terça-feira, fevereiro 28, 2012

#08 – Projeto Casal 21k – Equilíbrio emocional

A semana #08 foi sem dúvidas a pior de todas, não por causa do cansaço das pernas, nem por ter sido a semana de maior kilometragem até agora, mas sim por descobrirmos na prática, como problemas e uma mente sem equilíbrio emocional podem atrapalhar tudo.

O preparo físico é muito importante para um corredor, mas a mente equilibrada e a concentração são os pontos chave para o sucesso nas corridas de longa distância, afinal você passará muito tempo sozinho, com chances suficientes para pensar na vida e no que se passa nela. Se os dias forem de tempestade psicológica, certamente isso vai tomar conta dos seus pensamentos durante a corrida e dependendo de como você lidar com isso, sua corrida pode ser simplesmente um calvário.

No treino de sábado, que era o mais longo de todo treinamento sentimos de tudo, menos prazer em correr, nem vale a pena entrar em detalhes, em resumo foi uma lição de como é importante saber lidar com a mente nesse esporte.

Concluímos o treino de 18km em aproximadamente 2:13h, com muita tristeza e desilusão, mas com muita vontade de que nunca mais esse sofrimento se repita.

Pra terminar, o fim do treino foi debaixo de uma chuvarada sem igual, que deixaram os pés murchos, mas também ficamos com a sensação de que até a mãe natureza percebeu nossa tristeza e resolveu chorar junto com a gente.

E torcendo por dias melhores a semana #08 foi assim:

Juliana:
Distância Total: 43,68 Km
Tempo Total: 05:12:55 h:m:s
Velocidade Média: 8,4 km/h

Guilherme:
Distância Total: 44,20 Km
Tempo Total: 05:04:09 h:m:s
Velocidade Média: 8,7 km/h

domingo, fevereiro 19, 2012

#07 – Projeto Casal 21k – Xô preguiça!

A preguiça tomou conta da casa esta semana. Foi um esforço descomunal ter vontade para levantar do sofá e cumprir as planilhas de treinos desta 7ª semana do Projeto Casal 21k. Uma mistura de cansaço acumulado nas pernas com moleza dos dias quentes de verão, foi o que sentimos nas corridas da semana que passou.

Mas nessas horas em que tudo parece conspirar contra, é que se descobre quem realmente quer alcançar um objetivo e ter orgulho de sua dedicação e disciplina, e quem “vai na sorte”!

Apesar de todo cansaço, cumprimos nosso planejamento, e seguimos firmes e fortes rumo a Meia de Nova York, daqui a exatos 28 dias……e a contagem regressiva já começou!

Resumo da Semana:

Segunda-Feira: O treino de 50’ era mais leve do que vinhamos realizando nas últimas semanas. Optamos por ir até a praia e correr no cordão de dunas, mas não foi uma boa ideia, com a areia mais solta que o normal naquele trecho o esforço que estavamos fazendo era acima do esperado para o treino. Abortamos o caminho que tinhamos escolhido e concluímos o percurso num local onde não tínhamos treinado ainda. Para terminar, meu Garmin terminou a bateria antes do fim do treino, e me “roubou” 1km de treino….acho que até ele estava com a tal Preguiça.

Quarta-Feira: A preguiça e “cansaço” era tanto, que em comum acordo, decidimos adiar a corrida para quinta.

Quinta-Feira: O treino era o mais puxado da semana, com dois trechos de 3km na Z2. Mas as pernas pesadas dificultaram o treino pra mim. Ao final do segundo trecho de 3km, meu joelho direito pediu para ir mais devagar, e eu fiz questão de respeitar o pedido dele, afinal até um pobre joelho tem direito a sentir preguiça. A Juliana por sua vez, sentiu um pouco o quadril, e no fim do dia as bolsas de gelo saíram do freezer e vieram assitir TV com a gente na sala. 

Sábado: Para nosso sábado de carnaval estavam reservados 13km, entre Z1 e Z2. Saímos as 19:50 para cumprir mais essa semana de preparação para nossa primeira meia maratona. Dessa vez, a preguiça ficou pra trás, e conseguimos fazer um bom treino. Depois de uma semana “atrapalhada”, foi muito bom conseguir concluir os 13 km bem, e ter certeza que apesar da preguiça da semana toda, nosso preparo e condicionamento está cada vez melhor.

