mesma tecnologia está presente também no top feminino.

segunda-feira, julho 16, 2012

Inspiração no caminho

atitude inspira atitude

O treino de sábado foi perfeito. Dia lindo, ótimo clima para correr, percurso espetacular e o cansaço ideal para relaxar o fim de semana inteiro. Mas um detalhe ao longo do caminho me chamou atenção, mais exatamente uma frase grafitada em um muro no Canto da Lagoa que me fez filosofar enquanto minhas pernas trabalhavam.

A frase com uma bela ilustração de uma boca sorrindo, dizia:

ATITUDE INSPIRA ATITUDE, SORRIA!

A frase é simples, e na minha opinião, suficientemente auto-explicativa. Tem alguma dúvida? Basta você dar bom dia sorrindo para um corredor que está cruzando por você para perceber que a resposta invariavelmente é um outro sorriso e um bom dia de volta.

Mas meu momento filosófico não parou por aí, fui além e pensei nas pessoas que estimulamos a ter uma vida saudável com o simples ato de correr. Encontrei na minha memória alguns casos de pessoas a minha volta que de uma forma ou outra se motivaram a suar a camiseta ao me ver participando do mundo das corridas, e garanto que se você pensar um pouco vai descobrir vários casos a sua volta também.

Nossa atitude em busca de uma vida saudável, enfrentando vários quilômetros de muita persistência e determinação, acaba servindo de inspiração para quem precisa daquele empurrãozinho para sair da inércia, levantar do sofá e ir buscar a “endorfina nossa de cada dia”.

As pessoas de atitude, que tomam a iniciativa sem medo do que vem pela frente, possuem um papel importante nesse mundo, são elas que fazem o mundo girar, que fazem as coisas acontecer.

Cada pessoa que corre pode ser uma inspiração, trazendo cada vez mais pessoas para o mundo da vida saudável. Não é preciso fazer peregrinação batendo na porta de vizinhos e parentes convidando cada um para uma corridinha, basta colocar os tênis e sair correndo, pois a frase que li já diz tudo:

ATITUDE INSPIRA ATITUDE, CORRA!

PS: Não levei a câmera no treino, por este motivo não tenho a imagem do grafite com a frase, mas prometo voltar lá e tirar a foto para colocar aqui no Blog. Aguardem!!!

sexta-feira, julho 13, 2012

Dia do Rock’n’Roll

rnr-global-tourstops-generic

Hoje é dia 13 de julho, o dia internacional do Rock’n’roll, o ritmo que fez crescer a liberdade nesse mundo. E poucos esportes tem tanto haver com a liberdade como a corrida.

Então vou aproveitar esta data pra revelar aqui um dos meus sonhos de corredor: Participar de uma ou mais corridas da Rock’n’roll Marathon Series.

A Rock’n’roll Marathon Series, é um dos circuitos de corridas mais famosos do mundo, que acontece em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas da Europa. As etapas possuem provas de 42km e 21km e em alguns casos até distâncias menores.

Além de ser uma prova temática, com todo astral que um show de rock deve ter, o circuito possui um “plano de fidelidade” que dá medalhas especiais para quem participar de duas ou mais etapas. As Heavy Medals são na minha opinião as medalhas mais legais do mundo das corridas, tanto pela beleza, quanto pelo significado especial que cada uma tem. [para conhecer mais sobre as Heavy Medals clique aqui]

Heavy-Medal-Group-Shot_web

Quem sabe um dia eu realizo esse sonho de trazer uma Heavy Medal pra casa e me tornar um Rocker Runner. Mas enquanto esse dia não vem, vou continuar treinando muito e escutando o Rock’n’roll nosso de cada dia.

Keep on rockin' in the free world…. (Neil Young)

quinta-feira, julho 12, 2012

Garmin Forerunner 405 - O Virtual Partner

Quem é atento já deve ter percebido que o modelo de Garmin que eu uso é o 405, basta ter acessado qualquer um dos treinos ou corridas postados aqui no blog que esta informação aparece lá no canto esquerdo a baixo dos dados da corrida.

Adquiri ele em outubro do ano passado, logo que entrei para a Assessoria. Desde então ele me acompanha em todos treinos e provas, hoje já são quase 1.100 km que estão registrados lá no . Um banco de dados que se hoje já é muito interessante, imagine quando eu estiver velhinho vendo na tela de um tablet, os lugares por onde corri, vai ser demais!

