quinta-feira, maio 26, 2011

Correndo Atrás do X-Run 60km Garopaba

X-RUN_2011Neste sábado faço a minha estréia em corridas de aventura, no X-Run 60km Garopaba.

Para esse desafio vou contar com a companhia dos corredores e aventureiros Renato Luiz Ventura, Carla Schneider e claro Juliana Dias Wutke. Esta é a equipe CORRENDO ATRÁS.

Cada atleta fará 2 dos 8 trechos que compõe os 60km, e a minha missão será dar conta dos trechos 2 e 5.

Pelo que estudei dos percursos no site da competição, a missão não vai ser fácil, mas acho que a curtição da trilha e da natureza compensa qualquer cansaço.

A ordem do Revezamento será a seguinte:

Trecho 1 – Carla 7,6km

Trecho 2 – Guilherme 5,6km

Trecho 3 – Juliana 8,6km

Trecho 4 – Renato 4,9km

Trecho 5 – Guilherme 11,1km

Trecho 6 – Juliana 5,8km

Trecho 7 – Carla 6,2km

Trecho 8 – Renato 12km

A previsão do Tempo é de clima seco mas bastante nublado, com temperatura entre 12oC e 22oC.

Trecho 2 - 5,6km. Moderado. Já inicia em estradas secundárias de chão batido e segue por trilhas e caminhos de carros de boi, aumentando o nível técnico em relação ao 1º trecho. Pequeno desnível com descidas escorregadias em dias úmidos. (Fonte: Sulbrasilis)

Trecho 5 - 11,1km. Divide o “título” de mais difícil da prova com o trecho 8, pois acumula grande desnível e é longo. É 100% por estradão de chão batido e há duas subidas e duas descidas de igual tamanho (170 metros de desnível cada uma). Avista-se a lagoa do Ribeirão, servindo de inspiração para o atleta. (Fonte: SulBrasilis)

Mais detalhes dos percursos da prova CLIQUE AQUI.

Na foto a Equipe – Renato, Guilherme, Juliana e Carla

Equipe Correndo Atrás

segunda-feira, maio 23, 2011

Pedra Branca, e céu azul.

Juliana e Guilherme - Corrida Pedra Branca 22-05-2011No domingo participamos (Eu e Jú) da Corrida Pedra Branca, em Palhoça-SC. E acreditem, NÃO CHOVEU!! Finalmente fiz uma prova com tempo bom.

Competimos no Revezamento em Dupla Mista, sendo 6 km para cada um. A Juliana fez a primeira metade da prova, e eu completei o percurso.

O percurso era uma volta de 3km ao redor do campus da Unisul na Pedra Branca, com uma subida chatinha no primeiro km, seguida de uma descida bem ingreme, daquelas em que se o cara não se cuidar, sai rolando lomba abaixo. Depois de embalar nesta descida no fim do primeiro km, eram 2km até a linha de chegada de estrada plana, onde o único adversário foi o calor.

A Juliana fez os primeiros 6km em 32min38seg, e eu completei a prova fazendo os 6km em 29min22seg, tempo total de 1:01:59. Ficamos em 18o lugar entre 32 duplas mista. [Resultados Aqui]

O tempo vem melhorando a cada prova que passa, ….tanto no Crônometro, quanto no Céu. Finalmente uma prova com o Céu Azul!

sexta-feira, maio 20, 2011

Com Terry Fox, contra o câncer.

Que tal correr uma maratona,42k? Difícil, né? E que tal, fazer isso (42k) todos os dias durante 143 dias? Coisa de louco, impossível? Tá, mas eu ainda não acabei, e que tal fazer isso depois de perder uma de suas pernas por causa de um osteossarcoma? Acha que não dá? Teve um tal Terry Fox que não deu bola pra isso….

Terrance Stanley "Terry" Fox (Winnipeg, 28 de julho de 1958 - Thunder Bay, 28 de junho de 1981) foi um atleta e, mais notavelmente, um ativista para o tratamento de câncer, do Canadá.

Três anos após ter sua perna amputada, Terry Fox decidiu cruzar o país de costa a costa, para arrecadar fundos para pesquisas do tratamento de câncer. Ele começou sua jornada em St. John's, em Terra Nova e Labrador, na costa atlântica, em 12 de abril de 1980, e pretendia ir até Vancouver, Colúmbia Britânica, na costa pacífica, numa jornada que acabou conhecida como Marathon of Hope (Maratona da Esperança, em português).

Terry Fox correu durante a Marathon of Hope, em média, o equivalente à uma maratona- 42 quilômetros - por dia. Após 143 dias consecutivos, e de ter pecorrido aproximadamente 5 300 quilômetros, Fox foi obrigado a parar sua jornada, quando soube que seu câncer havia se espalhado para seus pulmões. Fox acabou morrendo alguns meses depois, aos 22 anos de idade, um mês antes de completar 23 anos.

Terry Fox foi proclamado como um herói nacional, tendo recebido várias honras nacionais. A Maratona da Esperança arrecadou um total de 360 milhões de dólares canadenses para pesquisa sobre o tratamento de câncer. Além disso, foi escolhido, numa pesquisa de opinião pública no Canadá, como o canadense mais famoso doséculo XX, bem como segundo na lista dos Maiores Canadenses.