O ponto negativo dessa semana foi termos falhado nos treinos de fortalecimento e alongamentos, culpa da preguiça!

E os totais da Semana #07 foram estes:

Juliana:
Distância Total: 30,71 Km
Tempo Total: 03:52:23 h:m:s
Velocidade Média: 7,9 km/h

Guilherme:
Distância Total: 30,25 Km
Tempo Total: 03:44:28 h:m:s
Velocidade Média: 8,1 km/h

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Meias de compressão, será que elas funcionam?

A primeira vista, elas parecem um tendência de moda esportiva, estilo retrô. Mas uma olhada mais de perto, revela que estas meias que vão até quase os joelhos e são utilizadas por alguns corredores de longa distância, são bem mais que uma tendência de moda.

São as chamadas MEIAS DE COMPRESSÃO – elas possuem um caimento justo e confortável, sobre a região da panturrilha (algumas podem ser justas desde o calcanhar), e que tem o objetivo de aumentar a entrega de oxigênio aos músculos, acelerando a remoção do ácido lático e estabilizando a musculatura para aumentar sua eficiência.

Mas será que elas funcionam? As meias de compressão, tem sido amplamente aceitas em casos clínicos e pós- cirurgícos no tratamento de edemas, edemas linfáticos, flebite, varizes e trombose linfática profunda. A maioria das teorias sobre como as meias de compressão podem melhorar o desempenho dos corredores, focam no suporte fisiológico e biomecânico que elas podem dar aos membros inferiores.

A razão principal para usar meias de compressão em uma corrida, é que elas podem aumentar o retorno venoso para o coração através de um impulso criado por uma ação muscular da panturrilha mais eficiente, ocasionando um aumento da capacidade de resistência do atleta. Este é o motivo porque os músculos são mantidos mais compactos, fazendo com que o equilíbrio e propriocepção sejam melhorados e fadiga muscular minimizada.

No entanto, um estudo apresentado em 2007 no encontro anual do American College of Sports Medicine, em New Orleans, mostrou que não houve estatísticamente uma diferença significativa no consumo máximo de oxigênio, frequência cardíaca ou ventilação entre os corredores que vestiam as meias de compressão, e os que não vestiam. De acordo com o estudo, realizado na Stellenbosch University da África do Sul, as pesquisas mostraram no entanto, que o índice de recuperação do lactato após o exercício, foi mais rápida quando os atletas vestiam a meia de compressão, sugerindo que as meias são muito úteis para acelerar a recuperação após treinos e corridas desgastantes.

Então, a moral da história é: Você pode usa-las durante a corrida se lhe agradar, mas utilize sempre após as atividades desgastantes para uma recuperação mais rápida. 

Fonte: Running Times

domingo, fevereiro 12, 2012

#06 – Projeto Casal 21k – Azia, Rio de Janeiro e os melhores 15km

100_3013

E lá se vai a 6ª semana de treinos de 2012, e do Projeto Casal 21k. Agora faltam apenas 5 semanas para a primeira meia-maratona, a meia de Nova York.

A semana começou com uma corrida desastrosa na segunda-feira, pelo menos para a Juliana. Ela passou mal durante o treino, e fez quase metade do percurso caminhando, lutando pra chegar em casa. Foram 9,3km, em 1:20:12, que ela sofreu para completar, sentindo muita, mas muita azia, provavelmente causada pela má alimentação pouco antes de sair para correr.

Aos poucos, e na prática, vamos aprendendo a importância de se dar a devida atenção para a alimentação pré, e pós treinos e provas.

100_3004Na terça e quarta estivemos no Rio de Janeiro para a entrevista do Visto Americano. O que fez alterarmos o treino de quarta para quinta-feira.

Aproveitando que teríamos uma tarde livre na Cidade Maravilhosa, fomos conhecer o Pão de Açucar e o “Bondinho. Uma vista realmente linda, e uma história muito legal de conhecer, que vão desde o conhecimento geológico do Pão de Açucar, até as lendas culturais que fizeram a história da música brasileira no Morro da Urca. Num lugar daquele, dá até orgulho de ser brasileiro!