A Garmin é quase uma unanimidade no quesito “computador de bordo” para os atletas, e cada vez é mais comum vermos os relógios nos pulsos dos corredores. No entanto o que tenho percebido também, é que muita gente não sabe usar 10% das opções que o aparelho oferece.

No caso do Garmin 405, uma das ferramentas que eu mais gosto de utilizar, principalmente em dias de provas, é o Virtual Partner.

Virtual Partner

O Virtual Partner, como o nome diz, é um parceiro virtual que fica no display do seu relógio servindo de referência para o pace durante sua corrida.

Funciona assim, antes de começar a corrida, você acessa a tela do Virtual Partner e escolhe o pace em min/km que deseja fazer. Quando der o start, o seu parceiro virtual começará a correr junto você mas com o pace que foi escolhido.

Durante a corrida, na tela do Virtual Partner ficam dois “bonequinhos”, em cima o parceiro virtual e em baixo você. Se estiver mais rápido que o pace escolhido, seu bonequinho estará na frente. Além dos bonequinhos, você terá a referência de tempo e distância em relação ao parceiro virtual.

Utilizei essa ferramenta nas minhas duas 1/2 maratonas e posso afirmar que foi fundamental para ter sucesso nas duas. Não gosto de ficar fazendo conta de cabeça durante a corrida, e essa ferramenta simplesmente diz tudo o que você precisa saber para chegar no tempo que desejar.

Além da facilidade de avaliar o ritmo e distância do objetivo, o parceiro virtual funcionou também como motivação durante a corrida. Na meia de Floripa, quando estava subindo a ponte no 18º km, olhei o Virtual Partner e vi que estava mais de 6 minutos a frente do meu objetivo, quer gás melhor pra concluir uma prova? Na mesma hora minhas pernas ficaram mais leves!

Além de acompanhar a corrida baseada no ritmo, o Virtual Partner também permite que você utilize um percurso já feito como referência. Se você estiver fazendo uma prova com o mesmo percurso pela segunda vez, o parceiro virtual repetirá sua última corrida enquanto você estiver no percurso. Dessa forma fica mais fácil saber ponto a ponto se você está melhor do que da última vez ou não.

Aconselho quem tem um Garmin com Virtual Partner, que experimente utilizar na próxima corrida!

segunda-feira, julho 09, 2012

O teste de 2km

Teste de 2km

Na última semana comecei a utilizar as novas zonas de frequência cardíaca e ritmos determinados após o teste de 2km realizado com a orientação da minha coach Mariana.

O teste consistia em correr no ritmo máximo durante 2km. Além do tempo para percorrer esta distância, foram anotadas as FC’s no final do exercício e no 1º e 2º minutos de descanso após a corrida. Junto com estas informações, passei para a Mariana a minha FCmín, que medi ficando 5 minutos deitado com a fita do garmin em um dia sem treinos.

Munida de todas estas informações, a minha treinadora me passou minhas novas zonas de treino:

Z0 = 127 a 142bpm

Z1 = 142 a 163bpm

Z2 = 163 a 185bpm

Z3 = 185 a 200bpm

Z4 = Sprint

Além das zonas cardíacas também tenho agora um parâmetro de pace para cada uma das zonas, o que será mais uma referência durante treinos.

Intensidade    MAX(min/km)    MIN(min/km)

A                  05:58                05:21

L1                 05:17                04:58

L2                 04:55                04:42

L3                 04:38                04:24

Acima de L3

2k a 3k           04:18                04:11

400m a 1k      04:06                03:56

200 a 400m    03:52                03:29

Outra informação legal que veio com o teste de 2km, foi uma estimativa de tempo para as principais distâncias de provas.

Estimativa de tempo (percurso plano)

             MIN           MAX

5km      22:01          21:33

10km    46:28          44:30

21km    01:43:21     01:39:49

42km    03:54:16     03:36:54


Na minha humilde opinião, são estimativas bastante otimistas, mas não custa sonhar e treinar muito para chegar nesses tempos.