Eu conheci a história de Terry Fox através do Filme “Into the Wind” da série 30 for 30 da ESPN, que merece parabéns por seus documentários.

Que esta história sirva de lição e motivação pra todos corredores. E acreditem, tudo é possível….para todos!!!

OBS: Dedico a este Post e a minha próxima corrida a todas as pessoas especiais na minha vida, que enfrentaram ou enfrentam o Câncer com amor e esperança.

(Fonte: Wikipédia)

segunda-feira, maio 16, 2011

Quer que chova, me chame…

BU11MMBC0600_Baixa-1800x1200pixels300dpiCaros organizadores de provas de corrida de rua, quando quiserem realizar um evento com chuva, é simples, me chamem! Eu garanto a chuva na sua prova!!!

Bom, brincadeiras a parte, ontem realizei a minha segunda prova de 5km, a Rústics da Meia Maratona de Balneário Camboriú, e assim como já tinha sido na corrida da Unimed, que também participei, e no Mountain Do, que acompanhei a Jú, o dia amanheceu e permaneceu chuvoso. Porém dessa vez, a chuva veio acompanhada de vento sul e FRRIIIIOOOO, mais precisamente 10oC na hora da largada.

Preocupado com o frio, antes da largada o aquecimento foi a salvação, para amenizar um pouco o frio, e previnir alguma lesão, pois os músculos estavam travados de frio.

Logo após a largada, percebi que seria uma prova com um ritmo forte, e uma boa chance de fazer um bom tempo, porém tive que me segurar para não me perder no ritmo e exagerar demais no começo, comprometendo quem sabe o trecho final.

Após o 1km, consegui definir e manter constante um ritmo de 5’20”/km, o que já era bem mais rápido que minha média nos treinos. Dois detalhes colaboraram com esse rendimento: 1 - A temperatura, 2 – O aquecimento que fiz antes da largada.

Já na metade da prova (2,5km), senti um pouco o ritmo que vinha fazendo, e decidi aos poucos dar uma cadênciada e guardar o último gás pro final da prova.

Completei os 5km em 24’31”, meu novo Recorde, fiquei em 4o na categoria M30-34, e 35o na Geral Masculino.

VEJA OS RESULTADOS AQUI [LINK]

Para terminar este Post, eu não poderia deixar de agradecer ao casal Rê e Gilbertinho pela hospedagem e apoio em Bal. Camboriú e dar os parabéns a Jú (6o – F3034, 15o – Geral) e a Carla (1o – F4044, 12o – Geral).

sábado, maio 14, 2011

Playlist = Motivação

Desde os tempos do colégio, eu já gostava muito de colocar uma Fita K7 no Walkman e sair camihando pelas ruas com uma sonzeira nos fones de ouvido. Até hoje, quando escuto as músicas daquela época, vem na minha lembrança os lugares por onde passava, os caminhos que vazia do colégio para casa, de casa para o treino de basquete, e assim por diante, um tipo de memória musical.

Agora que comecei a correr, estou revivendo esta antiga mania, de colocar os fones de ouvido, e sair por aí. Mas com algumas diferenças: Troquei os antigos Walkman e a Fita K7, pelo Ipod e seus arquivos .mp3, e ao invés de caminhar, agora eu saio por aí, correndo.

Correr ouvindo música, funciona para mim como um combustível e analgésico, faz a cabeça viajar e deixa o corpo trabalhar sozinho…..relaxa e impulsiona ao mesmo tempo.

Apesar de gostar muito de ouvir música, antes de correr, esse hábito estava praticamente restrito ao tempo em que eu estava dentro do carro. A corrida me deu a oportunidade de aumentar as horas de música por semana, o que já serviu pra me trazer outra velha mania, a de fuçar por tudo procurando músicas e bandas para fazer parte das minhas coletâneas, ou como dizem hoje, da minha Playlist.

Aqui no Blog, vou ter a chance de compartilhar algumas das músicas que coloco na minha Playlist,e que me fazem viajar enquanto corro.

Pra começar uma Balada de uma banda garimpada a muito pouco tempo:

I Don't Love Anyone (Belle & Sebastian)

sábado, maio 07, 2011

Próximos Passos

Estas serão as próximas provas que irei participar:

- 15 de Maio - Meia Maratona de Balneário Camboriú – Rústica 5 km

Local: Balneário Camboriú – Hora: 7:50 h

Percurso da Prova de 5 km

0.0km - Largada - Av. Atlântica - Parque Unipraias - Barra Sul

2.5km – Retorno – Av. Atlântica em frente ao Hotel Bhally (altura Rua 2900)

5km – Chegada - Av. Atlântica - Parque Unipraias - Barra Sul

- 22 de Maio - Corrida Pedra Branca – Revezamento Misto (12 km)

 

Equipe: Juliana – Guilherme

Local: Cidade Pedra Branca – Palhoça

Percurso de 3 km (cada um faz 2 voltas)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...