Um detalhe que vale comentar, e nos chamou à atenção no Rio, foram as bikes compartilhadas. Vimos várias estações espalhadas por onde passamos, e muita gente utilizando, principalmente entre Copacabana e Ipanema. Tudo funciona com o cadastramento no site, e a liberação por celular na hora que quiser usar a bike. Uma solução inteligente de lazer e transporte, apoiada pelo Banco Itaú, que merece os parabéns! [Acesse o Link e conheça o Bike Rio]

100_2909Quinta-feira, fizemos o treino no Novo Campeche, lugar perfeito para fazer tiros de 400m na Z3. Foram 10 tiros em alta velocidade, nos três últimos as pernas já não respondiam mais aos comandos, só corriam. Foi um treino cansativo, mas nem um pouco monótono. O resultado agradou muito, tanto pela resposta dos bpm, quando pelas velocidades atingidas por nós.

Sábado, diferente das últimas semanas, deixamos para fazer o treino Longão no final do dia. O calorão e sofrimento do último sábado nos deixou um pouco traumatizados, e optamos por não passar por esta experiência novamente, duas semanas seguidas.

O objetivo era correr 15km, progressivamente, saindo da Z1 para Z2. Fomos controlando o ritmo o tempo todo, e procurando progredir de forma constante os bpm, o que nos rendeu o melhor treino de 15km até agora. A Juliana em particular fez um excelente treino, conseguindo manter um pace entre 5:30 e 5:40 min/km nos últimos 5km de corrida, e baixando em quase 15min o tempo da primeira para a segunda parte.

Estamos evoluindo, e isso nos motiva cada vez mais……sem falar nos planos da viagem, mas isso fica pra outra hora!

E a Semana #06, foi assim:

Juliana:
Distância Total: 33,41 Km
Tempo Total: 04:11:53 h:m:s
Velocidade Média: 8 km/h

Guilherme:
Distância Total: 35,07 Km
Tempo Total: 04:06:00 h:m:s
Velocidade Média: 8,6 km/h

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

A música de largada da NYC Half Marathon

image

Alguns dias atrás, a página da meia-maratona de New York no facebook, fez uma enquete com os corredores para saber qual era a música que deveria tocar na hora da largada.

Os pré-requisitos eram: Ter relação com New York, possuir uma letra clara, inspirar os corredores no início da corrida, e a principal, – não poderia ser New York, New York do F. Sinatra.

A maioria escolheu Empire State of Mind, do Jay-Z e Alicia Keys. Que além de atender os pré-requisitos, é praticamente uma New York, New York, dos tempos modernos.

O refrão cantando pela Alicia Keys, é realmente inspirador, e diz:

“Em Nova York,

Selva de pedra onde Sonhos são realizados,

Não há nada que você não possa fazer,

Agora você está em Nova York,

Essas ruas vão fazer você se sentir novo em folha,

As luzes vão te inspirar,

Salva De Palmas para Nova York, Nova York, Nova York”

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Para correr e fazer o bem

Mais uma super atleta de Florianópolis pretende tornar o desafio pessoal de correr sozinha o Volta à Ilha 2012, em uma conquista coletiva.

Debora Simas, vai dar a Volta na Ilha de Santa Catarina em prol de uma causa social, contribuir com a arrecadação de fundos para a Casa Lar Vovó Sebastiana.

Quem quiser contribuir, basta depositar R$5,00 na conta que está na imagem acima.

Você pode ter mais informações acessando a página do Facebook do – Para Correr e Fazer o Bem!

domingo, fevereiro 05, 2012

#05 – Projeto Casal 21k – Calor, Calor, Muito Calor

Essa semana foi de temperaturas altas em Floripa, e nossos treinos podem ser resumidos da seguinte forma: Treino de Segunda – com calor; Treino de Quarta – com calor; Treino de Sábado – com muiiiito calor.

Na segunda, fizemos o treino aqui no Campeche, saindo pela SC-406 até a Av. Pequeno Príncipe e retornando pela Av. Campeche. [Link do Percurso], foram 10km divididos em 5 x 2km com intervalos de 1min entre as séries. O treino no geral foi muito bom, mas o calor atrapalhou um pouco.

Na quarta, fomos para Beira Mar Norte fazer o treino com a turma da New Pace. É sempre bom ir até lá e conversar com nossa treinadora e com o pessoal da equipe. O treino era mais uma vez 10km, só que agora dividido em 2 x 5km, como fizemos aquecimento de 12min antes de começar as séries, a distância final ficou em 11,5km. [Link para o treino de quarta]

A corrida foi tranquila e a progressão das séries muito boa, conseguimos melhorar bastante o tempo da segunda parte em realção a primeira. O ponto ruim foi o calor, que assim como na segunda-feira estava bem forte. Quando começamos a corrida, o termômetro da Beira Mar marcava 31ºC.