Os resultados dos treinos da semana passada, já com as novas zonas, mostraram que os dados obtidos com o teste batem perfeitamente com a realidade. No treino de quarta-feira, correndo com frequência cardíaca na Z3, o meu pace ficou em aproximadamente 4:30/km, dentro do intervalo previsto pela tabela.

Já pude sentir também que os treinos ficaram mais fortes, mas com certeza essa dificuldade adicional só vai trazer bons resultado. Agora é treinar, treinar e treinar, afinal, esta é a única forma de deixar as coisas mais fáceis e conquistar mais alguns RP’s.

terça-feira, julho 03, 2012

Mais fotos do treino no Ribeirão

Consegui mais algumas fotos do treino no Ribeirão da Ilha.

Nesta primeira foto, estou sentado pra me recuperar do cansaço nas pernas, o descanso com essa vista é com certeza uma ótima recompensa pelo esforço pra chegar até ali.

Descanso com vista para o mar

O primeiro trecho de subida ainda era calçado, mas a inclinação de subida era muito grande e consequentemente bem cansativo.

Estrada de subida do morro

Depois do treino deu até pra curtir um banho de mar. Por causa de lugares como este é que se apaixonar por Floripa é coisa fácil!

Banho de mar depois do treino

segunda-feira, julho 02, 2012

Treino coletivo no Ribeirão da Ilha

179126_328902827194912_800279593_n

No sábado participei de um treino coletivo no Ribeirão da Ilha com a galera da minha equipe, a Newpace. O treino organizado pela assessoria envolveu atletas do triathlon e das corridas.

524178_328902917194903_1031093052_nO dia estava perfeito, parecia um sábado de verão em Florianópolis, o cenário escolhido para o treino já era suficiente para tirar o fôlego de todos. O Ribeirão da Ilha é uma das mais belas paisagens de Floripa, um local realmente abençoado pela natureza e o simples fato de o treino ser naquele lugar já era motivo suficiente pra levantar cedo e ir correr.

Os treinos coletivos são sempre uma grande diversão, uma verdadeira confraternização entre amigos que curtem o esporte. Não tenho problemas em treinar sozinho, gosto daquela solidão que nos faz pensar na vida, também acho importante treinar a concentração, isso ajuda a manter o foco nas horas ruins de uma prova. Mas variar os treinos também ajuda a não tornar as coisas cansativas, e nada melhor que um treino com os amigos pra sair da rotina.

527995_328904283861433_1191620341_nO treino de corrida traçado pelos treinadores, tinha como objetivo enfrentar o conhecido “morro maldito” que faz parte do Volta à Ilha e é considerado o trecho mais difícil dos 140 km da prova. Saímos do Q.G. da Newpace em direção ao morro as 9:40am, e nos primeiros 2km pela estrada do Ribeirão já foi possível perceber que não seria um dia fácil, mas sim cheio de subidas!

Chegamos no pé do morro e logo nos primeiros metros de subida já deu pra perceber que “morro maldito” é um apelido carinhoso e que ainda não expressa o que a gente sente ao subir aquela morreba, o palavrão que se tem vontade de usar é bem pior que um simples - “maldito”. Um morro com inclinação de 18% a 20%, que exige demais da musculatura das pernas e da lombar. Aguentei uns 800 metros de subida caminhando e as pernas pediram para parar, fui obrigado a sentar no chão e descansar antes que passasse mal. Continuar subindo até seria possível depois do descanso, mas não era a coisa mais inteligente a se fazer, seria um sacrifício desnecessário num dia tão bonito quanto aquele.

555325_328903123861549_1774026253_nEu já sabia da dificuldade da subida, por isso não criei expectativas de ir muito longe, subidas muito íngremes não são meu forte. Além disso minha planilha previa apenas 50’ de corrida, o que cumpri na integra correndo pela estrada do Ribeirão. No final das contas valeu muito a pena participar desse treino com os amigos e aproveitar um pouco das lindas paisagens dessa minha cidade, Floripa é demais.

Depois da corrida ainda acompanhamos o fim do treino do pessoal do triathlon e rolou até um banho de mar pra tirar o suar e lavar a alma. Pra terminar o dia, a noite no mesmo lugar aconteceu o Arráia da Newpace, uma animadíssima festa junina com direito a quentão, fogueira, casamento na roça, quadrilha e muita diversão.

IMG_0186

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...