No sábado, saímos para o longão às 8:00. A temperatura nesse horário já era de 26ºC, e só aumentou ao longo do percurso. A primeira metade do treino foi mais tranquila, pois estavamos com vento contra, que mesmo fraco ajudava a refrescar, mas da metade do treino em diante, quando começamos a voltar, o negócio literalmente esquentou.

O calor que certamente beirava os 30ºC, chegava a dar calafrios, e vou confessar, fiquei com medo de quebrar por causa dele. Nós dois sentimos muito calor e o ritmo acabou ficando comprometido. Do 10ºkm em diante o objetivo maior do treino foi conseguir terminar bem.

Eu consegui cumprir os 15km do longão da semana em 1:44:02, e a Juliana em 1:56:22, mas o calor nos liquidou, e dizer que chegamos em casa derretidos, não seria nenhum exagero, era muiiiito calor. [Link para o longão de sábado]

Calor, Calor, Muito Calor e a Semana #5 foi assim:

Juliana:
Distância Total: 37,36 Km
Tempo Total: 04:46:24 h:m:s
Velocidade Média: 7,8 km/h

Guilherme:
Distância Total: 37,18 Km
Tempo Total: 04:19:10 h:m:s
Velocidade Média: 8,6 km/h

Objetivos da semana passada:

  • Caprichar na alimentação; Melhoramos bastante a alimentação
  • Continuar com o fortalecimento; Mais ou menos, o treino de quinta foi substituído por um descanso merecido nesse calorão. (merecido do meu ponto de vista, é claro!)

Objetivo para próxima semana:

  • Manter o foco;

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Treinos na palma da mão

Treino na Mão

Uma das coisas mais importantes para sonhar alto e viabilizar a realização desse nosso Projeto, foi a procura por uma orientação técnica e profissional para nossos treinos.

A um ano atrás, quando eu ainda não corria, se alguém me perguntasse o que era uma Assessoria Esportiva?, eu certamente não saberia responder, ou responderia uma bobagem. Mas o mundo dá voltas, e hoje os grandes desafios que tenho pela frente dependem e muito desse trabalho.

Em meados de agosto do ano passado, após duas corridas em que acabei com dores no joelho, comecei a me frustar, por treinar e não ver os resultados aparecerem. A empolgação e satisfação inicial, que vinham com a sensação de estar evoluindo logaritmicamente nos 3 primeiros meses, começavam a dar lugar a um sentimento de impotência e frustração ao ter que aguentar dores e ver os tempos piorarem.

Depois de me aconselhar com o amigo e triatleta, Paulo Henrique, vi que minha única saída era buscar a ajuda de uma Assessoria Esportiva e receber as orientações corretas de treinamento. Foi então que procurei a Mariana Andrade e a New Pace, a mesma Assessoria do Paulo.

A primeira impressão é de que são as mesmas planilhas e métodos que todo mundo vê em revistas como a Runners World. Mas ao terminar a primeira semana de treinos, já se pode ver que não é a mesma coisa, pois tem alguém interessado em seu Feedback e preocupado em fazer com que a próxima semana seja melhor.

Hoje, depois de 5 meses de acompanhamento da Mariana, posso garantir que seguir o conselho do Paulo, foi uma das coisas mais certas que eu e a Juliana já fizemos desde que começamos a correr.

Nesse período, já quebramos nosso recorde nos 10km duas vezes, e os próprios treinos ficaram mais “divertidos” e “viciantes”. Hoje temos muito mais condicionamento e confiança para correr.

No final de novembro, quando esboçamos o Projeto Casal 21k, escolhendo as 3 meias maratonas que pretendemos fazer, o primeiro passo e mais importante, foi passar um e-mail para nossa “coach”, para saber se existia possibilidade de sairmos do estágio em que estávamos, para correr uma meia-maratona em março de 2012. Ainda bem que a resposta dela foi…..”- vamos lá, afinal não é todo dia que se pode correr uma meia-maratona em Nova Iorque”

Agora os treinos estão literalmente na palma da mão, e a cada planilha que passa estamos mais próximos e prontos para cumprir nossos desafios.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...